Você está visualizando atualmente Sistemas de controle industrial de alta precisão
Microcontroladores para sistemas de controle industrial de alta precisão

Sistemas de controle industrial de alta precisão

Compartilhe

Microcontroladores M33 para sistemas de controle industrial de alta precisão

No contexto da Indústria 4.0, aperfeiçoar os processos é essencial e, para isso, é preciso contar com sistemas de controle industrial de alta precisão.

Afinal, independentemente do tamanho, uma empresa é constituída por um conjunto de processos que precisam estar bem alinhados para garantir o maior rendimento da produção.

Sendo assim, manter o controle industrial é uma forma eficaz do gestor identificar e corrigir alterações que podem prejudicar sua produtividade.

Além disso, por meio da instrumentação, é possível prevenir a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho, e desta forma, aumentar a segurança dos colaboradores.

Assim, fica claro que essa atividade é fundamental para garantir o melhor aproveitamento dos processos.

Pensando nisso, a GigaDevice, lança uma nova série MCU, voltado para sistemas embarcados: os dispositivos GD32E5.

Eles são extremamente favoráveis para o desenvolvimento de controle industrial de alta precisão. Além disso, eles podem ser utilizados em fonte de alimentação digital, conversão de frequência de motor, instrumentos de medição, processamento de sinal misto e controle de bens de consumo.

Microcontroladores GD32 ARM Cortex-M33

A série de microcontroladores  GD32E5 é baseada no Arm® Cortex®-M33 da mais recente arquitetura Armv8-M. A frequência do sistema suporta até 180 MHz e inclui um multiplicador/divisor de hardware integrado, conjunto de instruções DSP e unidade de ponto flutuante de precisão simples (FPU).

Os dispositivos também são equipados com uma nova unidade matemática trigonométrica (TMU) de hardware que suporta vetor, seno e cosseno, expoente, raiz quadrada, logaritmo comum e outras operações trigonométricas matemáticas, reduzindo a carga sobre a CPU e melhorando a eficiência do processamento.

Além disso, possui uma unidade de proteção de memória embutida (MPU) para isolamento de tarefas, melhorando a confiabilidade do sistema.

Os dispositivos operam com uma fonte de alimentação de 1,7 V a 3,6 V.  

A porta de I/O pode suportar níveis de tensão de 5 V e está disponível na faixa de temperatura de –40 °C a + 85 °C.

Vários modos de economia de energia fornecem flexibilidade para otimização máxima entre a latência de ativação e o consumo de energia, uma consideração especialmente importante em aplicações de baixa energia.

Sendo assim, os recursos citados tornam os dispositivos GD32E5 adequados para uma ampla gama de aplicações de interconexão, especialmente em áreas como comutação de fontes de alimentação, processamento de dados avançado, controle de motor, gerenciamento de energia e outras aplicações industriais.

Figura 1. Série GD32E5 de MCUs de uso geral baseados em Cortex®-M33 – Novos recursos

Características

  • Configurações de memória flexíveis, com até 512 KB de memória Flash no chip e até 128 KB de memória SRAM
  • Temporizador de super alta resolução (SHRTimer) com 5 contadores independentes
  • Controlador de função dupla USB 2.0 OTG, incluindo modo de alta velocidade (HS) de 480 Mbps e modo de velocidade total (FS) de 12Mbps
  • Vasta gama de interfaces de comunicação padrão e avançadas, incluindo SPI, I2C, USART, I2S, CAN FD, SDIO, Ethernet, comparadores ultrarrápidos, controlador de memória externa e TMU
  • Três ADC de 12 bits e 2,5Msps com 16 canais
  • Dois DAC de 12 bits
  • Cinco modos de economia de energia para otimização máxima entre latência de despertar e consumo de energia para aplicativos de baixo consumo de energia

Veja as lista de características completa do M33 em

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.