Você está visualizando atualmente Saiba tudo sobre o kit FPGA DE10-Lite
Meninas fazendo curso com Kit FPGA DE10-Lite

Saiba tudo sobre o kit FPGA DE10-Lite

Compartilhe

O kit FPGA DE10-Lite é um kit de desenvolvimento baseado em FPGA (Field-Programmable Gate Array) e projetado para fins educacionais e de prototipagem. Esse kit FPGA é fabricado pela Terasic, uma empresa especializada em soluções FPGA Intel.

Características do kit FPGA DE10-Lite

O kit FPGA DE10-Lite possui uma FPGA MAX 10 da Intel (anteriormente conhecida como Altera) que oferece ampla capacidade de lógica programável, permitindo a implementação de diversos projetos digitais. Essa placa também inclui uma série de recursos adicionais, como:

  • memória flash;
  • interfaces GPIO;
  • portas USB;
  • conectores de áudio e vídeo.

Uma das principais características do kit FPGA DE10-Lite é a sua versatilidade. Ele pode ser programado usando a linguagem de descrição de hardware (HDL) Verilog ou VHD ou utilizando a plataforma de desenvolvimento Quartus Prime da Intel. Isso permite que os usuários desenvolvam e testem projetos de FPGA personalizados.

Além disso, o kit FPGA DE10-Lite é compatível com uma grande variedade de periféricos e módulos de expansão, permitindo a integração de recursos adicionais quando necessário. A Terasic fornece ainda uma documentação abrangente e exemplos de projetos para auxiliar os usuários no desenvolvimento de suas aplicações.

Assim, o kit FPGA DE10-Lite da Terasic é uma excelente opção para estudantes, professores, engenheiros e entusiastas que desejam aprender e explorar o campo da programação e do desenvolvimento de sistemas digitais usando FPGA.

Características técnicas do kit FPGA DE10-Lite

O kit FPGA DE10-Lite possui as seguintes características técnicas:

FPGAFPGA MAX 10 10M50DAF484C7GConversor analógico-digital duplo50 mil elementos lógicos programáveis1,638 Kbit de memória, em blocos de memória M9K144 multiplicadores de 18 bits × 18 bits4 PLLs para geração de clocks
Programação e configuraçãoUSB Blaster integrada na própria placa, dispensando gravador externoConector USB tipo B padrão
Memória externaMemória SDRAM de 64 MBBarramento de dados de 16 bits
SensorAcelerômetro
Conectores de expansãoUm conector GPIO de 2 x 20 pinos (nível de tensão: 3.3V)Conector compatível com Arduino Uno R3, incluindo 6 canais analógicos (ADC)
DisplayConector de saída VGA (saída a resistor, 4 bits)
Chaves, botões, LEDs e display de 7 segmentos10 LEDs10 chaves seletoras2 botões de pressão6 dígitos numéricos (display de 7 segmentos)
AlimentaçãoAlimentação através do cabo USBEntrada 5 V DC alternativa
Kit FPGA DE10-Lite

Kit FPGA DE10-Lite para uso acadêmico

Por ser muito versátil, o kit FPGA DE10-Lite se faz presente no dia a dia de estudantes e professores em diversas universidades e instituições de ensino técnico. Veja, abaixo, algumas vantagens de utilizar esse kit nas aulas.

Aprendizagem prática

O uso do kit FPGA DE10-Lite permite que os alunos tenham uma experiência prática, colocando a mão na massa no desenvolvimento de sistemas digitais. Com esse kit FPGA, os alunos podem projetar, implementar e testar seus próprios circuitos digitais em um ambiente real, solidificando os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.

Flexibilidade e versatilidade

O kit FPGA DE10-Lite oferece uma ampla capacidade de lógica programável e recursos adicionais, possibilitando que os alunos desenvolvam uma variedade de projetos. Dessa forma, eles podem explorar diferentes áreas, como processamento de sinais, comunicação e controle, personalizando seus projetos de acordo com seus interesses e objetivos.

Integração de disciplinas

A programação de sistemas digitais usando o kit FPGA DE10-Lite envolve conceitos de eletrônica digital, programação, lógica, matemática e outras disciplinas relacionadas. Ao utilizar o kit, os professores podem promover uma abordagem multidisciplinar em suas aulas, integrando diferentes conceitos e incentivando os alunos a conectarem conhecimentos de várias áreas.

Preparação para o mercado de trabalho

A tecnologia FPGA é amplamente utilizada em muitas indústrias, como a eletrônica, a de automação, a de telecomunicações e a de sistemas embarcados. Ao utilizar o kit FPGA DE10-Lite com seus alunos, os professores estão fornecendo uma experiência prática valiosa que pode ser aplicada em futuras carreiras e projetos profissionais.

Estímulo à criatividade e à resolução de problemas

Devido à sua versatilidade, o kit FPGA DE10-Lite permite que os alunos criem soluções personalizadas para problemas específicos, incentivando a criatividade e a resolução de problemas.

Conte com a Macnica DHW para facilitar o acesso ao kit

Com todos os benefícios que citamos, fica claro que o kit FPGA DE10-Lite é uma ferramenta valiosa para professores. Ele proporciona aos alunos uma experiência prática e estimula a criatividade, a resolução de problemas e o aprendizado multidisciplinar. Além disso, esse tipo de atividade prepara os alunos para o mercado de trabalho e oferece recursos e suporte adicionais para facilitar a experiência educacional.

Pensando na aquisição desse kit FPGA por universidades e instituições de ensino, a Macnica DHW oferece diversos recursos para facilitar o processo. Com muitos anos de experiência no desenvolvimento de projetos FPGA, a Macnica DHW é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel e fornece serviços de capacitação nessa tecnologial, trazendo expertise técnica e preparo.

A Macnica já capacitou milhares de professores e estudantes de diversas instituições de ensino nessa poderosa tecnologia, como IFSul, IFAL, USP, UEL, Univali, IFSP, IFSC e Unisinos. Além disso, engenheiros e desenvolvedores se capacitaram em tecnologia FPGA Intel com a Macnica DHW. Já passaram pelo treinamento colaboradores de empresas de renome no mercado, como: WEG, Datacom, Alliage, Tecsys, AQTech, FITec, U&M e INPE.

Dessa forma, quem está começando e quem já trabalha com FPGA Intel pode se capacitar e aprender a respeito da tecnologia e sobre como desenvolver projetos robustos utilizando as boas práticas de projeto, com base na experiência do time de desenvolvedores e das ferramentas de depuração de projeto disponíveis no software Quartus Prime da Intel. “Conseguimos atender as diversas demandas do mercado da tecnologia FPGA, associando o conhecimento teórico com parte prática, por meio da utilização do kit FPGA”, destaca a instrutora de Treinamento, Franciele Nornberg.

Quer saber como levar a capacitação em Tecnologia FPGA Intel e o kit FPGA para a sua instituição de ensino? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.