Você está visualizando atualmente Retrospectiva Tecnologia FPGA Intel e um super presente
Tecnologia FPGA Intel

Retrospectiva Tecnologia FPGA Intel e um super presente

Compartilhe

Mais um ano está acabando e várias metas já estão sendo traçadas para 2023, não é mesmo? Bom, eu vim aqui te dizer que você já pode começar o ano cumprindo sua meta de capacitação através do treinamento em Tecnologia FPGA Intel!

A nossa primeira turma de Treinamento FPGA Intel de 2023 será em Janeiro, e você já pode garantir a sua inscrição com um super desconto, basta fazer sua inscrição até o dia 20/12/22, isso mesmo, inscrição em Dezembro! Garanta o seu presente de Natal.

O curso em Janeiro será realizado no período da tarde. Serão 20h horas de muito conhecimento, exercícios práticos com o kit FPGA DE10-Lite, que está incluso na inscrição, e ao final, você recebe o nosso certificado reconhecido pela Intel!

Data: 30/01 a 03/02

Horário: 13h30 as 18h

Inscrições Antecipadas até 20/12/22

Valor: de R$1.950,00 por até 10x de R$165,75

E para te mostrar que você está fazendo uma ótima escolha investindo nesta capacitação, veja o que engenheiros, professores e estudantes que se capacitaram em 2022 falaram sobre o curso.

Para o professor Gil Pinheiro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, o curso forneceu uma boa visão do assunto, permitindo ver a profundidade e abrangência que a tecnologia FPGA possui. “Como professor, pesquisador e coordenador de um grupo universitário de Foguetes (GFRJ), posso identificar diversas aplicações em que atuo, tais como: o processamento de sinais em rádios definidos por software, no processamento de imagens em altas velocidades, aplicações em inteligência artificial que requerem alta capacidade e velocidade de processamento, aplicações em foguetes e Cubesats que requeiram elevada velocidade e capacidade de processamento em tempo real, entre outras.”, destacou.

Já para Nathania Freitas, engenheira eletricista na U&M, o que mais lhe interessou foi como o poder de processamento das FPGAs e as diversas possibilidades de aplicação podem lhe auxiliar nos projetos em andamento. “Tem também a questão da simulação que vai facilitar o desenvolvimento, já que muitas vezes não temos uma jiga de testes para acrescentar todos os sinais necessários”, observou.

Treinamento FPGA Intel – Turma de Fevereiro

O treinamento em Tecnologia FPGA Intel possui 20 horas de curso online e ao vivo que abordam assuntos teóricos e práticos desenvolvidos no kit FPGA DE10-Lite. “O material enviado estava muito bem organizado, em diversas pastas, facilitando o acompanhamento. Os slides da apresentação são de excelente qualidade e muito bem detalhados. Por fim, a instrutora explicou muito bem todo o conteúdo, desde o básico até o avançado, sempre com muita calma e paciência, repetindo as explicações sempre que solicitado”, destacou o professor do Centro Universitário IESB, Guilherme de Paula Correa.

Além de abordar tópicos da tecnologia o nosso curso traz conceitos práticos, sobre boas práticas de desenvolvimento de projetos e entre eles, a importância da análise de timing/tempo. Que para o professor Silvio Fernandes, associado da UFERSA, essa parte de análise de tempo e definição de SDC foi o tema mais interessante pra ele no curso. Como professor e pesquisador do curso de Ciência da Computação, Silvio já utiliza a tecnologia FPGA, e disse que o curso vai melhorar a qualidade das suas aulas e projetos de pesquisa.

Já para o engenheiro eletricista e eletrônico, Augusto Vassoler, a correlação entre as linguagens de descrição de hardware VDHL e Verilog ajudaram bastante a entender a linguagem Verilog. “Acredito que o conhecimento desta linguagem seja de extrema importância para minha vida profissional, visto que, estou realizando mestrado na área de descrição de hardware embarcado e pretendo seguir profissionalmente nessa área, em especial em aplicações para FPGAs, nos quais a grande maioria das aplicações são implementadas na linguagem citada.”

Para o professor do IFSul campus Pelotas, Anderson Martins, adicionar mais uma linguagem de descrição de hardware no seu know-how foi muito interessante e todo o conteúdo visto vai agregar no desenvolvimento de suas aulas. “A escolha dos exercícios também foi muito interessante, pois foi possível ter exemplos de diversas situações encontradas no projeto de hardware”, destacou.

Turma de Maio do Treinamento em Tecnologia FPGA Intel

Para o projetista de layout da FITec, Fernando Amadeu, o curso trouxe muito conhecimento seguido de diversas dicas de boas práticas de projeto. “Design hierárquico, análise de timing, boas práticas para descrição de hardware, máquina de estado, IPs e Qsys, foram os pontos mais interessantes do curso”, destacou.

Já para o desenvolvedor de software, Matheus França, o conhecimento sobre a linguagem de descrição de hardware Verilog foi o mais interessante, principalmente por não ser muito abordado no âmbito acadêmico, acrescentou.

A tecnologia FPGA está presente em muitos projetos desenvolvidos pela Macnica DHW e seus parceiros. Isso motiva e inspira quem está se capacitando, como o estudante de engenharia eletrônica da PUC-Rio, Gerardo Alva. “Já utilizamos módulos FPGA para implementar sistemas de controle com Lógica Neuro-Fuzzy onde tivemos que salvar e atualizar a tabela de controle em um espaço de memória do FPGA”, complementou.

Além disso, o estudante Gerardo destacou a ferramenta de depuração Signal Tap, que é utilizada no curso, como uma ferramenta muito útil tanto a ser aplicada para projetos com o FPGA como para monitorar outros projetos com microcontroladores.

Mais um Treinamento em Tecnologia FPGA Intel concluído

Por fim, o Treinamento em Tecnologia FPGA Intel foi desenvolvido para que os participantes possam colocar a mão na massa e ver na prática os projetos desenvolvidos utilizando o kit FPGA DE10-Lite. “As atividades foram bem didáticas e detalhadas/explicadas passo a passo” adicionou o professor da Universidade Estadual de Londrina, Dr. Wesley Attrot.

Está foi uma pequena retrospectiva do que os participantes do nosso curso falaram este ano, venha você também ter esta experiência!

A Macnica DHW já capacitou mais de 3.000 pessoas nesta poderosa tecnologia e, além disto, mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de projetos com FPGA Intel, sendo o único Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel na América do Sul.

Aproveite este super desconto e se inscreva na próxima turma de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel da Macnica DHW.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.