Indústrias, por si só, são ambientes naturalmente complexos e dinâmicos, com uma rotina de eventos difícil de ser descrita. Os ambientes de grandes indústrias potencializam alguns fatores, como a entrada e saída de fornecedores e uma grande circulação de pessoas externas à empresa.
Também é comum que exista uma grande quantidade de diferentes tipos de veículos entrando e saindo pelos portões das indústrias: carros de passeio, utilitários, vans, ônibus, empilhadeiras, tratores, caminhões e AGVs, por exemplo, são comuns em uma mesma área industrial. Por vezes, eles compartilham as mesmas vias internas entre si e com as pessoas do local.
A extensão desses locais também é um desafio, podendo ter um perímetro de dezenas de quilômetros e múltiplos portões de entrada e saída. Todos esses fatores tornam mais complexo o desafio de monitorar a segurança das indústrias.
Segurança privada para monitoramento das indústrias
A contratação de uma empresa de segurança privada especializada para, dentre outros serviços, monitorar o ambiente das indústrias por meio de vídeo é muito importante. São centenas – e, em alguns casos, milhares – de câmeras operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, procurando garantir a segurança de cada área da empresa.
No entanto, a dimensão desses sistemas de monitoramento implica principalmente em:
- alto custo de operação: um operador a cada turno monitorando uma dezena de câmeras;
- baixa eficiência: para monitorar todas as telas são necessários vários operadores;
- baixa eficácia: com tanta informação disponível visualmente ao mesmo tempo, se torna difícil identificar quando, de fato, algo importante ocorre;
- alto tempo de resposta: com o tempo gasto para identificar o evento, há a demora em atuar na sua resolução.
Como, então, podem ser resolvidas essas questões para otimizar o monitoramento das indústrias e facilitar o trabalho dos profissionais de segurança? Com solução AI, ou seja, sistemas de Inteligência Artificial.
Inteligência artificial para otimizar a segurança de grandes indústrias
Os sistemas de Inteligência Artificial podem otimizar o processo de monitoramento ao realizar a filtragem dos eventos comuns e notificar ao operador somente os eventos extraordinários. Um ótimo exemplo é a solução AI da Icetana, trazida ao Brasil com exclusividade pela Macnica DHW.
Essa solução permite a identificação de eventos incomuns de forma automática e em tempo real. Assim, apenas os eventos que podem colocar em risco a saúde e a segurança das pessoas e do ambiente são notificados ao operador.
O funcionamento da solução AI da Icetana tem como base um aprendizado constante da rotina de cada espaço da indústria monitorado pelas câmeras. Ao identificar algo fora do comum, é gerado um alerta para o operador.
Como apenas as imagens relevantes – cerca de 2% do total – são mostradas pelo sistema, um único operador é capaz de monitorar até 300 câmeras. Com isso, a probabilidade de identificar uma ocorrência e atuar na sua resolução aumenta significativamente.
Ainda por meio dos recursos que a plataforma Icetana disponibiliza, também é possível que o operador crie “rótulos” para identificar eventos importantes que ocorreram sob sua supervisão e ainda revisar mais de 24 horas de vídeo em poucos minutos por meio dos destaques gerados pela própria plataforma.
A solução de Inteligência Artificial da Icetana pode identificar:
-
- pessoas, máquinas ou objetos em ambientes restritos;
-
- movimento de pessoas ou veículos;
-
- focos de incêndio ou fumaça localizada;
-
- veículos em circulação fora do padrão, como contramão, de ré ou estacionados irregularmente;
-
- pichações;
-
- violação de muros ou cercas;
-
- brigas ou agressões;
-
- pedestres correndo;
-
- movimentação de um número maior do que o comum de pessoas;
-
- uso ou não uso de determinados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou de identificação, como coletes.
Uma das principais vantagens da solução Icetana é a possibilidade de uso de todo o sistema de monitoramento existente, instalando as licenças da plataforma no servidor que concentra as imagens das câmeras. Dessa forma, é possível realizar o monitoramento de diversas plantas e unidades fabris em um único lugar, dentro ou fora da empresa, pois, apesar do processamento das imagens pela Inteligência Artificial ocorrer de forma local, o dashboard de monitoramento está na nuvem.
Quer saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para a segurança de ambientes industriais ou tecnologias para Indústria 4.0 baseadas em IoT e Inteligência Artificial? Clique aqui e entre em contato com a gente.