Você está visualizando atualmente Maior produtividade para o Agronegócio

Maior produtividade para o Agronegócio

Compartilhe

Tecnologia e inovação: Maior produtividade para o Agronegócio

Assim como a Indústria, o agronegócio também está inovando e agregando valor através do uso da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial (IA), para melhorar ainda mais a produtividade.

Entre as possíveis técnicas para aumentar a eficiência no campo, está o uso da agricultura de precisão, que engloba muitas formas de análise de dados para melhorar o método de manejo e aumentar a produção.

Desta forma, dentre as tecnologias e conceitos adotados, destacamos os sensores ambientais, os drones, as máquinas distribuidoras de fertilizantes e demais insumos que podem utilizar o piloto automático.

Tudo isso já é possível com o avanço da tecnologia de conectividade e dos dispositivos eletrônicos, que a cada dia trazem mais dados do campo para o mundo digital, fornecendo informações preciosas para a agricultura de precisão.

Ou seja, através dos sensores e das plataformas de visualização, o agronegócio será cada vez mais preciso e eficaz.

Agricultura de Precisão

A agricultura de precisão é composta por uma série de mapeamentos e levantamentos que auxiliam o agricultor.

Estes levantamentos contêm dados de sensores distribuídos pela propriedade, que podem monitorar diferentes condições do solo, do clima e da plantação.

Isso torna possível uma ação localizada, como por exemplo, níveis de irrigação ou de adubação diferentes para cada região do campo.

Além disso, é possível fazer mapeamentos da propriedade para:

  • Controle de infestações e doenças, com auxilio de pulverização localizada;
  • Mapeamento do solo para irrigação apropriada;
  • Verificação do solo e identificação de onde será aplicado fertilizantes; e,
  • Levantamento de áreas com solo degrado.

Sem contar que todo esse arsenal de informação pode ser utilizado para estimar a produtividade do local.

Por último, mas não menos importante, a agricultura de precisão traz para o campo a automatização do maquinário e dos equipamentos.

Agricultura de precisão por GPS

Uma das formas de realizar a agricultura de precisão numa propriedade é por meio do GPS (Global Position System). Dessa forma, é possível receber coordenadas geográficas através de amostragens de solo feitas por sensores fixos.

Também é possível elaborar mapas de fertilidade a partir das informações coletadas de cada ponto.

Neste caso, o uso de sensores ambientais é de extrema importância, pois eles que irão apontar as condições do solo, do ar, e até mesmo da plantação.

Para isso, a Macnica DHW possui um amplo portifólio de sensores ambientais, tornando o desenvolvimento do seu projeto muito mais rápido.

Nosso portifólio contempla ainda o sistema de GPS, que é de extrema importância para o agronegócio, o uso de drones e maquinário autônomo.

Ainda sobre equipamentos autônomos, temos também a solução de retrofit de máquinas, como tratores e colheitadeiras.

Sistema de GPS: As fabricantes Quectel e Telit oferecem ótimas opções de módulos GPS para o desenvolvimento do seu dispositivo.

Equipamentos autônomos: Um forma rápida e com excelente custo beneficio, é o uso de retrofit de máquinas e equipamentos oferecido pela fabricante SafeAI.

Com a solução da SafeAI, os veículos e equipamentos usados são transformados em veículos autônomos, reduzindo a necessidade de investimento na compra de novos veículos .

Existem muitas formas de aumentar a produtividade no agronegócio, seja utilizando dados de sensores distribuídos pelo campo, drones e até mesmo veículos autônomos.

Quer saber mais sobre as nossas soluções que podem ser aplicadas no Agronegócio?

Entre em contato conosco.

Leia também:

Soluções para Agricultura de Precisão: Controle e monitoramento eletrônico de lavouras e plantios.

IoT : Os benefícios da tecnologia na agricultura

Por que utilizar o retrofit de máquinas?

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.