No momento, você está visualizando Descubra as melhores posições do paciente no leito para conforto e recuperação
Sistema EarlySense Monitoramento automatizado da posição do paciente no leito

Descubra as melhores posições do paciente no leito para conforto e recuperação

Compartilhe

Monitoramento automatizado no leito

O sistema EarlySense é responsável pelo monitoramento automatizado da posição do paciente no leito.

A mudança de decúbito ou mudança da posição do paciente em sua cama é uma atividade que faz parte do dia a dia de enfermeiros.

E essa tarefa precisa ser feita com especial atenção, pois é fundamental para a prevenção de úlceras de pressão.

Aliada a outras práticas, quando bem executada, contribui para a qualidade de vida de assistidos com redução da mobilidade.

Mudança da posição do paciente – inovação

Essa atividade de mudar a posição do paciente no leite normalmente ainda é feita a partir da inspeção visual do enfermeiro, o que pode ser ineficiente algumas vezes.

Nesse contexto, a solução NOOMI é uma ótima alternativa, pois ela monitora quanto tempo o paciente está em determinada posição e envia um alerta aos enfermeiros com o status.

Assim, a atividade passa a ser mais eficiente e elimina a necessidade de inspeção visual para identificar possíveis lesões causadas pela mudança de decúbito ineficiente.

Porque monitorar a frequência da mudança de decúbito?

Quando pacientes ou idosos ficam muito tempo deitados na mesma posição, isso pode gerar lesões devido à pressão do corpo contra o colchão.

Essas lesões, também conhecidas por úlceras de pressão ou escaras, podem ser evitadas com a mudança da posição do corpo do paciente.

Atualmente, a mudança de decúbito é feita a cada duas horas, de acordo com a inspeção visual de enfermeiros.

Entretanto, esse tempo pode ser maior ou menor de acordo com o estado do paciente.

Como automatizar a mudança de decúbito?

Para otimizar essa atividade recorrente em clínicas e casas de repouso, o sistema NOOMI é capaz de monitorar essas condições do paciente e alertar o enfermeiro sobre a necessidade da mudança de decúbito.

Ou seja, de acordo com as informações de pressão do corpo contra a cama e tempo que o paciente está em determinada posição, coletadas pelo sensor EarlySense, sinais de alerta são gerados.

Dessa forma, o sistema NOOMI informa à equipe médica o momento certo para executar a mudança de decúbito e, assim, evitar lesões, como as úlceras de pressão ou escaras.

Sistema NOOMI

Esse sistema possui uma placa de sensores, da EarlySense, que fica embaixo do colchão do paciente, na altura do peito, conforme imagem a seguir.

O sensor monitora a movimentação do paciente e gera alertas de acordo com a condição da pessoa, indicando se ela está muito tempo na mesma posição, se está meio fora da cama, entre outras funcionalidades.

Placa de sensores EarlySense fica sob o colchão, na altura do peito do paciente.

Funcionalidades do sistema

O sistema é capaz de alertar a partir do menor movimento do paciente, sendo assim um ótimo parâmetro para monitorar a frequência da mudança de decúbito.

Além disso, o sistema também monitora as condições de saúde, como:

  • frequência cardíaca
  • frequência respiratória
  • monitoramento do sono
  • tempo fora da cama
  • possibilidade de queda ao tentar sair da cama
  • outras condições de saúde

Com o sistema de alerta e registro dos sinais vitais do paciente, uma decisão assertiva pode ser tomada rapidamente, reduzindo as taxas de úlceras de pressão.

Leia mais notícias sobre o sistema EarlySense:

Sistema IoT para monitoramento de pacientes em tempo real  

Sistema EarlySense: Monitoramento de pacientes em clínicas e hospitais  

Sensor de monitoramento de saúde e serviço em nuvem para gerenciar os dados dos pacientes

 Saiba mais sobre a EarlySense:

EarlySense® é líder global em soluções de monitoramento contínuo e sem contato para o setor de saúde.

Usado em todo o mundo em hospitais e instalações de tratamento pós-agudo, os produtos médicos do sistema EarlySense auxiliam os cuidadores na detecção precoce de eventos adversos potenciais do paciente, incluindo eventos de código azul resultantes de parada cardíaca ou respiratória, quedas de pacientes, úlceras de pressão, transferências evitáveis de UTI e hospitais readmissões.

O sistema EarlySense captura informações críticas do paciente, alertando os cuidadores sobre eventos potencialmente adversos desde o início.

A empresa fez parceria com empresas líderes de tecnologia global, incluindo Hillrom, Philips, Welch Allyn, Mitsui e Beurer.

A EarlySense está sediada em Ramat Gan, Israel, e Woburn, Massachusetts.

*Saiba mais: Mudança de decúbito

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.