A segurança é um dos requisitos inegociáveis em qualquer lugar e quando falamos de sistemas de segurança em aeroportos as exigências são ainda maiores.
Ou seja, um ambiente que lida diariamente com milhares de pessoas, veículos e bagagens, precisa contar com diversos tipos de sistemas de segurança, como, por exemplo: sistemas de videomonitoramento, escâneres de metal e sistemas de controle de acesso.
Por isso, é preciso ter visibilidade de todo o ambiente em tempo real, visto que, diariamente, vemos notícias sobre tráfico de drogas e explosivos em aeroportos, como traz a matéria do Jornal Super Interessante.
Solução AI para aumentar a eficiência do videomonitoramento em aeroportos
Diante deste cenário, uma das soluções que traz muitos benefícios aos sistemas de segurança dos aeroportos é o videomonitoramento. Onde câmeras de segurança, possibilitam que situações suspeitas sejam visualizadas e investigações sejam feitas.
Atualmente, os sistemas de videomonitoramento têm sido mais utilizados para investigações do que para ações em tempo real. Entretanto, isso pode mudar com a utilização da solução AI da Icetana, que adiciona inteligência ao sistema de videomonitoramento que já está instalado.
Com o software da Icetana, as câmeras que apresentam ações anormais são colocadas na tela principal em tempo real, permitindo que a equipe de segurança haja rapidamente e possa evitar danos maiores tanto as pessoas, quanto ao patrimônio, seja em ações de tráfico de drogas ou materiais explosivos.
Tudo isso é possível por que a Icetana consegue monitorar e analisar imagens de milhares de câmeras em tempo real utilizando Inteligência Artificial (AI). Assim, ao identificar uma ação anormal, a solução AI coloca as imagens na tela principal e roda rapidamente o histórico da cena para que a equipe de segurança entenda a situação e possa agir.
Essa solução também otimiza os recursos dos aeroportos, identificando pontos de melhoria do sistema e dos fluxos de trabalho dentro do aeroporto, ponto importante que foi destacado na matéria da Revista Segurança Eletrônica.
Solução BrainTech para um sistema de escâneres de malas centralizado
Outro ponto muito importante nos aeroportos é encontrar um ponto de equilíbrio entre nível de segurança e sistemas lentos.
O que isso quer dizer?
Bom, um dos sistemas que tem recebido muita atenção nos aeroportos é o controle e a logística de milhares de pessoas, principalmente nos sistemas de escaneamento das malas antes do embarque.
Ou seja, o passageiro e sua bagagem precisam ser totalmente escaneados antes de passar para a área de embarque para garantir a segurança. Entretanto, este processo não pode ser lento a ponto de gerar filas intermináveis para embarcar.
Por isso, a solução BrainTech da InnerEye pode auxiliar neste ponto, uma solução disruptiva trazida com exclusividade pela Macnica DHW para o Brasil.
Esta solução AI associa a decisão humana ao sistema de inteligência artificial em tempo real. Ou seja, as imagens das bagagens que passam pelas esteiras são monitoradas pela rede AI e mostradas ao especialista na central de monitoramento, que é capaz de avaliar de 3 a 4 imagens por segundo. Isso evita falhas no processo causada por pessoas inexperientes e pela ansiedade de ver filas quilométricas se formando a cada mala que precisa ser aberta para inspeção visual.
Neste caso, o especialista usa um capacete sensor e a resposta cerebral é lida em tempo real pelo sistema da InnerEye. Isso dá agilidade ao sistema e, ao mesmo tempo, o torna ainda mais inteligente, visto que, a rede AI incorpora as decisões do especialista a cada decisão tomada.
Solução para controle de acesso
Até o momento apresentamos algumas das soluções para aeroportos que utilizam Inteligência Artificial para solucionar problemas e tornar os processos mais eficientes.
Porém, vamos além! E quando é necessário que os locais restritos também recebam maior atenção?
Bom, nestes casos a Macnica DHW apresenta as soluções da Next Biometrics, que trazem sistemas de identificação biométrica super eficientes e seguros.
Uma delas é a solução inteligente Single Sign On (SSO) baseada em biometria que possui um sistema diferenciado e robusto. Assim, este sistema adiciona mais uma camada de segurança para controle de acesso a determinados dados e informações, aumentando significativamente a segurança dos locais restritos nos aeroportos.
As soluções Biometrics Fingerprint da Next garantem a autenticação segura e conveniente da identidade digital, permitindo acesso ou não sem depender da checagem humana.
Todas estas soluções trazem mais segurança e agilidade aos sistemas de segurança dos aeroportos, atendendo aos sistemas de videomonitoramento mais exigentes, sem a necessidade de alteração física no sistema já existente.
Monitoramento, análise, emissão de alertas em tempo real
Sempre que houver situações como, por exemplo:
- objetos não identificados ou suspeitos em bagagens
- pessoas paradas por muito tempo em locais de passagem
- veículos andando por uma rota diferente ou inesperada
- objetos abandonados em locais impróprios
O sistema emitirá alertas permitindo que a equipe de segurança tome providências rapidamente.
Estes recursos tornam-se um par de olhos extra monitorando os aeroportos.
Assista o MacniCast e saiba mais sobre esta solução AI que pode ser aplicada ao sistema de segurança dos aeroportos e garantir mais eficiência no processo.
Quer saber mais sobre estas, e outras, soluções inovadoras para os sistemas de segurança dos aeroportos? Entre em contato conosco!