Você está visualizando atualmente Tecnologia e inovação para para a segurança

Tecnologia e inovação para para a segurança

Compartilhe

Smart City: Tecnologia e inovação para deixar sua cidade mais segura: O termo Smart Cities (Cidades Inteligentes), é usado para definir cidades que usam tecnologia para gerir recursos e pessoas, tendo como objetivo principal, melhorar a qualidade de vida e a segurança dos seus cidadãos.

Um dos temas mais debatidos dentro de uma Smart City é a Segurança pública e privada, que, através das aplicações de IoT (Internet das Coisas), fomentadas pelo 5G, trarão resultados práticos e muito eficientes para aumentar a segurança na Smart city.  Leia mais

A Macnica DHW possui uma ampla linha de soluções em hardware e software (sensores, câmeras, placas e plataformas), que atendem a diversas demandas do mercado de segurança. Estas fabricantes que compõem o nosso portifólio, são reconhecidas no mercado por desenvolverem produtos de alta tecnologia.

Uma delas é a Live Earth – que desenvolveu uma plataforma de visualização de dados e alertas em tempo real, onde é possível sincronizar dados de acesso restrito do cliente com dados abertos, como câmeras públicas, dados climáticos, controle de tráfego aéreo, situações de trânsito, dentre outras.

Outra solução distribuída no Brasil, com exclusividade pela Macnica DHW, é a FogHorn, uma plataforma que trata os dados localmente – edge computing – e os deixa rico em informação para que o gestor/operador possa tomar decisões assertivas em tempo real.

Esses dados são obtidos a partir de câmeras de segurança, sensores de presença, totens de monitoramento e outras soluções IoT

Além disso, outros benefícios que a tecnologia IoT pode trazer para a utilização em projetos de segurança pública é o reconhecimento facial, onde é possível integrar o sistema a um banco de dados e identificar quando uma pessoa suspeita está no local.

Para soluções com monitoramento de vídeo a Gorilla oferece ótimas opções, tanto para identificação e contagem de pessoas, como veículos e objetos. Sendo um forte aliado no monitoramento e segurança dos ambientes.

A Gorilla utiliza a tecnologia OpenVINO da Intel para análise de vídeo com Inteligência Artificial (AI), que permite implementar a rede neural em um CPU, VPU, FPGA ou em uma GPU, tornando o processo ainda mais rápido.

Já no quesito de hardware, a IEI oferece ótimas soluções, como por exemplo, para processamento de alto desempenho com placas dedicadas para FPGA, CPU/GPU e VPU, e, sistemas completos voltados para o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial.

Estas soluções para segurança atendem tanto a rede pública como a privada, pois os sistemas de monitoramento podem contribuir na vigilância de condomínios, shopping, supermercados etc…

A Macnica DHW além de oferecer inúmeras soluções voltadas para melhorar a segurança das cidades, ainda tem o local ideal para estas tecnologias serem testadas e validadas.

Nós somos gestores do Perini City Lab, que é o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes – um projeto do Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park– maior parque empresarial multissetorial da América Latina.

Neste ambiente, que simula as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções voltadas para a temática de Smart Cities.

Perini City Lab

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.