Você está visualizando atualmente Carros autônomos apresentados pela Macnica no Automotive World em Tóquio
Carros autônomos

Carros autônomos apresentados pela Macnica no Automotive World em Tóquio

Compartilhe

Por compartilharem a mesma visão sobre cidades inteligentes, carros autônomos e mobilidade autônoma de passageiros para transformar conjuntamente o sistema de transporte nos próximos anos e enfrentar os grandes desafios da sociedade japonesa, a empresa francesa Navya, líder em sistemas de direção autônoma, fortaleceu sua parceria com a Macnica, Inc., no Japão.

O Japão é um mercado de alto potencial para veículos autônomos devido:

  • A escassez de motoristas, visto que houve uma redução de 20% no número de novos motoristas de ônibus em 10 anos, de acordo com o site sankei.com.
  • O aumento das necessidades de transporte, principalmente para idosos, pois 40% da população terá mais de 65 anos em 2050, conforme as projeções do país.   
  • O forte apetite por inovações tecnológicas, em busca de soluções para cidades inteligentes.

A Macnica, Inc., que participou como sponsor na Automotive World, evento realizado recentemente em Tóquio, apresentou as soluções da Navya e, entre elas, o grande destaque:

O Autonom® Shuttle Evo, ônibus espacial de última geração que foi exibido pela primeira vez no Japão através da Macnica.

Novos experimentos em ambientes mais complexos

Desde maio de 2017, a Navya trabalha com a BOLDLY, empresa dedicada à mobilidade autônoma, responsável pelos serviços de implantação e supervisão. Como tal, a BOLDLY adquiriu sólida experiência e realizou mais de 50 implantações, transportando mais de 23.000 passageiros no país.

carros autônomos

Durante o segundo semestre de 2020, vários Autonom® Shuttles foram implantados em locais como:

Sakai-Town:

Este é o primeiro serviço público de mobilidade rodoviária autônoma aberta no Japão. Ou seja, é a primeira vez que um veículo com capacidade para 11 ou mais pessoas pode ser usado de forma independente por particulares.

Inicialmente previstos para abril de 2020 e depois adiados para o final de novembro de 2020 devido à pandemia, os 3 veículos autônomos operados pela BOLDLY percorrem 5,3 km no centro da cidade. Atravessam 6 cruzamentos com semáforos, ligando postos médicos, correios, escolas e bancos da cidade.

Com este serviço, a Sakai Town oferece aos seus residentes uma solução de mobilidade inovadora que facilita o seu dia-a-dia ao mesmo tempo que reduz o trânsito e melhora a segurança rodoviária.

Haneda Innovation City:

Tendo transportado mais de 13.000 passageiros desde 18 de setembro de 2020, um Autonom® Shuttle funciona em ruas abertas dentro de uma rota de 700 m localizada em Haneda Innovation City.

A particularidade desta rota é que grande parte dela está sob o edifício. No entanto, o veículo autônomo é capaz de manter uma posição precisa e confiável graças a tecnologia de localização de sensor inteligente desenvolvida pela Navya, tornando-o um verdadeiro feito tecnológico.

Neste projeto, um veículo autônomo opera regularmente pela cidade inteligente chamada “HI City”. Além disso, este projeto foi selecionado como projeto modelo para cidades inteligentes pelo Ministério dos Transportes do Japão.

“Acreditamos que a solução proposta pela Navya abordará os desafios que o Japão enfrenta atualmente, como a escassez de motoristas. Esperamos que a Navya seja um ator importante no campo da mobilidade autônoma de nível 4.”

YUKI SAJI, CEO DA BOLDLY

Macnica é o distribuidor exclusivo da Navya no Japão

Macnica, Inc., grupo internacional de soluções eletrônicas e digitais, com faturamento de cerca de 5,2 bilhões de dólares e 3.500 funcionários em todo o mundo, é o distribuidor exclusivo da Navya no Japão, sendo também responsável pelo suporte operacional.

Em fevereiro de 2020, a Macnica, Inc. adquiriu os títulos e ações pertencentes a ESMO Corporation por um valor de 4 milhões de euros. Essa transferência reflete a confiança da Macnica, Inc. na tecnologia e know-how da Navya, colocando sua parceria em uma perspectiva de longo prazo. Como destacam os diretores da Macnica, Inc. e da Navya. 

“Estamos muito satisfeitos com nossa colaboração com a Navya, que começou em fevereiro de 2020 e que está se fortalecendo gradativamente graças aos experimentos em andamento no Japão. Estamos convencidos de que nossas parcerias tecnológicas e financeiras com a Navya nos permitirão acelerar a implantação de veículos autônomos no mercado asiático”.

ATSUSHI SATO, DIRETOR EXECUTIVO E GERENTE GERAL DA MACNICA, INC.

“Após as fortes parcerias construídas na Coreia do Sul e Cingapura, a Navya está gradualmente se tornando o principal parceiro no Japão para o fornecimento de sistemas de direção autônoma de nível 4. A dinâmica de negócios registrada no segundo semestre de 2020, o fortalecimento de nossa colaboração com a Macnica, Inc. são evidências do crescimento da Navya e são a base para o desenvolvimento de longo prazo nesta região”.

ETIENNE HERMITE, DIRETOR EXECUTIVO DA NAVYA

E no Brasil?

No Brasil, as iniciativas de cidades inteligentes estão aumentando rapidamente, principalmente com o avanço da tecnologia 5G.

Para fomentar este mercado, a Macnica DHW, gestora do Perini City Lab apresenta uma oportunidade para testar as soluções de cidades inteligentes em ambiente privado e controlado.

Neste ambiente, já foram testados soluções como o Waze CarPool, por exemplo, período essencial para validar a iniciativa das caronas e levar para mercado uma solução madura. 

Além disso, a Smart Street está em pleno funcionamento. Nela temos a iluminação inteligente e o monitoramento de carros e pessoas por câmeras de vídeo, saiba mais aqui.

Sobre Navya

Navya é uma empresa francesa, líder nos sistemas de condução autônoma. Com 280 funcionários na França (Paris e Lyon) e nos Estados Unidos (Michigan), a Navya pretende se tornar o principal player no fornecimento de sistemas de direção autônoma para transporte de passageiros e mercadorias.

Desde 2015 a empresa atua fortemente em soluções de mobilidade autônoma.

O Autonom® Shuttle, principal eixo de desenvolvimento, foi lançado em setembro de 2015 e cerca de 170 unidades foram vendidas até 30 de junho de 2020, principalmente nos Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça, Japão e Austrália.

O Autonom® Tract, dedicado ao transporte de mercadorias, foi criado em 2014 com o apoio da Robolution Capital, fundo de investimento administrado pela 360 Capital Partners, seu acionista de referência. Os acionistas da Navya também incluem o fundo Gravitation e o Paris Region Venture Fund (Région Île-de-France) administrado por Karista, bem como Valeo e Grupos Keolis.

Para mais informações sobre os carros autônomos e cidades inteligentes entre em contato conosco.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.