Você está visualizando atualmente Case: manutenção preditiva na indústria alimentícia
manutenção preditiva

Case: manutenção preditiva na indústria alimentícia

Compartilhe

A manutenção preditiva é muito importante na indústria alimentícia, pois a paralisação não planejada da produção resulta em perdas significativas de receita e matéria-prima. Por isso, as empresas do setor estão investindo cada vez mais nessa abordagem para garantir que a parada na produção ocorra apenas em momentos planejados.

Para auxiliar as empresas alimentícias a enfrentarem os desafios da transformação digital, a Macnica DHW traz para o mercado uma solução inovadora: o sensor inteligente para motor da ADI OtoSense.

Manutenção preditiva utilizando o sensor inteligente para motor da ADI OtoSense

O sensor inteligente para motor da ADI OtoSense foi projetado para monitorar e diagnosticar o desempenho dos motores industriais utilizados na indústria alimentícia. Com ele, é possível coletar dados precisos em tempo real do funcionamento dos motores, incluindo parâmetros como temperatura, vibração e consumo de energia.

Os dados coletados são processados e analisados por meio de Inteligência Artificial (IA), permitindo a detecção precoce de possíveis falhas e a identificação de tendências anormais de desempenho. Essa análise fornece uma visão clara do estado do motor, realizando diagnósticos otimizados para cada unidade individual.

Dessa forma, se for identificada alguma anomalia que possa indicar um possível problema no motor, são emitidos avisos no dashboard e recomendações são fornecidas para resolver o problema. O dashboard de informações da planta pode ser acessado pelo aplicativo da solução ou por navegador do computador.

Ao adotar essa solução, as empresas da indústria alimentícia podem tomar medidas preventivas para evitar paralisações não programadas e minimizar os riscos de perdas financeiras e de matéria-prima. Assim, a manutenção preditiva pode ajudar a aumentar a eficiência operacional, reduzir os custos de manutenção e prolongar o tempo de vida útil dos equipamentos.

Além disso, um dos grandes diferenciais do sensor inteligente para motor da ADI OtoSense é a sua capacidade de detectar o fluxo magnético, o que a maioria dos sensores disponíveis hoje no mercado não faz. Isso é importante, pois os desvios de campo magnético são a fonte de anomalias de temperatura e vibração, ou seja, esse sensor permite que a manutenção preditiva atue em um estágio anterior às alterações de temperatura e vibração.

Conheça, a seguir, o case do fabricante japonês de sorvete Nissei, que diminuiu os custos de produção e aumentou a qualidade do seu produto utilizando o sensor inteligente para motor da ADI OtoSense.

Case Nissei: fabricante de sorvete

Nissei, o famoso fabricante japonês de sorvete, foi a primeira empresa a introduzir o sorvete de máquina (soft serve ice cream) no Japão. A empresa desenvolve os ingredientes para o sorvete, incluindo a mistura, as casquinhas, as coberturas e os waffers, além de fabricar os freezers especiais necessários para armazenar o produto.

Para acompanhar os novos desafios da Indústria 4.0, a tradicional fabricante de sorvetes de máquina está passando por uma transformação digital, e o teste com o sensor inteligente para motor é uma parte importante desse esforço.

De acordo com o gerente de produção da Nissei, Yoshiro Murakami, a emulsificação é um processo crítico na produção de uma mistura para sorvete. Se ocorrer um problema com o homogeneizador, a emulsificação torna-se impossível, e a qualidade do produto não pode ser mantida adequadamente. “Isso tem um impacto negativo significativo nos custos de produção e na mão de obra, além de a matéria-prima ser desperdiçada”, destacou Yoshiro.

Para garantir que as máquinas da produção estejam trabalhando em conformidade com os padrões exigidos pela indústria alimentícia, a Nissei usa o sensor inteligente para motor da ADI OtoSense. Com ele, é realizada a manutenção preditiva dos homogeneizadores na fábrica de sorvetes.

Dessa forma, o planejamento de manutenção e renovação de equipamentos da Nissei também pode ser implementado e negociado a partir de uma base de dados confiável. “No futuro, planejamos otimizar a frequência de manutenção, o que reduzirá ainda mais os custos. Atualmente, embarcamos em uma jornada de transformação digital em toda a empresa, que inclui um projeto chamado Smart Factory NISSEI”, destacou Yoshiro.

Macnica DHW e ADI OtoSense: parceria para fornecer soluções tecnológicas para a indústria alimentícia

A Macnica DHW e a ADI OtoSense estão comprometidas em fornecer soluções tecnológicas de ponta que impulsionem a indústria alimentícia rumo à excelência operacional, como o  sensor inteligente para motor. Com ele, as empresas podem elevar seus processos de manutenção a um novo patamar, garantindo um fluxo de produção contínuo e minimizando os impactos negativos das paradas não planejadas a partir do uso de IA.

Ficou interessado? Quer implementar essa solução e começar a transformação digital na sua fábrica, tornando-a mais inteligente, segura e eficiente? Clique aqui, entre em contato com a gente e saiba mais sobre o sensor inteligente para motor da ADI OtoSense.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.