Você está visualizando atualmente Fábricas: Evite paradas no processo de produção

Fábricas: Evite paradas no processo de produção

Compartilhe

Dentro da indústria muitos produtos são fabricados diariamente devido ao alto grau de automatização do processo. Nas fábricas de motores, por exemplo, robôs lineares são utilizados para manusear as peças, enquanto que esteiras facilitam o deslocamento do motor de uma estação de montagem para outra.

Dependendo do processo podemos ter um motor montado a cada 15 segundos, em média, chega-se a produzir cerca de 6.000 motores/dia.

Este rendimento extremamente alto só pode ser alcançado com um alto grau de automação e com equipamentos extremamente confiáveis.

Desta forma, o objetivo dos operadores é sempre evitar falhas e tempos de inatividade do sistema.

Uma maneira de diminuir os tempos inativos é implementando soluções de manutenção preditiva. Ou seja, monitorando todos os equipamentos críticos da fábrica com sensores e análise dos dados em tempo real.

Com o monitoramento dos equipamentos feitos por sensores de temperatura, vibração, entre outros, é possível registrar continuamente a condição dos equipamentos e notificar assim que um reparo ou substituição seja necessário, tornando a fábrica ainda mais inteligente.

Foi pensando nas soluções de manutenção preditiva que a Senspider foi criada.

SENSPIDER: Terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial (AI) e machine learning ideal para aplicações de Indústria 4.0.

Participe do nosso Webinar: Hardware para Manutenção Preditiva no dia

11 de Novembro, às 17h.

Senspider

Senspider é um dispositivo compacto que agrega as funcionalidades de aquisição e sensoriamento, com infraestrutura de hardware e software preparados para processar algoritmos de Inteligência Artificial (AI) e machine learning (ML), ao mesmo tempo que envia para um servidor os dados já processados.

Uma característica importante da Senspider é sua versatilidade. Por meio da composição de até quatro interfaces de tratamento de sinal é possível atender uma variada gama de aplicações, permitindo a conexão de até oito diferentes sensores analógicos ao dispositivo.

Estão disponíveis três diferentes interfaces para tratamento de sinal, com os quais é possível atender a maioria das soluções em sensores industriais presentes no mercado. São eles:

  • Interface para sensores de vibrações de alta velocidade
  • Interface para sensores de propósito geral (tensão e corrente)
  • Interface pra sensores de temperatura

O conjunto de dados que a Senspider permite integrar e processar num único dispositivo resulta no aumento da eficiência do sistema, pois melhora muito todo o processo de produção através da visibilidade que proporciona.

Sendo assim, é uma peça chave na implementação da manutenção preditiva, além de tornar as fábricas cada vez mais inteligentes como propõem a Indústria 4.0.

Assista a palestra sobre a Senspider realizada pela Macnica DHW a convite da UNISUL Pedra Branca.

Vídeo Senspider

Vídeo Transformação Digital

Artigo Técnico

Preencha o formulário a baixo para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto utilizando a Senspider.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.