You are currently viewing Setor automotivo pode crescer mais de 12% em 2022
setor automotivo

Setor automotivo pode crescer mais de 12% em 2022

Compartilhe

Apesar da crise dos semicondutores, o setor automotivo está crescendo e de acordo com o Diário do Comércio, o setor irá crescer 12% em 2022, fechando o ano com 2,6 milhões de veículos produzidos.

Para visualizar este crescimento, no comparativo entre janeiro e novembro de 2021 com o mesmo período de 2020, o crescimento foi de 6,7% na produção de automóveis, 26,6% na de veículos comerciais leves, 82% na de caminhões e 0,3% na produção de ônibus, dados do Sindipeças.

O crescimento está acontecendo e isso faz com que o setor automotivo busque formas de produzir mais e melhor. Já sabemos que muitas etapas são robotizadas na montagem de veículos, mas muitas outras ainda são manuais e assim, reduzir erros é essencial para crescer e gerar cada vez mais lucro.

A automatização do processo é importante, mas não se pode negar que os humanos ainda são o maior ativo para as fabricantes. Assim, é essencial pensar em maneiras para reduzir os erros que o trabalho de montagem manual e repetitivo gera.

Sendo assim, inserir na rotina de montagem manual um sistema que acompanha o processo em tempo real e emite alertas caso algum erro aconteça é imprescindível e podemos citar alguns dos benefícios:

  • Oferecer um suporte ativo em tempo integral para os operadores
  • Reduzir erros na montagem manual
  • Gerar dados sobre o processo para implementar melhorias
  • Treinar novos operadores de forma efetiva

Como fazer esse sistema para reduzir erros?

Hoje é possível implementar um sistema capaz de reduzir erros na montagem manual com uma câmera, um computador e o software PathFinder Apollo.

Um sistema fácil de instalar e com inteligência artificial (IA) que pode ser treinada com uma dezena de amostras do processo.

O software PathFinder Apollo da Retrocausal foi trazido para o Brasil com exclusividade pela Macnica DHW, por já ter apresentado ótimos resultados em outras empresas.

Saiba mais sobre os casos de sucesso aqui!

Ou seja, este é um sistema de monitoramento por vídeo que irá acompanhar cada passo da montagem manual. Assim, a cada etapa concluída o sistema fica em verde e se caso uma etapa for esquecida o operador é avisado de forma sonora e na tela é mostrado a etapa faltante, como mostra a imagem abaixo.

 

Um alerta sonoro é emitido em tempo real quando o operador esquece uma etapa.

Este acompanhamento traz tranquilidade para o operador, pois 100% das atividades será executada conforme o esperado, ou seja, homem e máquina formam um time de sucesso para reduzir erros.

Já para o gestor, o sistema traz produtividade. Pois se antes a montagem manual era um gargalo no processo, hoje ele já não é mais e a produtividade vai aumentar.

Quer mais motivos ter esse sistema?

  • Elimina o conceito de amostragem do processo

A partir do momento que 100% das atividades são registradas, é possível gerar insights de como melhorar o processo de montagem, onde investir em treinamento dos operadores. Pois a solução PathFinder faz toda essa análise e entrega dados importantes ao gestor.

  • Facilita o rastreamento dos produtos

Cada registro de vídeo fica associado ao código do produto, ou seja, se caso um chamado de suporte é feito, o gestor pode rastrear a montagem do produto e identificar se houve erro na montagem ou foi um problema causado após a montagem, como por exemplo, no transporte.

  • Rápido treinamento de novos operadores

Ao mesmo tempo que o sistema auxilia na execução da montagem manual de operadores experientes. Ela permite que novos operadores sejam treinados de forma autônoma, utilizando interação por voz e vídeos demonstrativos de cada etapa.

Bom, são muitos motivos que fazem com que a solução PathFinder da Retrocausal aumente a produtividade da empresa, hoje destacamos como reduzir erros no setor automotivo, mas ela pode ser aplicada em diversos setores que tenham montagem manual.

Entre em contato conosco para saber como implementar o sistema e aumentar o lucro da empresa.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.