Você está visualizando atualmente Módulo GNSS em veículos elétricos
Módulo GNSS de alta precisão para aplicação em veículos elétricos

Módulo GNSS em veículos elétricos

Compartilhe

Módulo GNSS de alta precisão para aplicação em veículos elétricos. Nos últimos anos a mobilidade dos grandes centros urbanos vem se transformando com a presença de novos veículos, como as bicicletas e patinetes elétricos.

Os novos veículos fazem parte de uma modalidade de transporte de curta distância que se torna cada vez mais uma excelente alternativa para preencher a lacuna entre o transporte coletivo e o destino do usuário.

Além do desenvolvimento deste tipo de veículo, tem-se o desenvolvimento do sistema de compartilhamento, que é feito através do aplicativo.

Com o aplicativo, o usuário sabe onde está o veículo, seu tempo de uso, estado da bateria, entre outras informações.

Para testar o sistema e realizar uma prova de conceito da aplicação, o local ideal é o Perini City Lab, que possui a gestão da Macnica DHW e é uma iniciativa do Ágora Tech Park.

O Perini City Lab está preparado para receber as empresas que queiram criar e testar seus produtos, simulando as reais condições de um centro urbano.

O Perini City Lab é um laboratório para desenvolvimento, testes, validações e demonstração de soluções para Cidades Inteligentes, que utiliza a infraestrutura do Perini Business Park, localizado em Joinville (SC), para oferecer um ambiente privado e único no país.

Bicicletas e patinetes elétricos

Além dos sistemas de geolocalização, os novos veículos precisam ter uma boa eficiência de bateria para garantir sua autonomia.

Outro ponto a ser observado nos grandes centros urbanos, é a densidade de grandes prédios que formam os chamados desfiladeiros urbanos. Essa formação pode criar barreiras para a comunicação entre os dispositivos GPS/GNSS.

Ou seja, a troca de informações dos módulos GPS/GNSS com os satélites e estações base, fica comprometida.

Desta forma, um módulo GNSS capaz de transpor essas barreiras é muito importante no desenvolvimento de bicicletas e patinetes elétricos.

Além disso, um sistema de geolocalização com bom desempenho pode ser aplicado em diversas áreas, que vão desde sistemas de gerenciamento de frota até dispositivos de monitoramento esportivo (wearables).

Veja outras aplicações que utilizam sistemas de geolocalização:

  • Sistemas de gerenciamento de frota
  • Aplicativos de mobilidade eletrônica (e-mobility)
  • Sistemas de pedágio rodoviário
  • Estações base de celular
  • Sistemas telemáticos automotivos
  • Monitores de treinamento esportivo wearables

Pensando nisso, a fabricante Telit lançou o novo módulo GNSS, que gera relatórios de posição e soluções de navegação de alto desempenho.

Módulo GNSS SE868SY-D

O módulo GNSS SE868SY-D de alta precisão é um novo receptor de posicionamento multifrequência e constelação capaz de combinar GPS/QZSS e Galileo nas bandas L1/E1 e L5/E5, GLONASS em L1, BeiDou em bandas B1 e B2 e IRNSS na banda L5 para fornecer desempenho aprimorado para relatórios de posição e soluções de navegação.

Usando ambas as bandas L1 e L5, o módulo fornece uma precisão de localização significativamente maior do que dispositivos de frequência única, até mesmo para ambientes com muitos caminhos, como os desfiladeiros urbanos.

O SE868SY-D pode navegar até -161 dBm e rastrear até -165 dBm, proporcionando melhor desempenho em ambientes adversos. O receptor que está envolto em um encapsulamento QFN de 11 x 11 mm, inclui um poderoso processador de banda base, memória flash embutida e LNA integrado.

Esta variante oferece um caminho de migração suave dos módulos SE868V3 e JF2, assim as aplicações existentes podem ser atualizadas, deixando os produtos com maior precisão e velocidades de navegação.

O módulo SE868SY-D pode rastrear até cinco constelações simultaneamente (GPS, QZSS, GALILEO, IRNSS e GLONASS ou BeiDou), fornecendo benefícios de alto valor de multi-constelação e navegação multi-frequência para o dispositivo host.

Características:

  • Receptor GNSS de dupla frequência (L1 + L5)
  • 62 canais físicos de busca e rastreamento
  • Melhor consumo de energia da classe
  • Multi-constelação (GPS / QZSS, GLONASS, GALILEO, BEIDOU, NAVIC)
  • Suporte SBAS
  • NMEA 4.11
  • Taxa de atualização de até 25 Hz
  • Comando $ PTWS proprietário da Telit
  • Pinagem compatível com SE868-V3 e JF2

Macnica DHW

Entre em contato conosco para saber como fazer a atualização do seu sistema utilizando este módulo.

O time de engenheiros da Macnica DHW está capacitado para lhe dar o suporte necessário nesta atividade, assim como, poderá desenvolver o seu produto (hardware), deixando que você foque apenas na aplicação.

Leia também:

Transporte Inteligente Compartilhado: Empresa realiza MVP no Perini City Lab
MacniCAR-01 é usado como teste para melhorar o transporte público no Japão

Mobilidade Urbana Inteligente em Joinville

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.