Você está visualizando atualmente Tecnologia 5G: Sua empresa está preparada?

Tecnologia 5G: Sua empresa está preparada?

Compartilhe

Sua empresa está preparada para os riscos que a Tecnologia 5G trará?

O futuro depende da conectividade.

Nosso dia a dia é cada vez mais preenchido por tecnologia, e contamos que isso torne nossas vidas mais fáceis, seguras e saudáveis, mas para isso, precisaremos ​​de conexões de internet de alta velocidade.

O 5G já chegou, e com certeza é uma evolução histórica nunca vista antes para as operações de IoT. Porém, engana-se quem pensa que esse novo padrão só trará benefícios para a sociedade. Tamanha tecnologia também acaba trazendo preocupações, como por exemplo, com incidentes de segurança cibernética.

Dispositivos conectados, máquinas, wearables, drones, infraestrutura das cidades inteligentes e veículos autônomos irão armazenar e transmitir dados em alta escala. Mas como tudo na vida, existe o outro lado, todos estes avanços também trazem uma nova geração de ameaças à segurança dos sistemas.

Dessa forma, os serviços IoT 5G não se encaixarão mais nos modelos de segurança tradicionais otimizados para celulares 4G LTE. Neste cenário, a combinação de maior largura de banda e mais dispositivos conectados pode representar mais riscos.

Os especialistas em segurança alertam sobre ameaças ao ambiente IoT 5G. A vasta distribuição de pequenas redes descentralizadas de IoT 5G exige que cada sistema esteja atualizado e seja capaz de enfrentar ataques cibernéticos em rápida evolução.

Para garantir a segurança para soluções de IoT, os projetistas devem antecipar e se preparar para essas ameaças, criando recursos de segurança eficazes no projeto de redes 5G, em vez de tentar resolver os problemas à medida que surgem. Alguns dos desafios de segurança mais críticos para IoT em 5G incluem:

  • Um modelo de confiança em evolução contínua
  • Transferência de dados privados segura
  • Sistemas de autenticação dos dispositivos

Em relação ao sistema de autenticação, como, por exemplo, infraestrutura de cidade inteligente, sistemas hospitalares conectados, escritórios e residências inteligentes, a autenticação “forte” do dispositivo é essencial para a segurança 5G.

Uma alternativa é o investimento em sistemas de autenticação biométrica seguro, para evitar o roubo de identidade e o acesso não autorizado aos dispositivos, além da posterior comunicação via Wi-Fi ou rede celular.

Todos os dispositivos conectados irão armazenar e transmitir dados pessoais confidenciais em uma escala que será difícil de proteger. Assim, é de extrema necessidade desenvolver o projeto pensando na sua segurança cibernética.

Apesar dos desafios, a mudança que se aproxima para as redes 5G promete oferecer às empresas uma nova ferramenta poderosa, capaz de implementar soluções de IoT mais rápidas e mais amplas.

Assim, contar com dispositivos 5G que já estão preparados para as soluções IoT 5G é imprescindível. Os módulos da Telit (módulos de IoT de alto desempenho, serviços de conectividade e software), permitirão novas experiências e conectividade aprimorada para dispositivos e aplicativos de Internet das Coisas ( IoT).

Quer saber mais sobre como a Macnica DHW pode auxiliar no desenvolvimento da sua aplicação IoT 5G, visando os melhores resultados com maior segurança da informação? Entre em contato.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.