Um mundo conectado exige Dispositivos Inteligentes: Produtos conectados geram informações que nos levam a possibilidades infinitas!
Do aprimoramento de produtos até a criação de sinergias, a inovação é tão veloz, que num passado nem tão distante assim, a maioria de nós não imaginaria tantas transformações.
Empresas que fabricam produtos inteligentes ou usam IoT para aumentar a eficiência, tem o Big Data como o coração do sistema. Ou seja, dados resultantes de dispositivos conectados “conversando” entre si criam uma rede de insights para organizações que possuem a capacidade de selecioná-los e analisá-los com eficiência e precisão.
Sendo assim, para gerar estes dados, os dispositivos devem coletar as informações e enviá-las para a nuvem/central, ou seja, os dispositivos precisam estar conectados a rede.
E é aqui que entra os módulos da Espressif, pois além deoferecerem conectividade e processamento de informações, a fabricante dispõe de kits de desenvolvimento que aceleraram o projeto, como o kit ESP-WROVER, baseado no módulo ESP32.
Produtos inteligentes
Conforme você se aprofunda no sistema, é possível ver como os produtos se conectam e o impacto que podem causar.
Por exemplo, em ambientes inteligentes, onde vários dispositivos interagem entre si, os dados podem mostrar o impacto quantitativo que os produtos conectados têm uns sobre os outros e, em alguns casos, identificar relações que não são tão óbvias à primeira vista.
Pensando em uma cozinha inteligente, onde já existem itens automatizados como: geladeiras, lâmpadas e tomadas, podemos associar um sistema de sensores de gás e temperatura para, além de trazerem mais conforto, também mais segurança.
Desta forma, com a associação destes dois benefícios, podemos ter uma solução para cozinha inteligente, ou uma sala e tantos outros cômodos da casa. A mesma tecnologia também é aplicada para a Indústria, comércio e outros mercados.
Para que isso aconteça, é necessário dispositivos inteligentes, que conectam as informações, bem como, tragam insights sobre o comportamento do ambiente.
Os dados permitem que gestores analisem e façam atualizações inteligentes no produto, desenvolvam um novo ou, até mesmo decidam descontinuar o produto por completo.
Kit ESP-WROVER
O kit ESP-WROVER, da Espressif, é uma placa de desenvolvimento que acelera o desenvolvimento de produtos inteligentes.
Além do kit ter ultra-baixo consumo de energia, possui Flash e PSRAM integrados e atinge um ótimo desempenho com 4,5 MB de RAM e CPU dual-core de 240 MHz.
Com ele é possível criar câmeras e monitores inteligentes, rádios de Internet conectando LCDs, microfones e codecs o kit ESP-WROVER, entre tantas outras possibilidades.
Figura 1. Kit ESP-WROVER da Espressif.
Dispositivo qualificado Amazon
O kit ESP-WROVER é uma placa de desenvolvimento qualificada pela AWS.
Além do próprio ESP-IDF SDK da Espressif, você pode usar o FreeRTOS no ESP-WROVER-KIT-VB.
O FreeRTOS fornece conectividade pronta para uso com AWS IoT, AWS Greengrass e outros serviços AWS.
Depurador USB-JTAG integrado
Cansado de bugs? Temos a solução.
O ESP32 suporta depuração JTAG, enquanto que o kit ESP-WROVER integra um depurador USB. Isso torna a depuração e o rastreamento de aplicações complexas muito fáceis, sem a necessidade de nenhum hardware adicional.
Hardware Avançado
O ESP32 foi projetado para ser rápido, inteligente e versátil.
Da mesma forma o kit ESP-WROVER foi atualizado e agora possui memória PSRAM de 8 MBytes.
A placa de desenvolvimento também possui uma interface de cartão Micro-SD on-board de alta velocidade, uma interface de câmera VGA, um painel LCD SPI de 3,2” e recursos de expansão de I/O.
Com tantos recursos disponíveis no ESP32 e no kit ESP-WROVER você poderá implementar diversas soluções IoT, podendo conectar a sua cozinha, casa, indústria e o que mais desejar.
Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto. Nosso time de engenheiros lhe dará todo o suporte para desenvolver soluções IoT inovadoras de forma rápida e eficiente.
Veja mais sobre o kit ESP-WROVER aqui.
Nos acompanhe nas Redes Sociais