Você está visualizando atualmente FPGA Intel + Rede 5G = alta performance no seu projeto
rede 5G

FPGA Intel + Rede 5G = alta performance no seu projeto

Compartilhe

A rede 5G já é uma realidade em muitos lugares e em breve estará em suas mãos. Com ela chegam novas possibilidades, melhorias em projetos e produtos, mais agilidade e muito mais dados coletados.

A transmissão de dados será capaz vez mais intensa e, por isso, os dispositivos devem acompanhar esta tendência e serem cada vez mais rápidos e processarem mais informações em menos tempo.

É neste contexto que a Intel destaca as FPGAs Agilex, que podem processar uma alta quantidade de dados tanto na borda (edge) quanto na nuvem (cloud).

As FPGAs Agilex podem fornecer muitos benefícios de desempenho da borda à nuvem; ou seja, de dispositivos de borda e endpoint a data centers de hiperescala. No caso da rede 5G, as FPGAs Agilex da Intel podem ser implantadas como:

– Dispositivos embarcados em placas de circuito impresso (PCBs) personalizadas,

– Em placas de aceleração programável (PACs) baseadas em FPGA Intel – como a PAC N3000 e N6000 — que pode ser usado para acelerar o tráfego de rede para dar suporte a aplicações 5G de baixa latência e alta largura de banda.

Além disso, os cartões PAC, que suportam PCI Express (PCIe) Gen4 e Gen5, também permitem que os desenvolvedores criem soluções personalizadas para rede 5G e cargas de trabalho da rede principal.

As vantagens não param por aí, as FPGAs Agilex possuem características que melhoram ainda mais o desenvolvimento de projetos que têm alto fluxo de dados. Assim, o tráfego de dados entre a nuvem, a rede e a borda que está explodindo com a rede 5G, aumentam os requisitos de processamento e taxa de transferência, que são atendidas.

Uma destas características é responsável por evitar o aparecimento de gargalos no processo por falta de memória para execução das atividades.

Desta forma, as FPGAs Agilex da série M foram projetadas para cargas de trabalho orientadas à memória, combinando até 3,9 milhões de elementos lógicos, HBM2e no pacote, suporte a DDR5 e um NoC de memória reforçado, para alcançar largura de banda de memória de mais de 1 TB/s em uma única FPGA.

Com isso, as FPGAs Agilex M removem gargalos de taxa de transferência de dados com:

  • Maior largura de banda de memória em uma única FPGA
  • Maior densidade de computação DSP do setor em um FPGA habilitado para HBM (High-Bandwidth Memory)
  • Desempenho de malha (fabric) superior a 2X por watt em comparação com FPGAs de 7 nm similares
Diagrama de blocos da FPGA Agilex M.

Mais informações sobre as FPGAs Agilex M aqui.

Como desenvolver com a FPGA Agilex?

Agora que você já sabe que a FPGA Agilex pode resolver os seus problemas, vamos falar como você pode desenvolver toda a solução em FPGA.

Para isso a Intel oferece o software Quartus Prime que é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento para FPGA.

O Quartus Prime permite a análise e síntese de projetos de linguagem de descrição de hardware (HDL), permitindo que os desenvolvedores:

  • compilem seus projetos
  • realizem análises de tempo
  • examinem diagramas de linguagem de transferência de registro (RTL)
  • simulem a reação de um projeto a diferentes estímulos, e
  • configurem o dispositivo alvo

O software Quartus Prime suporta as linguagens Verilog e VHDL, edição visual de circuitos lógicos e simulação de forma de onda vetorial.

Ou seja, são muitas vantagens em um único software, e você pode começar imediatamente a desenvolver, mesmo sem ter a FPGA definida.

Além de uma vasta documentação informativa sobre a FPGA e o Quartus disponível no site da Intel, você pode se capacitar com a Macnica DHW e já implementar os seus projetos.

Veja este Whitepaper para saber mais sobre como a Intel está atendendo todas as esferas do 5G.

Capacitação em tecnologia FPGA Intel

O curso de 20 horas em Tecnologia FPGA Intel oferecido pela Macnica DHW, que é o Centro Oficial de Treinamento INTEL na América do Sul, já capacitou mais de 3.000 pessoas entre engenheirosprofessores e alunos.

O Treinamento não possui pré-requisitos e dá toda a base teórica para entender como o FPGA funciona e como você pode desenvolver projetos robustos. Para isso o curso reúne os seguintes módulos:

  • Introdução FPGA
  • Linguagem Verilog
  • Projetos no Quartus Prime
  • Ferramentas de Depuração
  • Análise de Timing
  • Boas práticas de projeto
  • Simulação

Todo esse conteúdo é desenvolvido e colocado em prática com o Kit DE10-Lite que acompanha a inscrição.

Kit DE10-Lite

A próxima turma de Treinamento FPGA será em Maio e já está com inscrições abertas, vem se capacitar conosco.

DATA:  23 a 27 de Maio

HORÁRIO:  17h30 às 21h30

Ementa completa

Além disso, as aulas são online e ao vivo pela plataforma Zoom, assim você pode tirar todas as suas dúvidas em tempo real com a Instrutora. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a Intel e o nosso Treinamento em Tecnologia FPGA

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.