Você está visualizando atualmente Inteligência artificial garante qualidade na montagem manual
Inteligência Artificial

Inteligência artificial garante qualidade na montagem manual

Compartilhe

Nas últimas décadas, as tecnologias industriais passaram por diversos avanços. Foram eles que tornaram realidade a Quarta Revolução Industrial e o uso de ferramentas de Inteligência Artificial. Porém, mesmo com esses avanços, o segmento ainda necessita de tecnologias capazes de garantir a qualidade de produtos montados manualmente.

A seguir, entenda um pouco mais sobre esse desafio enfrentado pelas indústrias atualmente. Além disso, conheça uma solução de Inteligência Artificial que é capaz de resolver esse problema.

O desafio da qualidade nas linhas de montagem manual

Na maioria das vezes, o controle de qualidade nas etapas de montagem de produtos em escala é feito por amostragem. Isso gera uma grande incerteza em relação ao padrão de fabricação de todas as peças de um mesmo lote. Para completar, os erros humanos são responsáveis por cerca de 68% dos problemas de qualidade nas linhas de montagem manual.

Por conta disso, as empresas enfrentam alguns problemas. Entre eles, estão o alto índice de peças refugadas e a grande quantidade de itens defeituosos que são devolvidos pelos consumidores. O resultado é o desgaste da marca e prejuízos com reembolsos e eventuais indenizações.

Além disso, não é só a qualidade dos produtos que precisa de atenção nas linhas de montagem manual: a produtividade é outro desafio enfrentado pelas indústrias. O motivo é que os processos nesses postos de trabalho são realizados com nenhum ou com pouco controle.

Os principais exemplos da falta de monitoramento desse tipo de processo são:

  • os longos tempos de ciclos de fabricação;
  • as estações de trabalho mal otimizadas.

Outro ponto importante é a dificuldade no treinamento de colaboradores novos ou inexperientes: uma das causas dos erros na montagem dos produtos. Além disso, colaboradores sem treinamento enfrentam mais fadiga e a complexidade dos processos se torna maior.

Pathfinder Apollo: a solução de Inteligência Artificial para monitorar a montagem manual

Em meio a tantos desafios enfrentados pelas indústrias, a Macnica DHW trouxe ao Brasil a solução Pathfinder Apollo , desenvolvida pela Retrocausal. Essa solução é uma plataforma de Inteligência Artificial capaz de monitorar em tempo real os postos de trabalho manual repetitivo. Durante o monitoramento, ela alerta os operadores sempre que um erro de processo ocorre.

O objetivo dessa tecnologia criada pela Retrocausal é garantir a qualidade dos produtos montados manualmente. Com ela, é possível supervisionar a fabricação de todos os produtos, sem necessidade de realizar o controle de qualidade por amostragem.

Como funciona a Pathfinder Apollo?

A ferramenta Pathfinder Apollo funciona de forma simples:

  1. Uma câmera é posicionada de forma que possa visualizar todo o espaço de trabalho de um determinado operador.

  1. A plataforma de Inteligência Artificial da Retrocausal processa de forma automática as imagens captadas pela câmera.

  1. As eventuais falhas na produção são identificadas e indicadas aos responsáveis por meio de alertas visuais ou sonoros.

Display exibido na plataforma Pathfinder Apollo da Retrocausal com os alertas para o operador. Fonte: Retrocausal

Para que seja capaz de identificar essas falhas na produção, é realizado o aprendizado de máquina, ou machine learning, do sistema Pathfinder Apollo. A ferramenta é treinada com as imagens da sequência de passos que o operador deve seguir. Depois disso, pode comparar o que está sendo executado com o que “aprendeu”.

Com isso, a plataforma da Retrocausal possibilita:

  • o controle de qualidade total e efetivo nos processos de montagem manual;
  • o treinamento de novos colaboradores de forma simples;
  • a melhoria do processo produtivo por meio de métricas e estatísticas observadas por ela.

Mesmo se um produto defeituoso chegar ao final do processo e um eventual recall ocorrer, a plataforma ainda será útil. Isso porque os registros de montagens identificados pelo número de série do produto garantem que o mesmo erro não ocorra novamente.

Processo de montagem de periféricos de um motor à combustão sendo monitorado pela ferramenta Pathfinder Apollo da Retrocausal. Fonte: Retrocausal.

Benefícios de utilizar a solução de Inteligência Artificial da Retrocausal

De modo geral, podemos dizer que os principais benefícios da ferramenta Pathfinder Apollo da Retrocausal são:

  • aumento de até 10% na produção;
  • redução de 60% dos problemas de qualidade de montagem;
  • redução de 44% no tempo de treinamento de novos operadores;
  • melhoria do processo produtivo por meio de métricas e estatísticas;
  • maior controle e gerenciamento das atividades;
  • feedback em tempo real durante o treinamento e a orientação.

Você possui processos de fabricação manual na sua empresa e quer garantir a qualidade dos produtos montados manualmente? Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer essa e outras soluções e tecnologias que a Macnica oferece para a Indústria 4.0.

Leia também:

Como a Inteligência Artificial pode auxiliar a sua empresa na jornada de transformação digital

Os benefícios da manutenção preditiva em máquinas e equipamentos da Indústria 4.0

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.