Você está visualizando atualmente Kit FPGA DE10-Nano para projetos de excelência
Kit FPGA DE10-Nano

Kit FPGA DE10-Nano para projetos de excelência

Compartilhe

No mercado brasileiro, é notável o crescimento da Tecnologia FPGA Intel, principalmente quando se considera que o primeiro contato com ela ocorre no meio acadêmico por meio dos kits de desenvolvimento, como o kit FPGA DE10-Nano, projetados para fins educacionais e de prototipagem. O kit FPGA DE10-Nano é fabricado pela Terasic, uma empresa renomada e especializada em soluções FPGA Intel.

Características do kit FPGA DE10-Nano

Kit FPGA DE10-Nano

O kit FPGA DE10-Nano é uma ótima opção para quem está desenvolvendo pesquisa e quer adicionar os próprios periféricos à FPGA. Diferentemente do kit FPGA DE10-Lite, por exemplo, esse kit possui a FPGA Cyclone V System-on-Chip (SoC) da Intel (anteriormente conhecida como Altera), que oferece uma ampla capacidade de lógica programável associada ao processador dual-core Cortex-A9, permitindo a implementação de uma variedade de projetos digitais.

Referente aos pinos de entrada e saída, o kit FPGA DE10-Nano possui 80 pinos livres, distribuídos em dois conectores de expansão de 40 pinos. Além disso, contém recursos adicionais, como botões, LEDs, chaves, acelerômetro, portas USB e conectores de áudio e vídeo.

Uma das principais características do kit FPGA DE10-Nano é a sua disponibilidade de pinos para desenvolvimento customizado. Ele pode ser programado usando a linguagem de descrição de hardware (HDL) Verilog ou VHDL por meio da plataforma de desenvolvimento Quartus Prime da Intel, o que permite que os usuários desenvolvam e testem projetos de FPGA personalizados.

Assim, o kit FPGA DE10-Nano da Terasic é uma opção popular para estudantes, professores e engenheiros. Com ele, é possível aprender e explorar o campo da programação e do desenvolvimento de sistemas digitais usando FPGA.

Especificações técnicas do kit FPGA DE10-Nano

Diagrama de blocos do kit FPGA DE10-Nano.

Listamos abaixo as principais especificações técnicas do kit FPGA DE10-Nano, que fornecem uma visão geral das capacidades e dos recursos do kit.

 

Interfaces e dispositivos conectados à FPGA

  • Dispositivo Intel Cyclone® V SE 5CSEBA6U23I7 (110K LEs)
  • Dispositivo de configuração serial – EPCS128 (memória FLASH com 128 Mbits)
  • USB-Blaster II on-board para programação – modo JTAG
  • Interface HDMI TX, compatível com DVI 1.0 e HDCP v1.4
  • 2 botões
  • 4 chaves dip-switch
  • 8 LEDs de usuário verdes
  • 3 fontes de relógio de 50MHz do gerador de clock
  • 2 conectores de expansão de 40 pinos
  • 1 conector de expansão padrão Arduino (compatível com Uno R3), que pode ser conectado com shields Arduino
  • 1 conector de expansão de entrada analógica de 10 pinos (compartilhado com as entradas analógicas do conector padrão Arduino)
  • Conversor A/D, com interface SPI de 4 pinos, conectado a FPGA.

Interfaces e dispositivos conectados ao Hard Processor System (HPS)

  • Processador ARM Cortex-A9 dual-core rodando a 800 MHz
  • 1 GB de memória DDR3 SDRAM (barramento de dados de 32 bits)
  • Interface Ethernet de 1 Gigabit, com o PHY ligado a um conector RJ45
  • Porta USB OTG, com conector USB Micro-AB
  • Interface para cartão Micro SD
  • Acelerômetro (Interface I2C + interrupção)
  • Conversor de UART para USB, com conector USB Mini-B
  • Botão de reset a quente e botão de reset a frio para o processador
  • Um botão de usuário e um LED de usuário
  • Conector de expansão padrão LTC 2×7.

Benefícios de utilizar o kit FPGA DE10-Nano

Veja, abaixo, os principais benefícios da utilização do kit FPGA DE10-Nano por pesquisadores, professores, estudantes e engenheiros.

Flexibilidade e personalização

O kit FPGA DE10-Nano é baseado em uma FPGA, o que significa que você pode reconfigurá-lo para atender às suas necessidades específicas. Isso permite que os professores e pesquisadores experimentem e implementem uma ampla variedade de projetos e protótipos.

Recursos de hardware

O kit FPGA DE10-Nano possui uma variedade de recursos de hardware, como: FPGA Intel Cyclone V SoC, processador dual-core ARM Cortex-A9, memória DDR3, interfaces USB, HDMI, Ethernet e GPIOs. Esses recursos fornecem uma plataforma robusta e versátil para o desenvolvimento de projetos.

Software abrangente

A Intel fornece um conjunto abrangente de ferramentas de software, como o Quartus Prime. Desse modo, é possível desenvolver todas as etapas do projeto, como compilação, depuração e gravação no kit. Além disso, existem bibliotecas e exemplos disponíveis para ajudar os usuários a começarem seus projetos rapidamente.

Compatível com Linux

O kit FPGA DE10-Nano suporta a execução do sistema operacional Linux. Isso permite que os professores e pesquisadores desenvolvam e executem aplicativos baseados em Linux diretamente no kit. Assim, surgem novas possibilidades para o desenvolvimento de projetos complexos.

Conte com a Macnica DHW para facilitar o acesso ao kit FPGA DE10-Nano

Com todos os benefícios que citamos, fica claro que o kit FPGA DE10-Nano é uma ferramenta valiosa para estudantes e desenvolvedores. Pensando na aquisição desse kit FPGA por universidades e instituições de ensino, a Macnica DHW oferece diversos recursos para facilitar o processo.

Com muitos anos de experiência no desenvolvimento de projetos FPGA, a Macnica DHW é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel e fornece serviços de capacitação nessa tecnologia, trazendo expertise técnica e preparo. A Macnica já capacitou milhares de professores e estudantes de diversas instituições de ensino, como IFSul, IFAL, USP, UEL, Univali, IFSP, IFSC e Unisinos.

Além disso, engenheiros e desenvolvedores se capacitaram em tecnologia FPGA Intel com a Macnica DHW. Colaboradores de empresas de renome no mercado já passaram por nosso treinamento , como: WEG, Datacom, Alliage, Tecsys, AQTech, FITec, U&M e INPE.

Dessa forma, tanto quem está começando quanto quem já trabalha com FPGA Intel pode se capacitar e aprender a respeito da tecnologia e como desenvolver projetos robustos utilizando as boas práticas de projeto, com base na experiência do time de desenvolvedores e das ferramentas de depuração de projeto disponíveis no software Quartus Prime da Intel. “Conseguimos atender as diversas demandas do mercado da tecnologia FPGA, associando o conhecimento teórico com a parte prática por meio da utilização do kit FPGA”, destaca a instrutora de treinamento, Franciele Nornberg.

Quer saber como levar a capacitação em Tecnologia FPGA Intel e o kit FPGA para a sua instituição de ensino? Clique aqui e entre em contato com a gente. Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.