A manutenção preditiva está presente em diversos mercados, trazendo muitos benefícios por meio do uso do sensor inteligente para motores. Entre esses mercados estão a indústria alimentícia, a indústria farmacêutica, a indústria de geração de energia e a indústria de produção de papel.
De acordo com a matéria do Jornal Empresas e Negócios, a manutenção preditiva aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos da indústria. Isso acontece porque ela diminui as paradas não programadas e os custos com manutenção corretiva. Além disso, aumenta a eficácia e a disponibilidade das máquinas para a produção.
Para auxiliar nesse processo, a Macnica DHW trouxe com exclusividade para o Brasil o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense. Conheça, agora, algumas indústrias nas quais esse sensor se mostrou importante e gerou muitos ganhos.
Indústria alimentícia
A produção de alimentos e bebidas depende da operação contínua para atender às demandas da população, sem grandes variações. As paradas de linha afetam diretamente o rendimento e a qualidade dos alimentos, além de contribuírem para a contaminação, por isso precisam ser evitadas.
O monitoramento de sistemas de resfriamento e outros equipamentos críticos reduz o tempo de inatividade potencial. Além disso, garante altos níveis de operação para atender à crescente demanda em todo o mundo.
“Com a tecnologia da ADI OtoSense SMS, conseguimos eliminar atividades manuais de manutenção preventiva. Assim, garantimos a leitura de dados coletados de equipamentos críticos que nem sempre estão funcionando. Com essa solução, obtemos informações detalhadas e confiáveis do estado da máquina em tempo real. Para completar, a equipe de manutenção preditiva se torna mais eficiente, por estar dedicada a reparos precisos de falhas de diagnóstico.”
Marçal Gotanegra, Gerente de Manutenção da Corbion – Empresa da Indústria Alimentícia
Saiba mais sobre o caso de sucesso na indústria alimentícia aqui.
Indústria de geração de energia
Além dos geradores principais nas usinas de geração de energia, há uma grande rede de suporte de motores e equipamentos igualmente críticos. O tempo de inatividade desses equipamentos pode afetar a produção geral de energia da planta.
Por isso, o monitoramento contínuo da eficácia dos equipamentos é essencial. Isso pode eliminar as rotinas de manutenção manual, reduzir os custos e melhorar a eficiência do processo.
De acordo com o artigo da BehrTech, os ambientes industriais com iniciativas de manutenção preditiva reduzem de 5% a 10% os custos gerais de manutenção. Além disso, com o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense, é possível reduzir em até 80% o tempo de inatividade não planejado dos motores da planta de geração de energia.
“O dispositivo SMS da ADI OtoSense permite monitorar com eficiência os motores de máquinas importantes no processo de geração de energia. Entre eles, estão ventiladores de refrigeração de turbinas a gás, bombas de controle de óleo hidráulico e bombas de refrigeração de circuito fechado. Assim, otimizamos a medição das vibrações manuais, economizamos horas-homem de manutenção e evitamos o acesso de operadores a locais perigosos ou elevações.”
Gonzalo Gracia De La Rosa, Gerente de Manutenção de Planta Naturgy.
Saiba mais sobre o caso de sucesso na indústria de geração de energia aqui.
Indústria farmacêutica
A fabricação farmacêutica requer condições rigidamente controladas para fornecer suprimentos médicos e medicamentos aos clientes. Assim, a eliminação de paradas não planejadas e a redução do tempo de inatividade minimizam a perda de matéria-prima e produto. Além disso, também mantêm os rendimentos da produção para que suprimentos críticos possam ser entregues no prazo e dentro das especificações dos clientes.
No Brasil, a indústria farmacêutica está sujeita a regulamentos rigorosos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para garantir a qualidade e a confiabilidade dos produtos. Por isso, o controle do processo é crítico, assim como as condições ambientais (temperatura, umidade, iluminação, etc.) nas quais os produtos são fabricados.
O sensor inteligente para motores da ADI OtoSense, além de antecipar falhas, permite que a manutenção seja realizada antes de uma parada inesperada. Dessa forma, a manutenção preditiva é responsável por garantir que as condições ambientais se mantenham dentro das normas regulamentares da indústria farmacêutica.
Saiba mais sobre o caso de sucesso na indústria farmacêutica aqui.
Indústria do papel
Na indústria do papel, o bom funcionamento dos motores das máquinas também é essencial. Uma falha em um dos motores que acionam os diferentes rolos ou bombas do processo é suficiente para causar a parada na produção e a perda de material.
Nesse contexto, o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense facilita o monitoramento dos motores, inclusive os de máquinas críticas que acionam desagregadores. Assim, o tempo de atividade e a qualidade da produção são garantidos.
“Um dos principais benefícios desse sensor é que você não precisa configurar níveis de alarme, devido a sua capacidade de autoaprendizagem. Assim, você não perde tempo com falsos positivos e não precisa lidar com falsos negativos.”
Joris Bracke, Diretor da Bracke EB Groep
Quer saber como levar a manutenção preditiva para a sua indústria de forma rápida e fácil? Clique aqui e entre em contato com a gente.
Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui.