Você está visualizando atualmente O mercado de varejo precisa de shopping centers seguros
shopping centers

O mercado de varejo precisa de shopping centers seguros

Compartilhe

Se fizermos uma rápida busca no Google sobre: quedas em shopping centers, vamos encontrar centenas de casos de pedidos de indenização por conta deste tipo de ocorrência.

Ou seja, é mais comum do que imaginamos ter acidentes assim em shopping centers, e as principais causas são:

  • Derramamentos de alimentos e bebidas
  • Pisos encerados ou recém limpos
  • Pisos molhados devido ao clima ou algum vazamento
  • Calçado impróprio
  • Superfícies irregulares
  • Buracos no estacionamento
  • Caminhos defeituosos
  • Piso rasgado ou solto, incluindo carpete
  • Iluminação fraca ou irregular

Situações como estas podem ser evitadas se o monitoramento de vídeo dos shoppings centers contarem com a Solução da Icetana.

Além de fazer o monitoramento por vídeo do local, a plataforma envia alertas quando uma situação anormal está acontecendo e salva todas as gravações de vídeo do local. Desta forma, a segurança do shopping poderá não só perceber que o ambiente está inseguro para as pessoas, mas prevenir que acidentes ocorram.

Acidentes e quedas em shopping centers

Gestores do mercado de varejo, gerentes de edifícios e operadores de shopping centers têm o dever de promover um ambiente seguro para os clientes, funcionários e público em geral. 

Se alguém cair em uma loja e for comprovado que o acidente foi causado por negligência ou descuido do negócio, o estabelecimento será responsabilizado. Assim como, se for comprovado que o acidente não foi falta de cuidado do ambiente, a loja não será responsabilizada.  

Por isso, é muito importante que, mais do que poder identificar através de imagens de vídeo, o que causou o acidente, possuir um sistema que possa atuar evitando esse tipo de acidente.

E é onde entra a Solução da Icetana, que é perfeita para isso! Esta plataforma já está operando em mais de 30 shopping centers ao redor do mundo e trazendo ótimos resultados.

Detecção de movimentos incomuns e anormais

Como a Icetana usa AI (Inteligência Artificial) para detectar padrões de movimento, ela é capaz de prever quando algo fora do comum está acontecendo ou prestes a ocorrer, o que normalmente corresponde a 1% das imagens coletadas, possibilitando que os seguranças possam agir rapidamente para evitar acidentes.

Armazenamento dos dados por longo tempo

Outro ponto importante da solução da Icetana é que ela é capaz de reproduzir os dados de 24h em 30 minutos. Ou seja, as informações são compactadas e podem ser armazenadas por períodos de tempo muito mais longos. Isso é mais um benefício da solução para fins legais, protegendo os estabelecimentos de reclamações falsas.

Redução nos custos do seguro

Outro benefício é que, as corretoras e as companhias de seguros ficam cientes que com a solução da Icetana implementada, o seu estabelecimento é capaz de se defender de sinistros falsos. Isso lhe dá poder de barganha ao negociar termos com suas seguradoras.

São muitos benefícios que um sistema de monitoramento de vídeo eficiente como a solução da Icetana pode oferecer para o mercado de varejo, como shopping centers.

Entre em contato conosco para saber mais sobre está solução trazida com exclusividade pela Macnica DHW para o Brasil.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.