Você está visualizando atualmente Como aumentar o ROI da montagem manual?
montagem manual

Como aumentar o ROI da montagem manual?

Compartilhe

Qual o custo para a empresa de um produto chegar ao cliente final com defeito?

  • Perder a credibilidade
  • Ter custos em recolher o produto defeituoso
  • Ter retrabalho para corrigir o erro
  • Gerar sucata

Esses são alguns problemas que podem ocorrer quando um produto é mal fabricado, sendo assim, para qualquer empresa, receber um chamado de produto com defeito é só prejuízo e ninguém quer passar por isso.

Assim fica claro que toda empresa que quer ter o maior retorno do seu investimento (ROI) na produção investe em soluções para reduzir os erros ou torná-los imediatamente óbvios após a ocorrência. Isso se chama “Evitar Erros” ou do japonês Poka Yoke.

Qualquer processo de montagem está susceptível a erros e diversas formas de evitar são implementadas, como cita a matéria no blog da Eagle Technologies:

  • Elimine elementos/peças do projeto propensos a erros, como colagem de peças.
  • Crie peças e estágios de montagem que impossibilitem erros de montagem, por exemplo, evite peças que possam ser montadas de forma invertida.
  • Tenha instruções de montagem que reduzam a probabilidade de erro, com ilustrações e demonstrativos.
  • Automatize tarefas para evitar erros de montagem manual.
  • Detecte erros na origem, em vez de detectar no final do processo.

Essas são algumas soluções que podemos encontrar para minimizar os erros de montagem, mas o que fazer quando a montagem manual é imprescindível para o processo?

Como evitar erros de montagem manual?

Essa é a pergunta que todo gerente de produção deve ser fazer para aumentar o ROI, ou seja, aumentar a lucratividade.

Assim, quando temos um processo de montagem manual e repetitivo, muitas vezes, a automatização não é uma opção, pois o processo é sensível e dinâmico.

Nestes casos, investir em um sistema que opere em conjunto com o humano é a melhor solução!!!

Ou seja, ter um sistema que monitore o trabalho de montagem manual e emita alertas em tempo real caso ocorra um erro. Assim, o mesmo é corrigido imediatamente, evitando chamados por má fabricação.

Como todo o processo de montagem manual exige muita atenção do operador para que se tenha produtos funcionais ao final do processo. Até mesmo o operador mais experiente está susceptível a falha, dado efeito da fadiga durante as jornadas de trabalho. Assim, um sistema de monitoramento é essencial.

Desta forma, com o sistema de monitoramento, o operador irá se sentir mais tranquilo durante o seu trabalho, pois conta com um par de olhos extras para monitorar o seu trabalho. Com isso, além de aumentar o ROI, os chamados de produto com defeito irão diminuir drasticamente, chegando a 60% em duas semanas, como obteve uma linha de montagem em Shenzhen utilizando a solução da Retrocausal.  

A solução para montagem manual

Você também pode reduzir os erros em até 60% na sua linha de montagem manual, com a solução PathFinder da Retrocausal, trazida com exclusividade pela Macnica DHW.

Uma solução de monitoramento por vídeo que acompanha todos as etapas do processo de montagem manual e envia alertas em tempo real se uma etapa não é realizada.

Assim, o operador pode corrigir o erro imediatamente e garantir que todos os produtos sejam montados com total eficiência.

Uma parceria entre homem e máquina que traz muito resultado!

Além de acompanhar o processo de montagem manual a plataforma PathFinder é uma grande aliada no treinamento de novos operadores, pois é capaz de acompanhar as atividades executadas, emitir alertas, e exibir vídeos explicativos de cada etapa, permitindo que o operador tenha autonomia mesmo nos primeiros dias de trabalho.

Todos esses benefícios da plataforma PathFinder reduzem os erros na montagem manual e aumentam o rendimento inicial de novos operadores em 10%.

Entre em contato conosco e saiba como levar todas estas vantagens para o seu processo de montagem manual e repetitivo e aumentar o ROI.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.