You are currently viewing Modernize o processo de manufatura

Modernize o processo de manufatura

Senspider: Modernize o processo de manufatura através da Manutenção Preditiva.

A indústria de manufatura está passando pelo processo de modernização trazida pela Industria 4.0, e a Senspider pode ajudar nesta transformação. 

Os processos manuais estão ganhando acompanhamento digital para minimizar os erros humanos e aumentar o rendimento da produção.

Enquanto isso, máquinas passam pelo processo de manutenção preventiva para a manutenção preditiva.

A manutenção preditiva é o tipo de manutenção baseada no estado da máquina/equipamento. Sendo assim, para que estas medidas sejam tomadas, é necessário o monitoramento em tempo real.

Desta forma, as inspeções visuais das máquinas dão lugar ao sensoriamento e coleta de informações por dispositivos IoT.

Estes dispositivos monitoram as máquinas e enviam as informações para a central de processamento, que pode ser na nuvem ou local.

Em muitos casos, o volume de informações coletadas é tão alto que inviabiliza o processamento na nuvem, nestes casos, processar localmente é a solução.

O processamento local, também conhecido como edge computing, consiste em tratar os dados localmente e esse tratamento muitas vezes utiliza Inteligência Artificial (AI) e machine learning.

Após o tratamento, os dados são enviados para nuvem, para os dashboards do processo, onde disponibilizam informações importantes que geram a tomada de decisão mais assertiva por parte dos gestores.

Muitas vezes, dentro da indústria de manufatura existem ambientes insalubres, neste caso, é necessário um equipamento de coleta e tratamento de dados robusto, e é neste momento que a Senspider pode ajudar muito.

Figura 1. Senspider (foto do equipamento)

Senspider: Terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial e machine learning ideal para aplicações de Indústria 4.0

Senspider: Aquisição, Sensoriamento e Processamento

A Senspider é um dispositivo compacto que agrega as funcionalidades de aquisição e sensoriamento, com infraestrutura de hardware e software preparados para processar algoritmos de inteligência artificial e de machine learning, ao mesmo tempo que envia para um servidor os dados já processados.

Uma característica importante da Senspider é sua versatilidade. Por meio da composição de até quatro interfaces de tratamento de sinal é possível atender uma variada gama de aplicações, permitindo a conexão de até oito diferentes sensores analógicos ao dispositivo. Estão disponíveis três diferentes interfaces para tratamento de sinal, com os quais é possível atender a maioria das soluções em sensores industriais presentes no mercado. São eles:

Na Prática: Case utilizando a Senspider

Um caso de aplicação da Senspider utilizando as três interfaces em uma única solução foi realizado nas instalações da AISIN AW Industries, fabricante japonesa de componentes veiculares.

A empresa não conseguia aumentar a eficiência da produção devido ao tempo de inatividade quando uma falha repentina acontecia na bomba hidráulica. Além disso, os colaboradores perdiam muito tempo todos os dias verificando visualmente as condições do equipamento.

Para diminuir os esforços da inspeção visual e paradas repentinas devido a danos no rolamento, entupimento de filtro ou na entrada de ar no sistema, foi implementado o sensoriamento completo em um motor hidráulico, utilizando sensores de vibração nos três eixos, sensor de pressão na saída da bomba e sensor de temperatura da carcaça. 

Figura 2. Pontos de monitoramento do motor hidráulico.

Aliando todo esse sensoriamento a algoritmos de deep learning desenvolvido na Senspider foi possível determinar anormalidades no funcionamento do motor, quando comparado aos limites extraídos em um experimento de demonstração.

A identificação de anormalidades em estágios iniciais permitiu o planejamento de uma parada para manutenção, além de evitar que outros equipamentos sofressem perdas devido à falha repentina do motor.

Sendo assim, o sistema de previsão de falhas do motor, que identifica com antecedência uma possível parada da fábrica, trouxe uma diminuição no tempo de inatividade do processo monitorado e do tempo gasto para realização de inspeções visuais na fábrica.

O conjunto de dados que a Senspider permite integrar e processar num único dispositivo resulta no aumento da eficiência do sistema, pois melhora muito todo o processo de produção através da visibilidade que proporciona.

Sendo assim, é uma peça chave na implementação da manutenção preditiva, além de tornar as fábricas cada vez mais inteligentes como propõem a Indústria 4.0.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto utilizando a Senspider.

Saiba mais sobre a Senspider

Vídeo Senspider

Vídeo Transformação Digital

Artigo Técnico

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK