Você está visualizando atualmente Metaverso: Inovação para o Mercado de Varejo
Metaverso

Metaverso: Inovação para o Mercado de Varejo

Compartilhe

O Metaverso já é uma realidade e muitas empresas já oferecem este tipo de serviço surpreendente!

Com o Metaverso, já possível estar em um mundo totalmente digital, criando seu avatar e interagindo em diferentes cenários, conforme apresentado por Mark Zuckerberg.

Em mundo cada vez mais digital e com formatos de trabalhos híbridos ou totalmente remoto, o metaverso permite a interação entre pessoas numa sala virtual, como mostra a imagem abaixo.

Legenda: Sala de conferências para interagir e trabalhar na realidade virtual.

Tudo isso é possível porque a tecnologia está evoluindo e muito!

Assim, juntando múltiplas tecnologias e tendências como: Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA), processamento em nuvem, Internet das Coisas (IoT), conectividade, Big Data, entre outras. É possível criar experiencias incríveis no mundo digital.

Inclusive, isso já vem acontecendo no mercado de varejo, marcas como Nike, Forever 21 e Walmart oferecem a experiência do Metaverso para que seus clientes possam criar seus avatares e experimentar roupas e acessórios!

Segundo reportagem do site Financial Times, um item disponível para customizar o avatar da loja Forever 21 foi tão requisitado que virou produto da coleção da loja. Muito legal, não é mesmo?

Esses exemplos trazem muitas ideias de inovação para o mercado de varejo, mas o principal ainda continua sendo a experiência do cliente.

Até por que um cliente feliz é um cliente que volta e, o melhor, traz mais pessoas!

Para que tudo isso funcione, precisamos montar o quebra-cabeça tecnológico, e uma das principais peças é a informação sobre o cliente.

Dados sobre o cliente são ouro

Quando sabemos o que o nosso cliente gosta e como se comporta dentro do nosso estabelecimento, podemos atendê-lo de forma personalizada.

No meio digital podemos acompanhar toda a trajetória do cliente dentro do site e aplicativo.

Mas como fazer quando estamos falando do cliente em nossa loja física e poder acompanhar a sua trajetória?

E ainda, como otimizar as divulgações da loja, as vitrines, entre outras possibilidades?

Você já deve estar pensando em grandes sistemas robóticos acompanhando cada cliente desde a entrada da loja, não é mesmo?

E na verdade não é preciso tudo isso, sistemas simples já fazem uma grande diferença.

Ou seja, câmeras que cobrem toda a loja podem dar o mapa de posicionamento dos clientes (mapa de calor), onde cada cliente ficou por mais tempo e as áreas menos visitadas da loja.

Informações super importantes para saber se as estratégias da vitrine e de exposição estão trazendo bons resultados!

E se associar Inteligência Artificial?

Associando Inteligência Artificial ao sistema de câmeras, teremos mais insights sobre qual o seu público, gênero e idade, por exemplo.

Com este sistema, dados são adquiridos para trazer inovação para o mercado de varejo, e se associar a Inteligência Artificial (IA), podemos ir além, pois torna-se possível automatizar sistemas de vitrine digital. Ou seja, pode-se escolher qual produto mostrar de acordo com o público que está em frente a vitrine.

Legenda: Identificação do público e atualização da vitrine digital. (Fonte: Beabloo)

Parece uma automatização simples, mas ela é capaz de aumentar o retorno sobre o investimento em publicidade em até 350%*, e o melhor, já temos esta solução disponível!

É a solução Active Customer Intelligence Suite (ACIS) da Beabloo, trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW.

Essa solução promove a transformação digital da loja física, cobrindo toda a jornada do cliente e gerando inovação para o mercado de varejo.

Além de acompanhar toda a experiência do cliente, a solução automatiza todo o sistema de propaganda. Desta forma, vitrines digitais podem mostrar o produto que mais se adequa ao potencial cliente que está em frente à vitrine.

Se o Metaverso ainda parece distante, o varejo inteligente já é uma realidade muito utilizada e com soluções testadas ao redor do mundo há mais de 10 anos pela Beabloo.

Quer saber como levar inovação para o mercado de varejo?

Entre em contato conosco para saber mais!

*Fonte: Site Beabloo

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.