Você está visualizando atualmente Pindamonhangaba recebe certificação para Smart Cities
Smart Cities

Pindamonhangaba recebe certificação para Smart Cities

Compartilhe

Segundo o site da prefeitura de Pindamonhangaba, a cidade se tornou a segunda cidade brasileira a receber a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para Smart Citiesa primeira delas foi São José dos Campos, em março de 2022. A iniciativa para a certificação partiu da Prefeitura de Pindamonhangaba e contou com a participação da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (APTSJC) e com a consultoria da Smart Free’s e da ABNT.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa certificação e sobre as Smart Cities.

Centro de Segurança Integrada da cidade de Pindamonhangaba. Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba.

Como Pindamonhangaba se tornou uma das Smart Cities brasileiras?

A metodologia aplicada em Pindamonhangaba foi semelhante à utilizada pela cidade de São José dos Campos. Em menos de seis meses, a cidade alcançou a conformidade para a norma NBR ISO 37120, que atesta a sustentabilidade do município.

Isso foi possível por meio de análise e auditoria de 45 indicadores e 52 índices de apoio. Além disso, outros 24 dados de perfil foram enviados à ABNT, totalizando 121 indicadores aprovados. Ao alcançar 94,5% da meta, Pindamonhangaba conquistou o nível Platina: o mais alto da certificação ABNT NBR ISO 37120.

Soluções para Smart Cities

Para uma cidade alcançar o mesmo resultado de Pindamonhangaba e São José dos Campos, são necessárias soluções para Smart Cities. As tecnologias inovadoras para cidades inteligentes precisam ser testadas e validadas em um ambiente que contenha as características de um centro urbano onde, de fato, serão aplicadas.

Porém, ambientes públicos ainda representam um grande risco de segurança ou possuem muita burocracia. Esses pontos acabam por frear, ou até mesmo eliminar, uma infinidade de boas ideias relacionadas às Smart Cities.

O Perini City Lab surge neste exato contexto, sendo um grande laboratório com condições e características similares aos ambientes urbanos, mas com as vantagens que somente um ambiente privado, seguro e controlado pode oferecer. O laboratório dispõe de ampla infraestrutura para que as soluções para Smart Cities sejam testadas antes de serem levadas ao ambiente público. Além disso, o Perini City Lab é o primeiro one-stop shop do Brasil de tecnologias e soluções para Smart Cities.

Se você quer saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para Smart Cities ou, ainda, desenvolver, testar e demonstrar sua solução para Smart Citiespor meio do Perini City Lab, clique aqui e entre em contato com a gente.

Ágora Tech Park é um parque tecnológico privado, onde está localizado o Perini City Lab. Fonte: reprodução.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.