Você está visualizando atualmente Casas Inteligentes proporcionam comodidade e conforto
Casas Inteligentes

Casas Inteligentes proporcionam comodidade e conforto

Compartilhe

Geralmente, quando se fala em casas inteligentes, o primeiro pensamento que surge é comodidade e conforto. A ideia de ter uma casa que se adapte às nossas necessidades e que possa ser controlada de forma remota é realmente revolucionária. E com a evolução da tecnologia, essas casas se tornaram uma realidade cada vez mais acessível.

Vantagens das casas inteligentes

A principal vantagem das casas inteligentes é o sistema de automação residencial. Imagine poder controlar diversos dispositivos e sistemas domésticos com facilidade no seu dia a dia a partir de um único lugar? Com a automação residencial, você pode ajustar a temperatura do ambiente, ligar e desligar as luzes, abrir as cortinas, controlar as câmeras de segurança e reproduzir música, por exemplo, apenas com o toque de um botão ou por comandos de voz.

Além dessa comodidade, as casas inteligentes oferecem muitos benefícios. Com o uso de smartphones ou assistentes virtuais, é possível controlar a iluminação, a climatização, o sistema de segurança, os eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos de maneira conveniente, proporcionando uma experiência imersiva.

Com isso, as tarefas diárias podem se tornar mais convenientes e menos trabalhosas. Em uma casa automatizada, é possível controlar diversos recursos que aumentam o conforto e a praticidade, como:

    • programar o sistema de iluminação para ligar e desligar de forma automática;

    • ajustar a temperatura do ambiente antes de chegar em casa;

    • controlar a abertura e o fechamento de cortinas e persianas.

Além disso, as casas inteligentes podem reduzir o consumo de energia. Utilizando sensores e dispositivos inteligentes, é possível monitorar e controlar o uso de energia em tempo real, identificando padrões de consumo e possibilitando o ajuste para economizar energia.

Outro ponto fundamental das casas inteligentes é a segurança. Com as novas tecnologias, os sistemas de segurança também se tornam inteligentes e oferecem a integração de recursos, como: câmeras de vigilância com monitoramento remoto, sensores de movimento, alarmes e fechaduras inteligentes.

Dessa forma, é possível receber notificações em tempo real no smartphone em caso de intrusões ou atividades suspeitas, garantindo mais tranquilidade aos moradores.  Sem contar, é claro, com as opções de controle remoto dos dispositivos inteligentes. Com eles, é possível programar sistemas de som ambiente, controlar a reprodução de mídia e iluminação, por exemplo

Como desenvolver projetos para casas inteligentes?

A resposta é simples: com as soluções e a expertise da Macnica DHW e da Espressif, empresa líder no desenvolvimento de soluções de conectividade sem fio (wireless) e microcontroladores para dispositivos IoT. Os chips e módulos Wi-Fi da Espressif, como o ESP32, combinados com sua plataforma de desenvolvimento ESP-IDF e a integração com soluções de software, como o ESP RainMaker, têm desempenhado um papel importante no avanço da tecnologia IoT e na facilitação do desenvolvimento de projetos inteligentes e conectados.

Soluções Espressif para casas inteligentes

ESP32-C6

O ESP32-C6, solução da Espressif que suporta projetos para casas inteligentes (smart home), combina Wi-Fi 6 de 2,4 GHz, Bluetooth 5 (LE) e 802.15.4, o que garante que qualquer dispositivo IoT alimentado por ele tenha uma alta eficiência de transmissão de dados. Além disso, o ESP32-C6 também suporta mecanismos uplink, downlink OFDMA e downlink MU-MIMO.

Sua função TWT (Target Wake Time) é adequada para a construção de dispositivos IoT de baixíssima potência. Assim, mesmo aqueles alimentados por baterias podem continuar sua operação por mais tempo do que o normal.

Para completar, o ESP32-C6 possui um alto padrão de segurança, graças a diversos mecanismos, como:

    • inicialização segura;

    • criptografia flash;

    • assinaturas digitais;

    • aceleradores de criptografia.

ESP32-S3 e ESP32-C3

Em geral, os SoCs (System on Chip) da Espressif permitem uma série de funções de HMI, como:

    • visualização de dados;

    • controle touchscreen ou por botão;

    • ativação e reconhecimento de voz;

    • gateway multimodo.

O ESP32-S3, em particular, é adequado para monitores de interface RGB com resolução máxima de 800×480, enquanto o ESP32-C3 suporta monitores de interface SPI. Os monitores inteligentes HMI da Espressif suportam estruturas de desenvolvimento GUI padrão, incluindo LVGL, SquareLine Studio e QT.

Plataformas para casas inteligentes

Outras soluções da Espressif que atendem às necessidades das aplicações para casas inteligentes são:

    • ESP RainMaker: plataforma de nuvem privada completa;

    • ESP Insights: plataforma de monitoramento remoto;

    • ESP-NOW: plataforma de baixo consumo de protocolo de comunicação;

    • módulo AWS IoT ExpressLink;

    • dispositivo ACK SDK.

Para saber mais sobre essas soluções da Espressif, clique aqui e assista ao vídeo completo apresentado no Embedded World 2023 na Alemanha.

E para implementar essas soluções da Espressif para casas inteligentes, é simples: clique aqui e entre em contato com a gente.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.