Você está visualizando atualmente Visualização em tempo real na Segurança Pública
Saiba como a plataforma de visualização em tempo real auxilia a Segurança Pública

Visualização em tempo real na Segurança Pública

Compartilhe

Saiba como a plataforma de visualização em tempo real pode auxiliar na Segurança Pública. Um dos maiores inimigos numa investigação policial é o tempo.

A equipe policial, por mais que trabalhe de forma diligente para reunir todos os detalhes do crime e desenhar um cenário em que possa avançar nas investigações e desvendar o crime, muitas vezes, por falta de recursos e tecnologia, acaba tendo uma visão limitada da cena.

Historicamente o processo investigativo no Brasil sempre foi lento, seja pela burocracia, falta de efetivo, recursos e uma variedade de sistemas, que por não cruzarem os dados, que acabam sendo extraídos manualmente, tornam o processo lento e ainda mais complexo.

Como podemos melhorar o trabalho investigativo?

É necessário que a polícia possa ter o cruzamento de dados em um único sistema, e desta forma, visualizar o cenário numa única tela.

Ter acesso a todos os componentes que cercam um crime juntos, poderá ajudar a polícia a fazer conexões muito mais rápidas.

Plataforma Live Earth

A Live Earth é uma plataforma de visualização em tempo real que permite aos usuários conectar dados de uma variedade de fontes em uma única plataforma ( Bingo! ).

Ao combinar uma variedade de fontes de dados internas no mapa geoespacial desta plataforma e sobrepor dados prontos para uso do Live Earth, os usuários podem visualizar os dados sincronizados em tempo real.

O mecanismo de alertas baseados em regras personalizadas da plataforma, permite que os usuários criem alertas com base no que está acontecendo em uma única camada de dados ou em como várias camadas de dados interagem umas com as outras.

Em última análise, isso fornece um visual de 360 ​​graus com consciência situacional bastante aprimorada que pode identificar os principais problemas e levar a decisões precisas e muito mais eficientes.

Para saber mais, confira este vídeo How It Works.

Segurança pública

A plataforma Live Earth pode ser usada para consciência situacional em tempo real quando os eventos ocorrem, e, posteriormente, para reconstrução de incidentes. Ou seja, dar a percepção dos elementos no ambiente em analise dentro de um volume de tempo e espaço, e assim, permitir a sua projeção.

Quando um evento de despacho auxiliado por computador dispara, os usuários são imediatamente capazes de identificar alertas de reconhecimento de placas de veículos, a localização de seus policiais, eventos de detecção de tiros ou outros eventos de risco nas proximidades.

Ou seja, através da plataforma é possível ter um quadro operacional completo, que permite que os usuários analisem os dados para uma melhor tomada de decisão.

Alguns dos fluxos de dados que fornecem à polícia uma imagem mais completa da cidade incluem:

  • Localização atual de todos os seus oficiais e veículos
  • Câmeras públicas e privadas
  • Sistema de detecção de tiros
  • Leitores de placas de veículos (LPR)
  • Transporte público (ônibus, trens)
  • Rotas de transporte público
  • Fluxo de tráfego
  • Incidentes de trânsito

Como a Live Earth pode beneficiar o trabalho na Segurança Pública?

Vamos a um exemplo: Uma pessoa liga para o 911 e relata um homicídio. Em seguida a polícia é enviada ao local do crime. Eles vasculham cada centímetro, coletando e registrando todos os detalhes que podem ajudar a resolver o caso. Seguindo: os policiais discutem suas teorias baseadas em dados no local para criar uma imagem vaga do que pode ter acontecido.

Depois eles voltam à delegacia para analisar e discutir os detalhes. Assim, os policiais têm um suspeito e um cronograma de eventos em mente, mas nenhuma evidência conclusiva na cena do crime.

Neste ponto, em vez de se debruçar sobre volumes de dados, eles se voltam para sua imagem operacional comum com uma visão consolidada de seus fluxos de dados (ônibus, veículos de policiais, câmeras de tráfego, LPR).

Assim, a Live Earth fornece uma visão geral do local do crime e de todos que passaram ali antes do crime. Essas informações tornam o rastreamento do suspeito muita mais efetiva e rápida.

Fonte Live Earth

Saiba mais

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.