No momento, você está visualizando Macnica ministra Treinamento FPGA INTEL para mais uma turma de professores do IFSP

Macnica ministra Treinamento FPGA INTEL para mais uma turma de professores do IFSP

Compartilhe

A Macnica DHW realizou durante toda esta semana o Treinamento online em Tecnologia FPGA INTEL para mais uma turma de professores do Instituto Federal de São Paulo ( IFSP).

O IFSP que preza pela capacitação e aperfeiçoamento de seus professores, contratou a Macnica DHW, que é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA INTEL na América do Sul, para capacitar o corpo docente nesta fascinante tecnologia.

Para o Professor Edson Anício Duarte, Campus Campinas, o treinamento foi motivador. “Fiquei muito interessado pelo curso em si, muito mais quando a instrutora comentou que o curso seria um passo a passo desde o início, isso foi muito bom, pois nos possibilitou fazer a configuração do kit e realmente nos apropriarmos do conhecimento e uso da FPGA”.

Edson que trabalha com projetos integradores, considera que a FPGA vem como uma ferramenta para incrementar os projetos de engenharia, dando excelência aos desenvolvimentos dos alunos.

Um dos momentos durante o curso considerados de maior aprendizado pelos professores são os de “mão na massa”, pois junto com o curso teórico, o Treinamento da Macnica acompanha o kit DE1 SoC.

Para o Professor Marcus Roberto R. Bica, Campus Birigui, o curso está bem estruturado, ele destaca que o fato de estarem com o kit em mãos facilita bastante a compreensão. “A abordagem prática aliada a teórica me interessou muito. Creio que se fosse só prático traria pouca evolução e se fosse somente teórico cairia no esquecimento muito rápido”, enfatiza.

O Professor destaca também sobre a Linguagem utilizada no curso. “O contato com o Verilog, para quem só trabalhou com VHDL e blocos lógicos aumenta o meu leque de possibilidades”.

Utilizar o kit para fazer os exercícios durante o treinamento também chamou atenção do Professor Saulo R. Canola, campus Matão. “A apresentação do software Quartus Prime e seus pontos chaves, possibilitam a operação do Kit com certa facilidade, mesmo para quem, como eu, está tendo o seu primeiro contato com a FPGA”

O Professor Ricardo Conde Camillo da Silva, da área de Informática, entende que os novos conhecimentos permitirão novas oportunidades aos alunos. “Principalmente em áreas como a medicina e indústria automotiva que atualmente demandam cada vez mais soluções inteligentes”.

O Professor Dr. Alexandre A.L. Ribeiro, Campus Birigui, acredita que quem também ganhará muito com o curso de FPGA serão os alunos da área de hardware e sistemas digitais. “Acredito que a transmissão de conhecimentos enriquecerá muito a formação destes profissionais”

Para o professor Régis C. Bueno, campus Suzano, o intuito em fazer o curso tem como objetivo aplicar em pesquisa cientifica industrial e iniciação científica com seus alunos. “Pretendo utilizar o conhecimento em minhas linhas de pesquisa para embarcar sistemas de visão computacional e processamento de imagens com o uso de máquina de aprendizado”.

O Professor Carlos Roberto Paviotti, campus Capivari teceu elogios aos alunos do IFSP e falou em como o conhecimento deles com FPGA poderá ajudar na formação. “Nossos alunos são detentores de criatividade e de inovação e, sabendo utilizar um determinado conhecimento, neste caso FPGA, poderão num futuro não distante contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da nossa sociedade”.

Sobre FPGA

O FPGA (Field Programmable Gate Array) é uma tecnologia bastante utilizada na indústria para o desenvolvimento de produtos que necessitam de alto desempenho, como data centers, satélites, sistemas automotivos, seu diferencial se dá na facilidade de atualização do sistema e na segurança do projeto desenvolvido.

Em projetos que precisam de alto processamento de dados em tempo real o uso de FPGAs é o mais indicado, visto que eles atendem esta necessidade, uma vez que a descrição de hardware permite altas velocidades de trabalho.

Sobre o kit DE1-SoC

O Kit possui periféricos como chaves, botões, LEDs e displays 7-seg que facilitam no desenvolvimento dos projetos. Além disso, a placa possui um ARM dual-core Cortex-A9 (HPS), memória DDR3 de alta velocidade, recursos de vídeo e áudio que permitem a implementação de diversos projetos, tanto acadêmicos quanto comerciais.

Durante o curso da Macnica DHW os participantes irão aprender:

  • Revisão dos conceitos de Lógica Digital utilizados no FPGA;
  • Introdução à arquitetura de Lógica Programável FPGA Intel;
  • Construções em Verilog necessárias para descrever a lógica no FPGA;
  • Funcionalidades da ferramenta Quartus utilizada para configurar o FPGA com sua descrição em Verilog;
  • Laboratórios práticos aplicando os conceitos aprendidos no kit DE1-SoC;  
  • Boas práticas para projetos em FPGA: Como descrever lógica da forma mais correta e robusta;
  • Conceitos básicos de Timing para garantir a estabilidade do seu projeto;
  • Construções mais utilizadas em projetos síncronos para lógica programável;
  • Ferramentas de depuração para dispositivos Intel FPGA;
  • Bônus: Conheça o Qsys! Ferramenta que permite montar um sistema com microcontrolador e periféricos em minutos.

Saiba mais em:  Ementa

A Macnica DHW já capacitou mais de 3.000 pessoas entre engenheiros, professores e alunos.

Caso você tenha interesse em fazer o nosso curso, nós também disponibilizamos para turmas abertas. Você pode acompanhar o nosso calendário Aqui

O curso da Macnica DHW é ministrado pela Engenheira Eletricista Franciele Nornberg.

Assista nosso video:

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.