Você está visualizando atualmente Monitoramento de incêndios em parques

Monitoramento de incêndios em parques

Compartilhe

Incêndios em locais abertos estão cada vez mais frequentes, como estamos acompanhando os casos na grande São Paulo. Com as altas temperaturas e baixa umidade do ar temos as condições para um grande desastre.

Sendo assim, é necessária a implantação de sistemas de monitoramento e alerta para incêndios em grandes parques e florestas. Desta forma, quando um ponto de fogo é identificado um alerta é imediatamente enviado a central. Tornando a ação de controle mais rápida e efetiva, diminuindo as chances de grandes queimadas acontecerem.

Uma forma de fazer isso é utilizar um sistema de sensores em campo que enviam as condições do ambiente via rede celular, LoRa ou Sigfox para a central. Visto que estas tecnologias estão presentes no país, veja como elas atuam no sistema.

Soluções de conectividade

As soluções de conectividade baseadas em LoRa/Sigfox, podem ser aplicadas na comunicação de longa distância e baixo consumo para monitoramento. Sendo boa opção para prevenção de incêndios em grandes locais abertos como parques e florestas, onde é necessário utilização de baterias na alimentação e elevada vida útil do dispositivo.

Como opções para conexão celular pode-se utilizar NB-IoT (LTE NB1 e NB2) e Cat M1 (LTE CAT M1) ou banda larga, com conectividade em redes 2G, 3G e 4G, disponíveis nas linhas da Quectel e da Telit. Essas opções de banda larga cobrem hoje praticamente 100% da população brasileira, mas ao custo de um consumo maior de potência, que, dependendo da aplicação, pode ser compensado pela taxa de transferência maior e latência menor.

Para sistemas de detecção de incêndio localizados em residências, indústrias e/ou prédios comerciais com infraestrutura para conexão WiFi disponível, temos a solução de módulos e SoCs WiFi da Espressif, das famílias ESP8266 ou ESP32. A solução baseada na família ESP32 permite, inclusive, a criação de uma rede MESH baseada na tecnologia WiFi, possibilitando assim uma área maior de cobertura do sistema sem a necessidade de instalação de mais roteadores WiFi.

Sistemas inteligentes de prevenção de incêndio são imprescindíveis para que novas catástrofes sejam evitadas. Sendo assim, devemos utilizar a tecnologia para que natureza, construções, e principalmente, vidas sejam salvas.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto. Nosso portfolio de produtos lhe atenderá tanto nas soluções de conectividade quanto no sensor e na central. E tudo isso com uma equipe de engenheiros capacitada para lhe dar suporte no desenvolvimento do seu projeto.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.