Você está visualizando atualmente Treinamento FPGA Intel – Turma de Fevereiro
treinamento FPGA

Treinamento FPGA Intel – Turma de Fevereiro

Compartilhe

De 07 a 11 de fevereiro, a Macnica DHW realizou a primeira turma de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel de 2022.

A empresa que é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel, já capacitou mais de 3.000 pessoas.

A instrutora do curso, Franciele Nornberg, explica que o Treinamento acontece online e ao vivo pela plataforma Zoom. “O ambiente é aberto para trocas e dúvidas a todo momento, sem contar que todo o conhecimento é colocado em prática com o kit DE10-Lite, que cada participante recebe em casa ao realizar a sua inscrição no curso”, destaca.

A turma de Fevereiro contou com engenheiros, professores e alunos de diversas instituições, criando um ótimo ambiente para trocas de experiências.

Treinamento em Tecnologia FPGA Intel – Turma de Fevereiro.

Para o professor Gil Pinheiro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, o curso forneceu uma boa visão do assunto, permitindo ver a profundidade e abrangência que a tecnologia FPGA possui. “Como professor, pesquisador e coordenador de um grupo universitário de Foguetes (GFRJ), posso identificar diversas aplicações em que atuo, tais como: o processamento de sinais em rádios definidos por software, no processamento de imagens em altas velocidades, aplicações em inteligência artificial que requerem alta capacidades e velocidade de processamento, aplicações em foguetes e Cubesats que requeiram elevada velocidade e capacidade de processamento em tempo real, entre outras.”, destacou.

Já para Nathania Freitas, engenheira eletricista na U&M, o que mais lhe interessou foi como o poder de processamento das FPGA’s e as diversas possibilidades de aplicação podem lhe auxiliar nos projetos em andamento. “Tem também a questão da simulação que vai facilitar o desenvolvimento, já que muitas vezes não temos uma giba de testes para acrescentar todos os sinais necessários”, observou.

A instrutora ressalta que as possibilidades que as FPGAs oferecem são muitas e o curso oferece muito conhecimento para que seja possível ingressar neste universo. “Abordamos desde os conceitos básicos da tecnologia, da linguagem Verilog de descrição de hardware, boas práticas de projeto, analise de timing e ferramentas de depuração.

Franciele explica que todo conteúdo teórico é seguido por exercícios práticos implementados no kit DE10-Lite. “Este kit possui uma MAX10 embarcada e muitas chaves, LEDs e displays para facilitar a implementação de projetos durante o curso”.

Um dos pontos que muitos alunos questionam é a compatibilidade da tecnologia FPGA Intel, ou seja, como é feito o upgrade do projeto de uma FPGA para outra. “Essa é uma das grandes vantagens de se desenvolver projetos de hardware com FPGA Intel, pois a partir do momento que se torna necessário migrar de uma família para outra, a descrição de hardware (HDL) pode ser aproveitada, tornando o upgrade rápido e fácil”, adiciona Franciele.

A próxima turma será em Maio e as inscrições já estão abertas, não perca essa chance de se capacitar em Tecnologia FPGA Intel e levar um kit DE10-Lite para seguir desenvolvendo.

Conheça a ementa completa do curso aqui.

Entre em contato conosco e faça sua inscrição!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.