Você está visualizando atualmente Crise energética: IoT para segurança em linhas de transmissão
Crise Energética

Crise energética: IoT para segurança em linhas de transmissão

Compartilhe

A crise energética é um problema que está afetando não só o Brasil, mas diversos países.

A China e alguns países da Europa também estão tendo problemas com suas fontes de energia elétrica. Leia mais: matéria da CNN Business.

No Brasil o cenário não é diferente. Este ano tivemos escassez de chuvas em grande parte do país, desta forma, ficou difícil de manter a produção de energia já que somos ainda muito dependentes de hidrelétricas. 

Assim, a produção de energia das hidrelétricas vem sendo complementada pela geração de energia das termelétricas, o que aumenta o custo da energia elétrica para os consumidores.

Crise Energética

De acordo com a matéria CNN Business, a crise energética na China é dada pela falta de carvão, enquanto que na Europa trata-se do alto custo do gás natural.

Ou seja, muitas vezes os acontecimentos não podem ser controlados, como a crise hídrica no Brasil. Entretanto, existem situações em que a tecnologia pode auxiliar o sistema de geração e distribuição de energia elétrica a ser mais eficiente. Como é o caso das manutenções realizadas nas linhas de distribuição, um tipo de procedimento muito executado pelas operadoras.

Um exemplo de manutenção realizado nas linhas de distribuição é a troca de isoladores em postes para evitar curto-cicuitos e interrupções no fornecimento de energia. Esta operação requer o isolamento do local para que os colaboradores possam trabalhar em segurança. 

Assim, vários pontos de aterramento são instalados próximos e distantes do local de trabalho, fazendo com que ao final do procedimento seja necessário retirar todos os aterramentos antes de religar a rede. Visto que, se algum ponto remanescer, haverá danos na linha e colocará os colaboradores em risco.

Para evitar este tipo de acidente, a solução IoT – Internet das Coisas – foi aplicada às linhas de transmissão de energia para poder reduzir falhas humanas em procedimentos de manutenção com aterramento temporário.

Controle de aterramentos temporários: Tecnologia IoT aplicada para redução da falha humana

A segurança do colaborador que trabalha nas linhas de transmissão de energia elétrica é primordial, principalmente quando falamos em procedimentos de manutenção, como troca de isoladores que requerem isolamento temporário do local.

Assim, com a tecnologia IoT aplicada na manutenção em linhas de transmissão de energia, tem-se uma redução de acidentes causados por falha humana.

Cabe ressaltar que os principais desafios encontrados pelas redes distribuidoras de energia neste tipo de procedimento é implementar um sistema que identifique todos os pontos de aterramento ativos durante a manutenção. Ou seja, uma solução que garante que o sistema só religue após todos os pontos de isolamento serem retirados.

Isso faz com que a taxa de acidentes no momento de religação da rede após a manutenção em redes de alta tensão diminua, além de evitar perdas materiais.

Estes são alguns dos desafios encontrados pelo Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI), a equipe da Subestação de Assis (SP) e técnicos da TAESA ao executar procedimentos nas linhas de transmissão.

 

Figura 1. Testes em campo.

Projeto realizado para a CGTI e TAESA

Neste contexto, a Macnica DHWdesenvolveu todo o sistema de controle de aterramento temporário utilizando tecnologia IoT Industrial.

O sistema consiste em dispositivos edge, chamados de anilhas, que ficam instalados em cada ponto de aterramento e do gateway/maleta que recebem as informações das anilhas e mandam para a nuvem.

Como a anilha e a maleta se comunicam?

A anilha envia seu status e localização para a maleta ou gateway utilizando a tecnologia SmartMesh, que por sua vez se comunica com a nuvem, enviando o status das anilhas utilizando tecnologia celular.

Com isso, o operador na central tem a visão geral da operação através da consulta das informações na nuvem. Ou seja, ele é capaz de ver a localização e status de cada ponto de aterramento na página web desenvolvida, informação importantíssima para realizar o religamento da rede de forma segura, evitando acidentes graves. 

Resultados

Todos os dispositivos foram desenvolvidos, hardware e software, e testados em campo de forma satisfatória. 

A rede SmartMesh otimiza a comunicação entre as anilhas e o gateway, ou seja, garante que o dado percorra o melhor caminho até o gateway, o que foi confirmado em teste de campo. 

Neste caso, quando existiam obstáculos, o sistema apresentou bom resultado na comunicação entre os dispositivos e o gateway.

Com este sistema, as taxas de acidentes por pontos aterrados durante o religamento será diminuído drasticamente. 

O know-how em desenvolvimento de hardware e software da Macnica DHW aliado com o conhecimento sobre as linhas distribuídas permitiu o desenvolvimento de soluções eficientes de forma rápida aos nossos clientes.

 

Figuras 2 e 3. Equipamentos desenvolvidos.

 

Leia também:

Equipamento para controle de aterramentos temporários para redução da falha humana

Teste para validação do equipamento para controle de aterramentos temporários para redução da falha humana é concluída com sucesso

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto e levar mais segurança para as suas operações em campo.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.