Você está visualizando atualmente Indústria 4.0 – Use conectividade Bluetooth para controlar a fábrica a distância
Conectividade

Indústria 4.0 – Use conectividade Bluetooth para controlar a fábrica a distância

Compartilhe

A conectividade na Indústria 4.0 visa a união de todos os setores da empresa, seja o chão de fábrica, gerenciamento de produtos, qualidade na produção, vendas, TI, marketing, enfim, todos.

Com a conectividade, as empresas ganham uma vantagem competitiva crucial no mercado, pois são capazes de responder mais rápido e de maneira adequada à novas oportunidades e mudanças mercadológicas.

A conectividade nas empresas vai além de conectar tudo na rede e mandar muitos dados para a nuvem, pois com ela é possível monitorar e controlar a empresa remotamente.

Imagine ter total visibilidade do processo mesmo estando a quilômetros de distância? Muito top, hein?

Para ter acesso ao que há de melhor no mercado, contate a Macnica DHW, temos as soluções certas para deixar a sua indústria ainda mais inteligente.

Módulos de conectividade versáteis e com rápida implementação

Uma das soluções que mais cresce no âmbito de automação industrial, comercial e residencial é a Espressif, que traz módulos de conectividade versáteis e com rápida implementação.

Pensando em conectividade Bluetooth, com o ESP-BLE-MESH, você pode monitorar e controlar seus equipamentos industriais remotamente. Ou seja, você pode construir uma rede de comunicação para o sistema de produção industrial e gerenciar os equipamentos à distância.

Destacamos que a conexão Bluetooth ESP-BLE-MESH oferece agilidade na transmissão das informações, e assim, é possível monitorar todas as etapas da produção e transporte. Além disso, com a Espressif , é possível controlar o processo remotamente, ou seja, ajustar o caminho sem parar o processo.

Ao usar a tecnologia ESP-BLE-MESH, diferentes tipos de dispositivos Bluetooth de diferentes fabricantes podem obter interoperabilidade, comunicando-se entre si de maneira confiável e segura.

Vale destacar que a grande vantagem de usar a tecnologia ESP-BLE-MESH é que, com uma atualização OTA (over the air) nos dispositivos Bluetooth existentes, os usuários podem implementar uma rede MESH rapidamente.

Aumente a produtividade no processo manual e repetitivo

Que tal apostar em sistemas que otimizam o processo no trabalho manual dos operadores? Até porque não importa o quanto você automatize a fábrica, as pessoas ainda serão o bem mais importante do processo.

É por isso que investir em sistemas que trabalham junto com o operador, de forma sistemática e em tempo real, trazem mais rendimento e produtividade para a fábrica.

A solução PathFinder Apollo da Retrocausal, trazida com exclusividade pela Macnica DHW para o Brasil, oferece uma solução baseada em monitoramento por vídeo das atividades de montagem manual.

Com a PathFinder, o operador pode corrigir em tempo real algum erro que venha cometer, pois a solução emite alertas visuais e sonoros em tempo real, o que diminui o retrabalho nas linhas de montagem.

Desta forma, o operador trabalha mais tranquilo pois confia no sistema que lhe assessora e o gerente sabe que a produtividade vai aumentar.

Estas são algumas das soluções de Indústria 4.0 que a Macnica DHW traz para o mercado brasileiro.

Entre em contato conosco para conhecer o nosso portifólio completo e deixar a sua fábrica mais inteligente.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.