Você está visualizando atualmente Monitoramento por vídeo para diminuir erros na montagem manual
montagem manual

Monitoramento por vídeo para diminuir erros na montagem manual

Compartilhe

A automação industrial dentro do conceito de Indústria 4.0 vai além do uso de robôs e automatização de processos de fabricação. Desta forma, para seguir aumentando a produtividade, é preciso melhorar a montagem manual e isso pode ser feito com o monitoramento por vídeo.

No ambiente industrial, onde etapas da produção são feitas por humanos, o uso de câmeras e processamento com Inteligência Artificial pode ser um grande aliado para aumentar a produtividade. Para que isso aconteça, é preciso investir em:

  • Software: a inteligência inserida no processo deve ser capaz de processar as informações rapidamente, enviar alertas em tempo real e gerar insights para otimizar o processo.
  • Hardware: os dispositivos, como por exemplo computadores, devem ser robustos para processar uma grande carga de dados, com milhares frames por segundo oriundos das câmeras de monitoramento; além disso, os computadores devem ser fisicamente robustos para operar em ambientes hostis como as fábricas.
  • Pessoas: existem atividades de montagem manual que apenas humanos podem executar, por isso, melhorar este processo através de soluções que monitoram os passos e emitem alertas visuais e sonoros em tempo real, são verdadeiros auxiliares “incansáveis” para os operadores.

Sabendo da importância destes pilares para aumentar a produtividade da fábrica, a Macnica DHW oferece soluções robustas e eficientes para otimizar a montagem manual e repetitiva.

Veja nossos destaques de hardware que dá suporte no desenvolvimento de soluções de monitoramento por vídeo.

Precisa de computador industrial?

A IEI oferece soluções modulares e robustas, desenvolvidas para o alto processamento de dados em ambiente industrial.

Os dispositivos IEI possuem classificação IP65 (possuem resistência a poeira e jatos de água), ampla faixa de temperatura de operação e expansão flexível.

Essas características garantem a eficiência do sistema de monitoramento por vídeo implementado em ambientes hostis, como por exemplo, os ambientes industriais.

Durante o processo de fabricação manual e repetitivo, erros podem ocorrer, impactando diretamente na qualidade do produto. Por isso, é necessário classificar adequadamente as etapas de montagem e alertar em tempo real quando falhas ocorrerem.

O Tank AIoT e o FLEX, sistemas de inferência IA, oferecem muitos I/O e sinais PCIe x8 duplos para suportar complementos como as placas de aceleração (Mustang-F100-A10 e Mustang-V100-MX8) ou o PoE para melhorar o desempenho dos sistemas de monitoramento por vídeo.

Além dos sistemas de inferência, a IEI conta com placas de aceleração baseadas em FPGA e VPU; e também monitores com computador industrial integrado de diferentes tamanhos, que atendem a diversas aplicações industriais.

Quer softwares eficientes?

Para monitorar os dados de vídeo coletados, a Pathfinder Apollo é a solução ideal. Trazida com exclusividade pela Macnica DHW, a solução da Retrocausal otimiza a montagem manual e repetitiva.

A solução PathFinder oferece alertas sonoros e visuais de passos perdidos em tempo real, o que evita que produtos saiam da fábrica com defeitos de montagem.

Pois mesmo que os operadores trabalhem incansavelmente e de forma repetitiva, muitas vezes a inexperiência, a fadiga, os novos processos e a complexidade de produção, podem levar ao erro.

Se os erros humanos são responsáveis por 68% dos problemas de qualidade nas linhas de montagem de fabricação, imagina o ganho na eficiência do processo que essa solução oferece?

A Retrocausal oferece a solução associando Inteligência Artificial. O sistema é capaz de acompanhar todo o processo e acionar alertas sonoros e visuais quando um erro acontece.

 

Um alerta é enviado em tempo real quando o operador esquece um passo, neste caso foi a instalação do HDD.

E as pessoas?

As pessoas além de fundamentais na montagem manual, não são substituíveis, mas podem receber uma grande ajuda dos sistemas de monitoramento.

Assim a solução PathFinder, se torna um aliado do operador, garantindo que 100% dos produtos tenham sua montagem realizada corretamente. Consegue imaginar um parceiro melhor?

Outra vantagem deste sistema é que ele pode auxiliar novos operadores no processo de treinamento, mostrando quais os passos que devem ser executados e sinalizando o que não foi feito corretamente.  

Para saber como ter esta tecnologia de ponta em software e hardware para o seu processo de montagem manual entre em contato conosco.

Assista o vídeo sobre a solução Pathfinder Apollo

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.