Você está visualizando atualmente FPGAs Intel com conversor ADC/DAC integrado para comunicação wireless
comunicação wireless

FPGAs Intel com conversor ADC/DAC integrado para comunicação wireless

Compartilhe

A FPGA Intel é um dispositivo muito utilizado em sistemas que requerem alto grau de segurança e velocidade de processamento, como sistemas militares e radares. Além disso, estes sistemas requerem alto nível de robustez para realizar a comunicação wireless (RF), ou seja, os sistemas devem funcionar em ambientes úmidos, com grande variação de temperatura e até mesmo com exposição à radiação.

Sendo assim, para seguir inovando e trazendo soluções eficientes para o mercado militar, a Intel está trazendo FPGA com mais funcionalidades que diminuem o número de componentes do dispositivo, deixando os sistemas ainda mais rápidos e robustos.

A primeira característica que a Intel é a nova tecnologia das FPGAs que integram conversor ADC/DAC no mesmo chip. Uma ótima solução para aplicações no mercado de radares, militar, comunicação wireless que requerem o processamento de sinais analógicos RF.

Essa nova apresentação das FPGAs com conversor integrado oferece vantagens, como:

  • Capacidades de RF direta no chip, com conversão e processamento dos dados integrados.
  • Menor consumo de energia, pois elimina a interface JESD204.
  • Menos complexidade do circuito, com redução dos conversores analógicos discretos.
  • Largura de banda instantânea ampla, com alta taxa de amostragem.
  • Alto desempenho e flexibilidade, oferecido pela nova fabric (malha interna) da FPGA Intel.

Com isso, o desenvolvimento de novos projetos com comunicação RF é favorecido, enquanto aumenta o desempenho, diminui a potência consumida e elimina componentes analógicos volumosos do projeto.

Neste contexto, vale ressaltar que o impulso para a transformação digital aumentou a demanda por extrema flexibilidade na comunicação wireless – RF e as FPGAs Intel com conversor de dados integrado, oferecem um alto grau de flexibilidade, capacidade DSP e escalabilidade em vários fatores, incluindo o número de antenas, bandas de frequência, largura de banda, entre outros. Tudo isso com pequeno encapsulamento e um front-end comum em todo o espectro de RF.

As FPGAs Intel com conversor ADC/DAC integrado possuem taxa de amostragem de até 64GSPS, conectividade, ampla largura de banda e capacidade de programação, o que favorece muitos mercados.

Militar, Radar e Governo

O conversor de alta taxa de amostragem fornece aos sistemas de radares e militares alta largura de banda instantânea – um requisito para aplicações que incluem recepção e interferência de dados, reconhecimento e formação de feixe para transmissão.

Teste e Medição

Essa tecnologia oferece capacidade de RF direta, sem conversores analógicos, deixando a solução menor, diminuindo a latência e consumindo menos potência, sem perder desempenho, sendo perfeito para testes e medições que requerem alta confiabilidade.

Comunicação Wireless

Com tecnologia de conversor ADC/DAC integrada para FPGAs e as possibilidades de futuras variantes de produtos com diferentes conversores de dados, a Intel poderá adicionar novos recursos ao ecossistema de comunicação wireless.

Saiba mais informações sobre essa solução da Intel nos links abaixo:

Vídeo demonstrativo

Solution Brief

Entre em contato conosco para saber como você pode levar essas vantagens das FPGAs Intel com conversor integrado para a sua solução.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.