Você está visualizando atualmente Fábrica inteligente: Por onde eu começo?

Fábrica inteligente: Por onde eu começo?

Compartilhe

Uma fábrica inteligente pode ser vista como aquela onde toda matéria-prima que entra é transformada em produto final com o menor desperdício e de forma rápida.

Para isso, um sistema de visualização do processo é necessário. Ou seja, associando dispositivos IoT aos equipamentos e visualizando as informações em tempo real.

Com a tecnologia da N3N, tudo isso é possível, pois em uma única tela é possível visualizar as informações em tempo real que geram insights e orientam as decisões dos gestores.

A plataforma de visualização de operações dinâmicas converge perfeitamente os dados de sensores, dispositivos conectados e feeds de vídeo.

O que é uma fábrica inteligente?

Uma fábrica inteligente é o modelo dos sonhos, aonde toda a matéria-prima de entrada chega bem a tempo de atender às necessidades de sua linha, permitindo que sua equipe execute o produto em perfeito fluxo com seus requisitos de saída.

Além disso, problemas como “paradas não planejadas” não existem porque as máquinas são inteligentes o suficiente para dizer que precisam de um ajuste antes de quebrar. Você tem um fluxo perfeito, a fábrica tem tudo que precisa, no momento em que precisa, permitindo que às demandas dos clientes sejam atendidas mais rápido do que nunca.

E por onde começar?

Claro, tudo isso é mais fácil dizer do que fazer, mas a boa notícia é que você provavelmente tem a maior parte da infraestrutura necessária para habilitar seus dados existentes e dar os primeiros passos para construir uma fábrica mais inteligente.

A primeira pergunta que faremos é: “Como são seus dados?” ou “Quais sistemas você tem em vigor agora?”

Se a resposta for algo como “Não faço ideia”; não se preocupe, a maioria dos seus sistemas existentes provavelmente já tem um aplicativo para permitir uma melhor manutenção e fornecer uma janela para sua produtividade. Ou seja, todas as máquinas têm seu próprio painel de controle.

Embora sejam todos painéis diferentes e não conversem entre si diretamente, existe uma forma de centralizar essas informações em um só lugar.

Isso é possível utilizando a plataforma da N3N, que reúne em um só lugar informações de sensores, dispositivos IoT, imagens de vídeo, entre outras informações.

Assim, é criado um ponto de visualização dos dados integrado, onde os gestores podem visualizar as principais informações do sistema e ter uma visão sobre a saúde não apenas de suas máquinas, mas, de sua empresa como um todo.

Sendo então possível administrar melhor as instalações e avançar em direção aos benefícios de uma fábrica inteligente.

Usufruindo de benefícios como: menos prazos perdidos, menos pedidos em atraso, prazos de entrega mais baixos, menores custos de produção e maior produtividade, o que resulta em clientes mais felizes.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar na transformação digital da sua empresa.

Nos acompanhe nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.