Você está visualizando atualmente Dispositivos Inteligentes

Dispositivos Inteligentes

Compartilhe

Um mundo conectado exige Dispositivos Inteligentes: Produtos conectados geram informações que nos levam a possibilidades infinitas!

Do aprimoramento de produtos até a criação de sinergias, a inovação é tão veloz, que num passado nem tão distante assim, a maioria de nós não imaginaria tantas transformações. 

Empresas que fabricam produtos inteligentes ou usam IoT para aumentar a eficiência, tem o Big Data como o coração do sistema. Ou seja, dados resultantes de dispositivos conectados “conversando” entre si criam uma rede de insights para organizações que possuem a capacidade de selecioná-los e analisá-los com eficiência e precisão.

Sendo assim, para gerar estes dados, os dispositivos devem coletar as informações e enviá-las para a nuvem/central, ou seja, os dispositivos precisam estar conectados a rede.

E é aqui que entra os módulos da Espressif, pois além deoferecerem conectividade e processamento de informações, a fabricante dispõe de kits de desenvolvimento que aceleraram o projeto, como o kit ESP-WROVER, baseado no módulo ESP32.

Produtos inteligentes

Conforme você se aprofunda no sistema, é possível ver como os produtos se conectam e o impacto que podem causar.

Por exemplo, em ambientes inteligentes, onde vários dispositivos interagem entre si, os dados podem mostrar o impacto quantitativo que os produtos conectados têm uns sobre os outros e, em alguns casos, identificar relações que não são tão óbvias à primeira vista.

Pensando em uma cozinha inteligente, onde já existem itens automatizados como: geladeiras, lâmpadas e tomadas, podemos associar um sistema de sensores de gás e temperatura para, além de trazerem mais conforto, também mais segurança.

Desta forma, com a associação destes dois benefícios, podemos ter uma solução para cozinha inteligente, ou uma sala e tantos outros cômodos da casa. A mesma tecnologia também é aplicada para a Indústria, comércio e outros mercados.

Para que isso aconteça, é necessário dispositivos inteligentes, que conectam as informações, bem como, tragam insights sobre o comportamento do ambiente.

Os dados permitem que gestores analisem e façam atualizações inteligentes no produto, desenvolvam um novo ou, até mesmo decidam descontinuar o produto por completo.

Kit ESP-WROVER

O kit ESP-WROVER, da Espressif, é uma placa de desenvolvimento que acelera o desenvolvimento de produtos inteligentes.

Além do kit ter ultra-baixo consumo de energia, possui Flash e PSRAM integrados e atinge um ótimo desempenho com 4,5 MB de RAM e CPU dual-core de 240 MHz.

Com ele é possível criar câmeras e monitores inteligentes, rádios de Internet conectando LCDs, microfones e codecs o kit ESP-WROVER, entre tantas outras possibilidades.

Figura 1. Kit ESP-WROVER da Espressif.

Dispositivo qualificado Amazon

O kit ESP-WROVER é uma placa de desenvolvimento qualificada pela AWS.

Além do próprio ESP-IDF SDK da Espressif, você pode usar o FreeRTOS no ESP-WROVER-KIT-VB.

O FreeRTOS fornece conectividade pronta para uso com AWS IoT, AWS Greengrass e outros serviços AWS.

Depurador USB-JTAG integrado

Cansado de bugs? Temos a solução.

O ESP32 suporta depuração JTAG, enquanto que o kit ESP-WROVER integra um depurador USB. Isso torna a depuração e o rastreamento de aplicações complexas muito fáceis, sem a necessidade de nenhum hardware adicional.

Hardware Avançado

O ESP32 foi projetado para ser rápido, inteligente e versátil.

Da mesma forma o kit ESP-WROVER foi atualizado e agora possui memória PSRAM de 8 MBytes.

A placa de desenvolvimento também possui uma interface de cartão Micro-SD on-board de alta velocidade, uma interface de câmera VGA, um painel LCD SPI de 3,2” e recursos de expansão de I/O.

Com tantos recursos disponíveis no ESP32 e no kit ESP-WROVER você poderá implementar diversas soluções IoT, podendo conectar a sua cozinha, casa, indústria e o que mais desejar.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto. Nosso time de engenheiros lhe dará todo o suporte para desenvolver soluções IoT inovadoras de forma rápida e eficiente.

Veja mais sobre o kit ESP-WROVER aqui.

Nos acompanhe nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.