Você está visualizando atualmente Turma de Maio do Treinamento em Tecnologia FPGA Intel
treinamento em tecnologia FPGA Intel

Turma de Maio do Treinamento em Tecnologia FPGA Intel

Compartilhe

Mais um Treinamento em Tecnologia FPGA Intel foi realizado na última semana pela Macnica DHW, que é o Centro Oficial de treinamento FPGA Intel na América do Sul.

Segundo a instrutora do curso Franciele Nornberg, a turma formada por engenheiros, professores e estudantes, teve uma troca riquíssima e o saldo foi muito positivo. “A tecnologia FPGA Intel abre um grande leque de possibilidades para quem entra neste mundo. Poder contribuir com a formação destes profissionais me deixa extremamente feliz”, destacou.

FPGA é uma tecnologia poderosa e que está presente em diversos mercados, desde o ambiente industrial até data centers, possibilitando muitas soluções, como por exemplo:

“As aplicações da FPGA Intel não param por aqui, e quem quer começar nesta tecnologia pode contar com o Treinamento da Macnica DHW”, ressalta a instrutora.

No treinamento da Macnica DHW são 20 horas de curso online e ao vivo que abordam assuntos teóricos e práticos desenvolvidos no kit FPGA DE10-Lite. “O material enviado estava muito bem organizado, em diversas pastas, facilitando o acompanhamento. Os slides da apresentação são de excelente qualidade e muito bem detalhados. Por fim, a instrutora explicou muito bem todo o conteúdo, desde o básico até o avançado, sempre com muita calma e paciência, repetindo as explicações sempre que solicitado”, destacou o professor do Centro Universitário IESB, Guilherme de Paula Correa.

Ter uma base forte é essencial para desenvolver projetos em FPGA, mas além disso, é preciso ter conhecimento do todo, para desenvolver projetos robustos.

Por isso, no curso são trazidos conteúdos relevantes para avaliar a robustez do projeto, como por exemplo, a análise de tempo (Timing), ferramenta que é imprescindível para finalizar o projeto e testar em campo.

Análise de tempo em projetos síncronos considera todos os tipos de caminho dos dados.

Todo circuito integrado sofre pequenas variações no processo de fabricação e com a FPGA isso não é diferente, por isso, no curso é ensinado sobre a ferramenta de Timing disponível no software Quartus Prime.

Desta forma, se a avaliação de Timing estiver OK, já se terá muito mais segurança que o produto vai funcionar, mesmo com pequenas variações de fabricação.

Para o professor Silvio Fernandes, associado da UFERSA, a parte de análise de tempo e definição de SDC foi o tema mais interessante pra ele no curso. Como professor e pesquisador do curso de Ciência da Computação, Silvio já utiliza a tecnologia FPGA, e disse que o curso vai melhorar a qualidade das suas aulas e projetos de pesquisa.

Já para o engenheiro eletricista e eletrônico, Augusto Vassoler, a correlação entre as linguagens de descrição de hardware VDHL e Verilog ajudaram bastante a entender a linguagem Verilog. “Acredito que o conhecimento desta linguagem seja de extrema importância para minha vida profissional, visto que, estou realizando mestrado na área de descrição de hardware embarcado e pretendo seguir profissionalmente nessa área, em especial em aplicações para FPGAs, nos quais a grande maioria das aplicações são implementadas na linguagem citada.”

Para o professor do IFSul campus Pelotas, Anderson Martins, adicionar mais uma linguagem de descrição de hardware no seu know-how foi muito interessante e todo o conteúdo visto vai agregar no desenvolvimento de suas aulas. “A escolha dos exercícios também foi muito interessante, pois foi possível ter exemplos de diversas situações encontradas no projeto de hardware”, destacou.

Participantes da Turma de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel de Maio/2022.

A Macnica DHW já está preparando novidades para seus cursos!! Um novo treinamento focado na ferramenta de desenvolvimento Platform Designer do software Quartus Prime, muito conhecido como QSYS, e no uso do software processor NIOS, está sendo desenvolvido e logo, logo será divulgado.

Estas ferramentas são muito utilizadas nos projetos de desenvolvimento de hardware com FPGA Intel.

Por isso, venha se capacitar com a Macnica DHW, podemos montar cursos específicos para atender empresas ou Instituições der ensino e pesquisa.  

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos cursos.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.