Automação de máquinas pesadas na construção civil. Automatização de processos é uma realidade em muitos setores e na construção civil não é diferente.
Visando aumentar a produtividade, muitas empreiteiras estão utilizando nos canteiros de obras máquinas pesadas autônomas.
Sendo assim, muitas fabricantes de máquinas pesadas já estão trazendo esta inovação para o mercado.
Outra movimentação que está sendo vista neste setor, são as empresas integradoras, que trabalham para o retrofit das máquinas que já estão em campo. Ou seja, empresas que se dedicam ao processo de modernização das máquinas/equipamentos não-autônomos.
Retrofit
Conforme a revista KHL, nos Estados Unidos essa iniciativa já está sendo testada. A parceria entre a SafeAI, uma plataforma para equipamentos pesados autônomos, e o grupo de construção com sede no Japão Obayashi Corporation, criaram um programa piloto para canteiros de obras autônomos.
Desde novembro de 2020, a SafeAI opera um caminhão basculante articulado Caterpillar 725 autônomo, demonstrando os ciclos de carga-transporte-despejo.
Muitos OEMs, empreiteiras e empresas de tecnologia estão investindo nesta área, pois há um grande potencial no aumento da produtividade. Desta forma, o uso de equipamento pesado autônomo é uma tendência crescente na indústria da construção.
A SafeAI construiu uma plataforma de automatização aberta e interoperável que pode ser adaptada em uma frota existente de equipamentos industriais.
O modelo interoperável permite a integração com uma variedade de parceiros do ecossistema, trazendo todo o veículo para a plataforma autônoma.
A SafeAI construiu um ecossistema especificamente para as indústrias de construção e mineração, visto que a tecnologia está pronta e há uma necessidade crítica de automatização de veículos pesados.
Solução SafeAI
A solução SafeAI desbloqueia a produtividade e a utilização dos equipamentos em campo, transformando as máquinas existentes em ativos robóticos autônomos.
Desta forma, o equipamento existente é reformado com o SafeAI Autonomous Kit e o mais importante, isso é feito independentemente do fabricante do equipamento, para que seja possível maximizar a produtividade sem a necessidade de substituir a frota existente. Veja alguns exemplos de equipamentos que são transformados pela SafeAI.
- Caminhões
Para o transporte e despejo de material no canteiro de obras, usando caminhões basculantes articulados de 30 toneladas até caminhões de transporte de 220 toneladas.
- Tratores
Utilizar escavadeira para mover grandes quantidades de material na construção civil e indústria de equipamentos pesados.
- Carregadores
Utilizar mini-carregadeiras para transportar material de um local a outro em canteiros de obra ou outros setores industriais que transportam material pesado.