Você está visualizando atualmente Sistemas de segurança para aeroportos inteligentes
sistemas de segurança dos aeroportos

Sistemas de segurança para aeroportos inteligentes

Compartilhe

A segurança é um dos requisitos inegociáveis em qualquer lugar e quando falamos de sistemas de segurança em aeroportos as exigências são ainda maiores.

Ou seja, um ambiente que lida diariamente com milhares de pessoas, veículos e bagagens, precisa contar com diversos tipos de sistemas de segurança, como, por exemplo: sistemas de videomonitoramento, escâneres de metal e sistemas de controle de acesso.

Por isso, é preciso ter visibilidade de todo o ambiente em tempo real, visto que, diariamente, vemos notícias sobre tráfico de drogas e explosivos em aeroportos, como traz a matéria do Jornal Super Interessante.

 

Aeroportos precisam de sistemas de segurança inteligentes.

Solução AI para aumentar a eficiência do videomonitoramento em aeroportos

Diante deste cenário, uma das soluções que traz muitos benefícios aos sistemas de segurança dos aeroportos é o videomonitoramento. Onde câmeras de segurança, possibilitam que situações suspeitas sejam visualizadas e investigações sejam feitas.

Atualmente, os sistemas de videomonitoramento têm sido mais utilizados para investigações do que para ações em tempo real. Entretanto, isso pode mudar com a utilização da solução AI da Icetana, que adiciona inteligência ao sistema de videomonitoramento que já está instalado.

Com o software da Icetana, as câmeras que apresentam ações anormais são colocadas na tela principal em tempo real, permitindo que a equipe de segurança haja rapidamente e possa evitar danos maiores tanto as pessoas, quanto ao patrimônio, seja em ações de tráfico de drogas ou materiais explosivos.

Tudo isso é possível por que a Icetana consegue monitorar e analisar imagens de milhares de câmeras em tempo real utilizando Inteligência Artificial (AI). Assim, ao identificar uma ação anormal, a solução AI coloca as imagens na tela principal e roda rapidamente o histórico da cena para que a equipe de segurança entenda a situação e possa agir.

Essa solução também otimiza os recursos dos aeroportos, identificando pontos de melhoria do sistema e dos fluxos de trabalho dentro do aeroporto, ponto importante que foi destacado na matéria da Revista Segurança Eletrônica.

 

Solução AI da Icetana otimizando o sistema de videomonitoramento. (Fonte: Milestonesys)

Solução BrainTech para um sistema de escâneres de malas centralizado

Outro ponto muito importante nos aeroportos é encontrar um ponto de equilíbrio entre nível de segurança e sistemas lentos.

O que isso quer dizer?

Bom, um dos sistemas que tem recebido muita atenção nos aeroportos é o controle e a logística de milhares de pessoas, principalmente nos sistemas de escaneamento das malas antes do embarque.

Ou seja, o passageiro e sua bagagem precisam ser totalmente escaneados antes de passar para a área de embarque para garantir a segurança. Entretanto, este processo não pode ser lento a ponto de gerar filas intermináveis para embarcar.

Por isso, a solução BrainTech da InnerEye pode auxiliar neste ponto, uma solução disruptiva trazida com exclusividade pela Macnica DHW para o Brasil.

Esta solução AI associa a decisão humana ao sistema de inteligência artificial em tempo real. Ou seja, as imagens das bagagens que passam pelas esteiras são monitoradas pela rede AI e mostradas ao especialista na central de monitoramento, que é capaz de avaliar de 3 a 4 imagens por segundo. Isso evita falhas no processo causada por pessoas inexperientes e pela ansiedade de ver filas quilométricas se formando a cada mala que precisa ser aberta para inspeção visual.

Neste caso, o especialista usa um capacete sensor e a resposta cerebral é lida em tempo real pelo sistema da InnerEye. Isso dá agilidade ao sistema e, ao mesmo tempo, o torna ainda mais inteligente, visto que, a rede AI incorpora as decisões do especialista a cada decisão tomada.

 

Sistema da BrainTech em fase de treinamento para identificação de objetos suspeitos em bagagens. (Fonte: Arquivos pessoais)

Solução para controle de acesso

Até o momento apresentamos algumas das soluções para aeroportos que utilizam Inteligência Artificial para solucionar problemas e tornar os processos mais eficientes.

Porém, vamos além! E quando é necessário que os locais restritos também recebam maior atenção?

Bom, nestes casos a Macnica DHW apresenta as soluções da Next Biometrics, que trazem sistemas de identificação biométrica super eficientes e seguros.

Uma delas é a solução inteligente Single Sign On (SSO) baseada em biometria que possui um sistema diferenciado e robusto. Assim, este sistema adiciona mais uma camada de segurança para controle de acesso a determinados dados e informações, aumentando significativamente a segurança dos locais restritos nos aeroportos.

As soluções Biometrics Fingerprint da Next garantem a autenticação segura e conveniente da identidade digital, permitindo acesso ou não sem depender da checagem humana.

 

Sistema de autenticação biométrica

Todas estas soluções trazem mais segurança e agilidade aos sistemas de segurança dos aeroportos, atendendo aos sistemas de videomonitoramento mais exigentes, sem a necessidade de alteração física no sistema já existente.

Monitoramento, análise, emissão de alertas em tempo real

Sempre que houver situações como, por exemplo:

  • objetos não identificados ou suspeitos em bagagens
  • pessoas paradas por muito tempo em locais de passagem
  • veículos andando por uma rota diferente ou inesperada
  • objetos abandonados em locais impróprios

O sistema emitirá alertas permitindo que a equipe de segurança tome providências rapidamente.

Estes recursos tornam-se um par de olhos extra monitorando os aeroportos.

Assista o MacniCast e saiba mais sobre esta solução AI que pode ser aplicada ao sistema de segurança dos aeroportos e garantir mais eficiência no processo.

Quer saber mais sobre estas, e outras, soluções inovadoras para os sistemas de segurança dos aeroportos? Entre em contato conosco!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.