A Indústria 4.0 trouxe novas formas e ferramentas para o aumento da produção industrial através da otimização do processo existente. Dentre elas, destaca-se a manutenção preditiva, na qual, os principais equipamentos da produção são monitorados utilizando coleta e processamento de dados, evitando assim, paradas inesperadas.
Segundo a International Society of Automation (ISA) , estima-se que as fábricas perdem cerca de 8% de sua produtividade com paradas na produção, gerando prejuízos.
Sendo assim, minimizar o tempo de inatividade é tão importante quanto aprimorar a qualidade dos processos.
A Macnica DHW possui soluções de hardware e software para promover o aumento da produção através de iniciativas da Indústria 4.0.
Uma delas é a manutenção preditiva, que é baseada na análise de dados em tempo real. Associando IoT (Internet das Coisas) com IA (Inteligência Artificial), é possível prever a falha de uma máquina logo nos primeiros sinais.
Outra forma de monitorar as máquinas é utilizando o conceito da Manutenção Baseada em Condição ou CBM do inglês Condition-Based Maintenace. Nesta implementação o monitoramento é feito através da comparação dos dados coletados com valores de referência, ou seja, não é necessário um histórico para prever a falha, basta saber quais os níveis saudáveis de cada dado.
Processamento local dos dados – Edge Computing
Independente da forma de análise, o processamento dos dados pode ser feito na Nuvem (Cloud) ou localmente (Edge).
Pensando em processos sensíveis, muitas vezes enviar os dados para a nuvem pode não ser uma opção e, neste caso, o sistema tem que processar tudo localmente, o conhecido edge computing.
Para esta situação a Senspideré a solução perfeita, pois ela possui capacidade de processamento local dos dados utilizando Inteligência Artificial (IA) e machine learning (ML). Desta forma, ela atende tanto soluções de Manutenção Preditiva, quanto de Manutenção Baseada em Condição – CBM.
Além da alta capacidade de processamento local (edge computing) da Senspider, ela fornece um ambiente perfeito para coletar dados. Visto que, ela possui formato modular com capacidade para até 8 tipos de sensores e saídas de alimentação para os mesmos, sendo assim, fica mais fácil a implementação dos sistemas de monitoramento das máquinas.
Interface para sensores de vibrações de alta velocidade (SSPC1310)
- Interface para sensores de propósito geral (SSPC1320)
- Interface pra sensores de temperatura (SSPC1330)
Outra característica importante da Senspider é a comunicação, que permite o envio dos dados processados para o dashboard do gerente e o armazenamento das informações localmente ou na nuvem.
Com toda essa versatilidade da Senspider e a expertise do time de engenharia da Macnica DHW, as medidas de manutenção da Indústria 4.0 serão rapidamente implantadas e o aumento da produção está garantido!
Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar neste processo e deixar a sua fábrica mais produtiva.
Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais