Você está visualizando atualmente Maior rendimento e eficiência na linha de produção

Maior rendimento e eficiência na linha de produção

Compartilhe

Maior rendimento e eficiência na linha de produção: Muitos processos durante a fabricação de um item são realizados de forma manual, e podem ser atividades que vão desde a montagem até o teste em bancada, por exemplo.

Essas etapas são muito sensíveis a falhas humanas, seja pela seleção de uma peça incorreta ou por esquecimento de uma etapa do processo.

Estas falhas podem acontecer ao final de longas horas de trabalho ou por inadequações no próprio design do processo, gerando retrabalho e despesas.

Pensando neste cenário, onde processos precisam ser executados com muita atenção, a Retrocausal apresenta uma solução de acompanhamento de atividades por vídeo.

Acompanhamento de atividades por vídeo

Para as atividades manuais e repetitivas o sistema RetroActivity funciona como um auxiliar em vídeo, que previamente treinado, acompanha as atividades e compara com a sequência correta, garantindo que todos os passos sejam executados.

Para colaboradores novos e temporários o sistema será um auxiliar no treinamento, visto que, os passos são mostrados na tela, e conforme são executados, eles ficam sinalizados em verde, como mostra no vídeo abaixo.

RetroActivity é uma solução composta por uma câmera habilitada para IA que ao detectar algum erro na realização de tarefas dos operadores na linha montagem, dispara alertas sonoros e visuais. Além disso, o RetroActivity realiza continuamente estudos de tempo em processos de montagem para acelerar eventos Kaizen, ou mudanças para melhor.

RetroActivity

A plataforma RetroActivity constrói automaticamente modelos computacionais de uma tarefa física complexa, como uma atividade de montagem, a partir de apenas alguns vídeos de demonstrações gravadas da tarefa.

Uma vez que esse modelo é construído, o RetroActivity rastreia com precisão o status do trabalho a partir do vídeo ao vivo, podendo gerar muito mais eficiência nas atividades desenvolvidas, como guiar um operador durante a tarefa, fornecer treinamento independente e realizar análises.

Além disso, o RetroActivity oferece alertas sonoros e visuais que ajudam o operador a evitar erros de montagem, enquanto sua capacidade analítica identifica atividades sem valor agregado, variabilidade inesperada nos tempos de processo e rastreio de erros de montagem em uma linha.

Porque utilizar o RetroActivity?

O RetroActivity aumenta o controle de qualidade e a melhoria contínua do processo.

O sistema digitaliza atividades de montagem manual por meio de análise visual, proporcionando maior visibilidade a engenheiros industriais, operadores de linha, líderes de excelência operacional e instrutores.

Com a RetroActivity  gestores terão um grande diferencial em suas atividades, pois poderão melhorar a linha de produção, aumentar a produtividade e os lucros da empresa, tudo isso, através da geração de um banco de informações inovador e eficiente.

Para saber mais como este sistema se aplica, entre em contato conosco.

Nosso time de engenheiros irá lhe auxiliar em todo o processo de escolha e implantação do sistema, assim como já está auxiliando algumas empresas que estão aumentando a sua produção com a solução RetroActivity.

Leia também:

Solução IA para a eficiência na linha de produção

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.