Você está visualizando atualmente 03 curiosidades sobre a tecnologia FPGA Intel
tecnologia FPGA

03 curiosidades sobre a tecnologia FPGA Intel

Compartilhe

A tecnologia FPGA Intel tem mais de 30 anos de mercado e está presente nos mais diversos mercados (provavelmente existe uma FPGA próximo a você ou você depende dela para alguma atividade do seu dia, afinal todos usamos a internet).

Por sua alta velocidade de processamento, a tecnologia FPGA está presente nos grandes Data Centers, peça fundamental quando navegamos na internet.

A tecnologia FPGA, por ser muito versátil e robusta atende aos mercados mais exigentes como o mercado de radares e militar, que exige alta confiabilidade, sigilo e segurança da aplicação desenvolvida.

Por outro lado, engana-se quem pensa que a tecnologia FPGA está apenas em grandes projetos de valor agregado, no mercado já existem muitas opções de FPGAs Intel com valores bem acessíveis. Assim, a tecnologia FPGA Intel também está presente em diversas soluções IoT atuando na borda (edge).

Quer saber algumas curiosidades sobre esta poderosa Tecnologia?

A instrutora de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel, da Macnica DHW, Franciele Nornberg, apresenta 3.

1 – Para começar a desenvolver basta um computador e um Kit FPGA

“Uma das características mais fascinantes dessa tecnologia é que com um computador e um kit FPGA você já consegue desenvolver muita coisa”, destacou Franciele.

Para facilitar, a Intel disponibiliza um software completo para você executar todas as etapas do projeto em um só lugar. No software Quartus Prime você pode descrever o seu hardware, simular, compilar, depurar e gravar no kit.

Com o kit você tem um ambiente rico com uma FPGA prontinha para colocar todas as suas ideias em prática, pois nos kits você terá Leds, chaves, displays e outros periféricos à disposição.

São muitos recursos para realizar todos os projetos que estão na sua imaginação!

2 – É possível atualizar a aplicação da FPGA em campo

Outra característica incrível da FPGA é que mesmo sendo um dispositivo super robusto e seguro, ele tem recursos para ser atualizado em campo. Isso facilita upgrade da aplicação a qualquer momento, o que é uma super vantagem.

Principalmente quando você precisa diminuir o tempo de lançamento do seu produto.  “Utilizar a tecnologia FPGA é muito vantajoso, pois como vimos, é possível atualizar a aplicação em campo”, acrescenta a instrutora.

3 – Temos duas linguagens principais para descrição de hardware

A terceira curiosidade é relacionada a como desenvolvemos um projeto utilizando a tecnologia FPGA Intel. Depois que você está com o Quartus Prime instalado e com seu kit FPGA, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no kit!

E como todo bom iniciante sempre queremos fazer um Led piscar, não é mesmo?!

Utilizando o Kit FPGA DE10-Lite, você será capaz de fazer 10 Leds piscarem” brinca a instrutora em tecnologia FPGA Intel, Franciele.

Entretanto, para fazer o Led piscar é preciso descrever o hardware que será implementado dentro da FPGA. Para isso podemos utilizar diferentes linguagens de descrição de hardware, mas as que mais se destacam são Verilog e VHDL.

“Embora VHDL seja a linguagem mais apresentada no meio acadêmico, os engenheiros que vão para campo normalmente desenvolvem utilizando a linguagem Verilog”.

A instrutora acrescenta ainda que, segundo dados divulgados pela Intel em treinamento interno, mais de 80% dos projetos registrados na Intel utilizam a linguagem Verilog.

Agora me conta, qual destas curiosidades você não sabia sobre a tecnologia FPGA Intel?

Se você quer saber mais curiosidades e como desenvolver os seus projetos utilizando a tecnologia FPGA Intel, vem para o nosso próximo Treinamento em Tecnologia FPGA Intel, que irá acontecer em Setembro!!

Com mais de 10 anos desenvolvendo projetos em tecnologia FPGA Intel a Macnica DHW é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA INTEL na América do Sul. Todos os nossos instrutores são capacitados para lecionar qualquer módulo de conhecimento da Tecnologia FPGA Intel.

E para você que está começando, nós temos a opção certa: um Treinamento desenvolvido para o público brasileiro levando em consideração tudo que é preciso para começar nesta tecnologia.

Ou seja, todo o conhecimento dos desenvolvedores foi agregado num curso de 20 horas, em formato online e ao vivo. Assim, você sai do nível básico para o intermediário em uma semana.

E o melhor, o kit DE10-Lite está incluso na sua inscrição, assim você aprende fazendo e fica com o kit FPGA para seguir desenvolvendo os seus projetos.

Não perca a chance de participar da nossa turma especial de Setembro, em homenagem ao Dia dos Professores e Estudantes (e por isso tem desconto!!)

  • Data: 26 a 30 de Setembro
  • Horário: 13h30 às 18h
  • Inscrições até: 05 de Setembro
  • Curso via plataforma Zoom

Tire todas as suas dúvidas e inscreva-se aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.