Apesar de bastante difundida entre empresas de tecnologia e grandes indústrias em todo o mundo, a temática da Indústria 4.0 ainda encontra grandes barreiras quanto à sua aplicação, especialmente em solo brasileiro.
As dificuldades mais percebidas pelas empresas para a adoção dessas soluções IoT, tem relação com o custo e as mudanças que essas tecnologias requerem dentro do ambiente industrial para que haja seu correto emprego.
Neste contexto, o evento “Experiência 4.0: tecnologias que ajudam a fazer mais com menos”, organizado pelo Ágora Tech Park e várias empresas e entidades da região de Joinville, ocorreu na última quarta-feira, 10 de agosto.
Além de parceira na organização do evento, a Macnica DHW esteve presente no “showroom 4.0” – uma feira de exposição de tecnologias e soluções IoT e AI que ocorreu junto do evento – e ainda apresentou um case de aplicação das soluções Senspider e do PLC desenvolvido pela Industrialli, startup parceira da Macnica DHW.
A Senspider é um terminal de aquisição e processamento de dados em borda, desenvolvido pela Macnica no Japão. Esse dispositivo permite ações de manutenção preditiva, tópico bastante importante dentro da temática da Indústria 4.0.
Sua principal aplicação é no monitoramento de vibração, por contar com hardware robusto e com FPGA embarcado, que permite a alta taxa de amostragem necessária para medição desse parâmetro. É capaz ainda de processar algoritmos de Inteligência Artificial em borda e realizar a aquisição de outros parâmetros, como temperatura e vibração.
Alguns dos seus principais benefícios são:
- Prever falhas de máquinas e equipamentos com antecedência.
- Evitar paradas inesperadas.
- Substituir a inspeção visual por verificação de dados de forma automatizada em tempo real.
- Atuar desligando ou parando a máquina em caso de identificação de falha ou emergência.
- Redução dos custos empregados em manutenção corretiva.
Já a Industrialli expôs junto da Macnica DHW uma solução que pode complementar a tecnologia da Senspider: trata-se de um PCL – Controlador Lógico Programável – flexível e robusto, permitindo que soluções IoT sejam adotadas de forma simplificada, com baixo custo e em ambientes industriais.
O PLC desenvolvido pela Industrialli tem como suas principais características a flexibilidade e facilidade de aprendizado por adotar como plataforma de programação o Arduino, porém com um hardware muito mais rápido e robusto, algo necessário para aplicações industriais.
Além disso, fazem parte das soluções IoT da Industrialli os módulos opcionais de expansão, IHM e ainda um módulo LoRa, que permite a conexão ao PLC de sensores sem fio.
Soluções IoT com aplicações na Indústria 4.0 desenvolvidas através do Perini City Lab
Também estiveram presentes no evento alunos e professores da UDESC, demonstrando tecnologias e soluções IoT desenvolvidas na Universidade e que podem ser aplicadas na temática da Indústria 4.0.
Três destes projetos estão sendo desenvolvidos através de parceria entre a Universidade e o Perini City Lab. São eles:
- Sensoriamento de parâmetros de temperatura e umidade para aplicação nos gabinetes da Smart Street, projeto idealizado pelo Perini City Lab.
- Sensoriamento de nível de lixeiras integrado à plataforma de visualização e roteirização para coleta.
- Estacionamento Inteligente, que conta com o sensoriamento das vagas através de sensores de presença e câmeras com processamento de softwares de visão computacional.
O Perini City Lab trabalha diariamente com a gestão e consultoria em testes, validação e demonstração de soluções IoT para Smart Cities, permitindo que soluções e tecnologias para este segmento sejam estressadas e estejam prontas para ir ao mercado e atender às demandas reais de cidades.
Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para a Indústria 4.0 ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.
Assista também o MacniCast: