Você está visualizando atualmente Indústria automotiva: Redução de erros humanos

Indústria automotiva: Redução de erros humanos

Compartilhe

A década de 2020 será uma década de transição para a indústria automotiva. A base de suprimento passou grande parte da última década se ajustando a esse novo futuro, no qual teremos mais carros elétricos e autônomos rodando.

Comparando os carros movidos a bateria com os movidos à combustão, os elétricos tem pouco mais de uma dúzia de peças móveis enquanto que os de combustão interna tradicional possuem centenas.

Mesmo com essas diferenças e tantas outras, principalmente no quesito: meio ambiente, os carros a combustão ainda são maioria e as fábricas de peças precisam se adaptar a esse cenário misto de produção.

A necessidade de adaptabilidade rápida e melhoria de processos nestes tempos incertos é cada vez maior. Segundo Elon Musk, a automação excessiva em meio a tais ciclos de desenvolvimento ágil é um erro (leia a matéria completa aqui). O trabalho humano não deve ser subestimado, pois com a orientação e acompanhamento certo, a produção pode aumentar sem robotizar 100% da linha de produção.

Desta forma, as fábricas que forem capazes de adaptar equipes de operadores humanos, treiná-los e equipá-los com as ferramentas certas terão mais sucesso.

Pensando nisso, a chave é poder oferecer aos trabalhadores humanos, que estão à frente de uma linha de produção manual e repetitiva, ferramentas baseadas em inteligência artificial (AI), para que possam ser treinados com orientação e suporte em tempo real.

Esta ferramenta já existe e foi trazida para o mercado brasileiro com exclusividade pela Macnica DHW.

Trata-se da solução Pathfinder Apollo.

Essa plataforma é uma solução desenvolvida pela Retrocausal, que é líder no mercado de soluções inteligentes aplicadas para a indústria.

Pathfinder Apollo analisa em tempo real os passos executados durante o procedimento e avisa o operador assim que um passo for esquecido ou executado de forma incorreta. Isso torna a plataforma um grande aliado na execução de tarefas manuais.

Além disso, a plataforma permite a realização contínua de estudos de tempo e movimento em um novo processo. Ela rastreia erros na linha de produção e oferece um rápido treinamento para os novos colaboradores, otimizando tempo e custo para a Indústria.

Assim, as soluções de monitoramento inteligente de processos manuais são uma prioridade estratégica para os principais players automotivos.

Quer saber mais sobre a plataforma Pathfinder Apollo, venha assistir ao nosso Webinar:

Baixe o E-book Retrocausal

Vídeo Retrocausal

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.