Você está visualizando atualmente Como aplicações IoT podem melhorar e automatizar processos no setor de logística

Como aplicações IoT podem melhorar e automatizar processos no setor de logística

Compartilhe

A Internet das Coisas (IoT) propicia a automação da logística com informações em tempo real sobre as entregas, cargas e movimentações, além de melhorar a eficiência da frota, impactando diretamente nos custos operacionais.

Por muito tempo, os processos eram offline e não havia tecnologia disponível para melhorar os processos no setor. Porém, com a evolução tecnológica e a demanda por serviços mais ágeis, ferramentas surgiram para aperfeiçoar as tarefas. Com aplicações IoT é possível automatizar vários ramos da logística com informações em tempo real sobre as entregas, cargas e movimentações.

Internamente nas empresas/depósitos, os ativos podem ser rastreados pelo uso de uma rede Bluetooth (Fanstel), Wi-Fi (Espressif), ou LoRa (Semtech / Radioenge), tecnologias que auxiliam o operador a ter uma visão geral do seu estoque na tela do computador.

Nas linhas de produção, o uso da logística 4.0 gera a melhoria de todo o processo de confecção, uma vez que a produção em larga escala pode apresentar falhas na qualidade do produto final. Outro benefício é a gestão virtual de estoque que por meio de processos automatizados, faz toda a movimentação de mercadorias, eliminando problemas a partir de controles eletrônicos. Esse processo também auxilia em detectar erros e corrigi-los a tempo, poupando esforço e perdas.

A solução de integração e visualização de dados IoT na nuvem da N3N, permite que os dados de sensores, dispositivos smart, mapas, vídeo e muito mais gerem insights em tempo real, tornando a tomada de decisão mais assertiva e transformando negócios.

As aplicações de IoT também ajudam a fazer toda a gestão de uma frota, possibilitando acompanhar as informações que ajudarão a reconhecer possíveis falhas e a entender, em tempo real, sobre os locais e operações das frotas. O monitoramento por vídeo também é outra facilidade neste processo, onde câmeras conectadas a uma central interligada a sensores nas mercadorias e tanques de combustível, garante maior segurança à frota e aos funcionários.

Dispositivos de monitoramento de condições ambientais conectados as mercadorias, identificam se o transporte está sendo feito de forma correta, como por exemplo, cargas congeladas ou resfriadas. Estes dados quando cruzados com as informações de localização do veiculo pode identificar furtos ou mal funcionamento do sistema de resfriamento rapidamente, uma vez que o motorista poderá acompanhar o status da carga parar o veiculo. Sistemas de localização GPS e comunicação 4G/NB-IoT, da Quectel e da Telit, podem informar o localização das cargas/caminhões em tempo real.

O rastreamento de ativos é outra funcionalidade que, se bem aplicado, pode reestruturar todos os processos, desde gestão de estoque até realocação de equipes, permitindo corte de gastos e melhor eficiência da empresa. Os sensores vão além do funcional e, com eles, é possível rastrear o inventário. Os dados gerados ajudam a detectar novas tendências e proporcionam tomada de decisões estratégicas.

É necessário saber qual ferramenta é ideal para cada projeto, pois, se trata de um investimento importante e cada tecnologia oferece uma solução diferente. Em poucos anos, a tendência é que as operações de logística passem a concentrar maior parte de sua inteligência no processamento de dados. Com a Internet das Coisas, a possibilidade para melhorar a eficiência logística é quase infinita e representa um grande salto no nível de qualidade do serviço, além de contribuir para uma redução significativa no custo logístico das empresas.

Por isso, a Macnica DHW possui um portifólio com fabricantes e soluções que se adequam a cada parte do processo para transformar a Logística, propiciando redução de custos diretos e indiretos em sua operação. Além dos sistemas de rastreamento de ativos e do monitoramento das condições da carga, é possível desenvolver sistemas que integram essas informações como as condições climáticas, de trânsito, câmeras da região, entre outras que podem ser mostradas na tela do operador. Para isso, utiliza-se a plataforma Live Earth, que também permite a criação de alertas para determinadas condições de perigo. Leia Mais

Destacamos algumas fabricantes para soluções na área de Logística:

Fanstel, CEL, RadioengeQuectel, Telit, Semtech         – Transmissão de dados

FogHorn, N3N                                                    – Inteligência artificial e análise de dados

Howell, Jauch                                       – Baterias

Nuvoton, GigaDevice                                     – Processamento de dados

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.