Você está visualizando atualmente Kits FPGA Intel fazem a diferença no aprendizado
Kits FPGA

Kits FPGA Intel fazem a diferença no aprendizado

Compartilhe

Os kits FPGA de desenvolvimento, com tecnologia FPGA Intel do tipo DE (Development and Education) promovem um rico conjunto de recursos que visa aplicações para ensino, pesquisa e projetos.

Com mais de 30 anos no mercado, esta tecnologia está consolidada e, por isso, a encontramos nos mais diversos mercados, como Industrial, Telecomunicações, Realidade Aumentada, Saúde/Médico, Transporte, Data Centers, 5G, DSP, Automotivo, Militar, Radar, entre outros.

E como todo produto começa com uma prova de conceito, os kits FPGA são projetados para atender as diversas necessidades dos mercados citados, inclusive as demandas educacionais dos cursos de graduação e pós-graduação. Por isso os kits incluem:

  • Um rico conjunto de recursos básicos de entrada e saída, como interruptores robustos, LEDs, displays de sete segmentos e interfaces de I/O (entrada/saída) comumente usadas em projetos
  • FPGAs poderosas para implementar projetos digitais de circuitos lógicos simples a sistemas completos
  • Recursos mais avançados, incluindo uma variedade de dispositivos de memória, capacidade de áudio e vídeo, bem como, conectividade Ethernet e USB
  • Projeto e fabricação de placas robustas e de alta qualidade, com circuitos de proteção em todos os conectores de pinos de I/O

Dentre os kits mais utilizados no meio acadêmico para ensino e pesquisa estão: DE10-Lite, DE10-Standard, DE1-SoC e DE10-Nano.

Eles são de extrema importância para que os alunos coloquem o conhecimento em prática. “Os kits educacionais me acompanharam desde o início da graduação em Engenharia Eletrônica até o TCC, e sempre foram o elo final de todos os projetos. Sem os kits toda a teoria e simulações teriam muito menos valor, pois há inúmeras situações e detalhes que só são percebidos quando se configura o hardware físico” destaca o Engenheiro Eletrônico da Macnica DHW, Lucas Silva.

Kit FPGA DE10-Lite: Kit com FPGA MAX10 com Flash e memória interna, capacidade de 50k LE (elementos lógicos), 4 PLLs, periféricos como: 10 LEDs, 10 chaves, 2 botões, 6 displays de 7-segmentos, 1 conector 40 pinos (3,3V).

Kit FPGA DE10-Lite

Kit FPGA DE1-SoC: Kit com FPGA Cyclone V SoC com Dual-Core ARM Cortex-A9 integrado, memória interna (64 MB SDRAM na FPGA / 1GB DDR3 SDRAM no HPS), capacidade de 85k LE (elementos lógicos), 6 PLLs, periféricos como: 11 LEDs, 10 chaves, 4 botões, 6 displays de 7-segmentos, 2 conectores de 40 pinos (3,3V), Codec de áudio de 24 bits e os conectores de line-in, line-out e microfone.

Kit FPGA DE1-SoC

Kit FPGA DE10-Standard: Kit com FPGA Cyclone V SX SoC com Dual-Core ARM Cortex-A9 integrado, memória interna (64MB SDRAM na FPGA / 1GB DDR3 SDRAM no HPS), capacidade de 110k LE (elementos lógicos), 6 PLLs na FPGA e 3 PLLs no HPS, periféricos como: 11 LEDs, 10 chaves, 5 botões, 6 displays de 7-segmentos, 1 conector de 40 pinos (3,3V), Codec de áudio de 24 bits e os conectores de line-in, line-out e microfone, display LCD (128×64).

Kit FPGA DE10-Standard

Kit DE10-Nano: Kit com FPGA Cyclone V SE SoC com Dual-Core ARM Cortex-A9 integrado, memória no HPS de 1GB DDR3 SDRAM, 6 PLLs na FPGA, capacidade de 110k LE (elementos lógicos), periféricos como: 9 LEDs, 4 chaves, 3 botões, 6 displays de 7-segmentos, 1 conector de 40 pinos (3,3V).

Kit DE10-Nano

Além destes kits, a Macnica DHW possui um portfólio completo de kits FPGA para atender a demanda dos projetos baseados em tecnologia FPGA Intel.

Tudo isso quando associado a capacitação nesta tecnologia que é possível adquirir através da Macnica DHW, que é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA INTEL,  o ganho é muito maior!

Treinamento em Tecnologia FPGA Intel

Com muitos anos de experiência no desenvolvimento de projetos FPGA, a Macnica DHW fornece serviços de capacitação em tecnologia FPGA Intel, trazendo expertise técnica e preparo para capacitar desenvolvedores e equipes inteiras nessa poderosa tecnologia.

Até o momento, a Macnica já capacitou muitos engenheiros em tecnologia FPGA Intel, colaboradores de diversas empresas, como por exemplo: Hitachi, SMAR, WEG, Datacom, Alliage, Tecsys, entre outras. Sem contar as diversas instituições de ensino, como o IFSP e o IFSC que tiveram seus professores capacitados nesta poderosa tecnologia em turmas fechadas para cada instituição.

Desta forma, quem está começando, e quem já trabalha com FPGA Intel, pode se capacitar e aprender sobre a tecnologia e como desenvolver projetos robustos, utilizando as boas práticas de projeto, advindas da experiência do time de desenvolvedores e as ferramentas de depuração de projeto disponíveis no software Quartus Prime”.

“Assim, conseguimos atender as diversas demandas do mercado da tecnologia FPGA, associando o conhecimento teórico com parte prática utilizando o kit FPGA”, destacou a instrutora de Treinamento FPGA Intel, Franciele Nornberg.

 “Fiquei muito interessado pelo curso em si, muito mais quando a instrutora comentou que o curso seria um passo a passo desde o início, isso foi muito bom, pois nos possibilitou fazer a configuração do kit e realmente nos apropriarmos do conhecimento e uso da FPGA”, adicionou o professor Edson Duarte, do IFSP campus Campinas.

Pensando nas diferentes demandas de cada Instituição, a Macnica DHW oferece duas possibilidades de capacitação em tecnologia FPGA Intel: Treinamento Fechado e Treinamento Aberto.

Treinamento Fechado:

Como muitas instituições buscam conhecimentos diferentes, a Macnica DHW oferece a possibilidade de total customização do Treinamento em Tecnologia FPGA Intel.

Ou seja, é possível criar a ementa, mudar o kit e adaptar a distribuição da carga horária de acordo com a disponibilidade da instituição.

Além disso, o curso por ser ministrado de forma online e ao vivo, sem perder a chance de tirar todas as dúvidas em tempo real com a instrutora.

Neste formato o kit escolhido estará incluso na contratação do Treinamento ficando com a instituição após a capacitação. Isso proporciona que o aprendizado continue mesmo após o curso, possibilitando inclusive a execução de novos módulos.

Por fim, mas não menos importante, todos os participantes recebem certificado da capacitação em tecnologia FPGA Intel.

Treinamento Aberto:

Após muitos anos capacitando diversas empresas e instituições de ensino a Macnica DHW desenvolveu um curso próprio de capacitação em tecnologia FPGA Intel. O curso atende participantes do nível básico até o intermediário, utilizando as boas práticas de desenvolvimento de projetos robustos.

Neste formato o curso possui 20h de aulas online e ao vivo, que incluem parte teórica e prática, e a “cereja do bolo”, no Treinamento em Tecnologia FPGA Intel a parte prática é desenvolvida no Kit FPGA DE10-Lite, que está incluso na inscrição do curso.

Vem novidades por aí….

Atendendo as demandas do mercado e de clientes, a Macnica DHW está preparando um novo formato de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel.

Um curso totalmente online e que poderá ser adquirido e visto a qualquer momento por quem quiser aprender sobre a tecnologia FPGA Intel. Em breve mais informações… nos acompanhe nas redes sociais para não perder nada!

Como vimos a aplicação da tecnologia FPGA abrange uma ampla gama de áreas – desde equipamentos para vídeo e imagem até circuitos para computadores, automóveis, aeroespaciais e aplicações militares, além de eletrônicos para processamento especializado e muito mais.

Por isso, se capacitar é essencial e utilizar os kits FPGAs auxiliam tanto no processo de aprendizagem quanto no desenvolvimento dos projetos. “Os kits FPGA além de terem sido primordiais na graduação, também me auxiliam muito no desenvolvimento de provas de conceito envolvendo FPGAs, reduzindo o custo de confecção do hardware durante a fase de prototipação dos equipamentos”, reforça o engenheiro eletrônico da Macnica DHW, Lucas Silva.

Entre em contato conosco para saber como você também pode se capacitar em tecnologia FPGA Intel.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.