Você está visualizando atualmente Efeitos da crise dos semicondutores no Brasil
semicondutores

Efeitos da crise dos semicondutores no Brasil

Compartilhe

Semicondutores: Muitas pessoas podem não saber exatamente o que é, mas todos tem centenas deles em casa.

O semicondutor é a matéria prima para a produção de chips, e estão presentes em todos os aparelhos eletrônicos, por isso, a escassez de chips impactou e segue impactando, não só o mercado, mas também a sociedade.

A crise dos semicondutores que iniciou com as paradas na produção devido a pandemia do Covid-19 em 2020, mostrou recuperação no último ano.

Ainda que lenta esta recuperação, muitos setores já estão sendo abastecidos com semicondutores, como o setor automotivo, que está cada vez mais dependente dos semicondutores e que foi um dos que mais sofreu com a escassez de chips.

Legenda: Retomada da produção de chips ainda não supre a demanda mundial. (Crédito: Shutterstock)

Para 2022, o setor automotivo apresenta crescimento de mais de 12%. Para manter está perspectiva, o setor está apostando em maior produtividade e planejamento a longo prazo dos semicondutores necessários na produção.

A Macnica DHW, que possui em seu portifólio mais de 70 linhas, tem feito um trabalho bem próximo às fabricantes e clientes para poder driblar os altos prazos de entrega de semicondutores.

Logística eficiente, planejamento a longo prazo junto aos clientes e pesquisa por novos componentes que possam atender as demandas do produto com menor prazo de entrega, são algumas das ações que a Macnica DHW tem feito para atender ao mercado.

Quando o cenário da crise dos semicondutores se mostrava promissor, no início de 2022, tivemos a onda da variante Ômicron de Covid-19, que gerou uma nova parada nas fabricas de semicondutores. Essa onda, trouxe impactos mais leves, entretanto, seus efeitos poderão ser sentidos se associados aos efeitos dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia.

Como a maioria dos semicondutores são produzidos fora do Brasil, conforme mostra o gráfico apresentado pela Istoé Dinheiro, dependemos do cronograma de fabricação dos chips, assim como da logística para que os semicondutores cheguem até a América.

Legenda: Países onde os chips são produzidos (Crédito: Istoé Dinheiro)

A dependência internacional de chips associada com o cenário de pandemia e conflitos internacionais desequilibra a cadeia de produção de todos os países, inclusive do Brasil.  Existem previsões de que a estabilização total pudesse ocorrer em 2024, conforme divulgou a CNN Brasil, mas estes prazos podem ser alterados e estendidos.

Enquanto a escassez de chips passa por altos e baixos, a Macnica DHW segue atendendo o mercado brasileiro com muita criatividade e trabalho para que possa minimizar o impacto sentido pelos clientes.

Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar no seu projeto!

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.