You are currently viewing Indústria automotiva: Redução de erros humanos

Indústria automotiva: Redução de erros humanos

A década de 2020 será uma década de transição para a indústria automotiva. A base de suprimento passou grande parte da última década se ajustando a esse novo futuro, no qual teremos mais carros elétricos e autônomos rodando.

Comparando os carros movidos a bateria com os movidos à combustão, os elétricos tem pouco mais de uma dúzia de peças móveis enquanto que os de combustão interna tradicional possuem centenas.

Mesmo com essas diferenças e tantas outras, principalmente no quesito: meio ambiente, os carros a combustão ainda são maioria e as fábricas de peças precisam se adaptar a esse cenário misto de produção.

A necessidade de adaptabilidade rápida e melhoria de processos nestes tempos incertos é cada vez maior. Segundo Elon Musk, a automação excessiva em meio a tais ciclos de desenvolvimento ágil é um erro (leia a matéria completa aqui). O trabalho humano não deve ser subestimado, pois com a orientação e acompanhamento certo, a produção pode aumentar sem robotizar 100% da linha de produção.

Desta forma, as fábricas que forem capazes de adaptar equipes de operadores humanos, treiná-los e equipá-los com as ferramentas certas terão mais sucesso.

Pensando nisso, a chave é poder oferecer aos trabalhadores humanos, que estão à frente de uma linha de produção manual e repetitiva, ferramentas baseadas em inteligência artificial (AI), para que possam ser treinados com orientação e suporte em tempo real.

Esta ferramenta já existe e foi trazida para o mercado brasileiro com exclusividade pela Macnica DHW.

Trata-se da solução Pathfinder Apollo.

Essa plataforma é uma solução desenvolvida pela Retrocausal, que é líder no mercado de soluções inteligentes aplicadas para a indústria.

Pathfinder Apollo analisa em tempo real os passos executados durante o procedimento e avisa o operador assim que um passo for esquecido ou executado de forma incorreta. Isso torna a plataforma um grande aliado na execução de tarefas manuais.

Além disso, a plataforma permite a realização contínua de estudos de tempo e movimento em um novo processo. Ela rastreia erros na linha de produção e oferece um rápido treinamento para os novos colaboradores, otimizando tempo e custo para a Indústria.

Assim, as soluções de monitoramento inteligente de processos manuais são uma prioridade estratégica para os principais players automotivos.

Quer saber mais sobre a plataforma Pathfinder Apollo, venha assistir ao nosso Webinar:

Dia: 23 de Setembro

Horário: 17h

Inscreva-se gratuitamente aqui!!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK