Você está visualizando atualmente Módulos IoT certificados pela Anatel

Módulos IoT certificados pela Anatel

Compartilhe

LPWA (low-power wide-area) é uma nova geração de tecnologia de rede celular projetada para conectar dispositivos que requerem baixo consumo de energia, longo alcance e alta segurança.

Essa tecnologia é ideal para aplicações IoT, que normalmente exigem baixo custo, muitas unidades com poucos requisitos de dados ou para aquelas que operam em locais remotos ou de difícil acesso e que são alimentadas por bateria por longos períodos.

A rede LPWA, portanto, permite que muitos objetos do dia a dia se conectem à rede, comunicando dados essenciais regularmente, de forma confiável e com o mínimo de intervenção humana.

Sensores de temperatura, luzes de rua e medidores de serviços públicos, são alguns exemplos que podem ser facilmente conectados a redes de celular e, em seguida, monitorados e controlados remotamente ou, melhor de tudo, eles podem ser totalmente automatizados.

Com esta tecnologia, itens que até então não constavam na lista de dispositivos conectados, agora são fortes candidatos ao mundo dos dispositivos inteligentes.

Essas soluções podem fornecer às empresas insights sobre o desempenho operacional, ajudando a impulsionar melhorias, pois os dados gerados permitem que os setores se entendam muito melhor.

O impacto do LPWA tem-se mostrado transformador em todos os setores: indústrias como agricultura, serviços públicos e manufatura já estão fazendo grandes economias financeiras, bem como, melhorias ambientais, além de promoverem maior segurança.

Desta forma, aqueles que adotarem essa tecnologia no início terão uma vantagem significativa sobre os concorrentes, e o melhor de tudo, o investimento necessário pode ser surpreendentemente modesto.

Módulos LPWA Quectel

Os módulos LPWA duráveis ​​e econômicos da Quectel atendem a toda essa gama de aplicações IoT em vários setores, ou seja, todos os mercados estão prontos para a tecnologia LPWA.

Para garantir que a sua aplicação tenha total funcionalidade no Brasil, além da cobertura das operadoras é necessário que o seu produto tenha certificação Anatel.

Para ajudar no rápido desenvolvimento do seu projeto, a Quectel investe na certificação dos seus módulos junto a Anatel.

No portifólio da Quectel existem muitos produtos certificados pela Anatel, destes produtos destacamos os módulos LPWA que atendem a uma ampla gama de aplicações voltadas para IoT.

A família de módulos BG95 oferece módulos do tipo Cat M1 e NB. Além disso, algumas variações possuem fallback para 2G, uma característica importante visto que muitas cidades no Brasil ainda operam apenas com esta tecnologia.

Conheça as principais características de alguns itens da família BG95:

BG95-M2: LTE Cat M1/Cat NB2 + GNSS 

BG95-M3: LTE Cat M1/Cat NB2/2G (EGPRS) + GNSS + USB 2.0

BG95-M4: LTE Cat M1/Cat NB1/Cat NB2 + GNSS + USB 2.0 

BG95-M5: LTE Cat M1/Cat NB2/2G (EGPRS) + GNSS + USB 2.0

BG95-M6: LTE Cat M1/Cat NB2 + GNSS + USB 2.0

Além destes módulos, a Quectel possui outros módulos com certificação Anatel, o mais recente homologado foi o módulo LTE Cat 4 EM05-G.

Este módulo é indicado para aplicações como roteadores industriais, PDAs industriais, tablet PCs robustos e sinalização digital.

Ele oferece taxas máximas de downlink de 150 Mbps e taxas de uplink de 50 Mbps em LTE. Além disso, o módulo está disponível em um formato M.2 padrão e fornece conectividade de dados em LTE-FDD, LTE-TDD, DC-HSDPA, HSPA +, HSDPA, HSUPA, WCDMA e redes CDMA.

Entre em contato conosco para conhecer a lista completa de módulos Quectel com certificação Anatel.

O nosso time de engenheiros pode lhe auxiliar na especificação do melhor módulo para o seu projeto. 

Leia também: Hidrômetros Inteligentes

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.