Você está visualizando atualmente 7 Benefícios da Manutenção Preditiva
manutenção preditiva

7 Benefícios da Manutenção Preditiva

Compartilhe

Se você quer aumentar o lucro da sua fábrica, você precisa ter uma fábrica inteligente, e para isso, é preciso implementar um programa de manutenção preditiva!

Quer saber por quê?

Quando se fala em manutenção, logo pensamos em manutenção corretiva e preventiva. Ou seja, fazer um reparo depois que o problema acontece e fazer paradas periódicas para avaliar o equipamento.

Entretanto, a Manutenção Preditiva, que se baseia na condição do equipamento, vem se destacando e traz muitos benefícios para toda a cadeia produtiva, como por exemplo:

  • Diminuir custos de manutenção
  • Aumentar a produtividade
  • Aumentar o lucro

 

Legenda: Benefícios da Manutenção Preditiva.

Abaixo listamos os 7 principais benefícios da Manutenção Preditiva para a sua fábrica inteligente.

1.    Diminui o número de falhas

O monitoramento em tempo real das condições das máquinas realizado pela manutenção preditiva pode reduzir o número de falhas inesperadas e catastróficas da máquina em mais de 55% ao longo de dois anos após a implantação. Projeções realizadas pelo Blog Excellence indicam que se pode chegar a reduções de 90%!

2.    Aumenta o tempo entre falhas

Quando o monitoramento da máquina é feito 24h por dia 7 dias por semana, podemos programar as paradas de acordo com a necessidade. Ou seja, quando uma peça apresenta comportamento anormal é possível corrigir antes que uma parada inesperada aconteça.

3.    Diminui o tempo parado das máquinas

O acompanhamento em tempo real gerado pela manutenção preditiva, diminui as paradas programadas para manutenção preventiva, assim como as paradas para manutenção corretiva.

Essa redução pode chegar a 60% do tempo médio para reparo (MTTR), como mostra dados do Excellence Blog, que comparou dados de fábricas que tem sistemas de manutenção preditiva instalada a mais de um ano. Sem contar que o investimento em manutenção preditiva é pago com 3 meses de uso.

4.    Aumenta a segurança da fábrica

Com a manutenção preditiva, ao menor sinal de anormalidade alertas são emitidos. Desta forma, acidentes causados por falha destrutiva que podem causar danos pessoais, ambientais e materiais são minimizados.

Vale destacar que este tipo de iniciativa é apoiado por várias empresas de seguro que tem oferecido benefícios para fábricas que possuam um programa de manutenção preditiva baseada em condição.

5.    Diminui custos com manutenção

A redução de custos com manutenção pode ser maior que 50% quando comparamos o custo da mão de obra do departamento de manutenção, das peças de reparo, ferramentas, e outros equipamentos requeridos para manter a máquina em funcionamento.

Ter o status em tempo real das máquinas da fábrica, permite planejar melhor as ações de manutenção, aquisição de suprimento e alocação do pessoal de manutenção.

Desta forma, é possível fazer intervenções pontuais nas máquinas que apresentam alguma anormalidade, além de ter tempo hábil para programar a compra de peças para substituição, diminuindo o estoque de peças sobressalentes. Sem contar que apenas diminuindo o estoque é possível gerar uma redução de custos de 30%, como mostra a matéria publicada no Blog Excellence.

6.    Aumenta a produtividade

Um sistema que realiza a manutenção baseada na condição das máquinas – manutenção preditiva – tem uma disponibilidade maior das máquinas para produção e, o melhor, produzindo de forma eficiente, pois estará dentro das condições de operação esperadas.

Isso faz com que a fábrica produza mais e melhor, ou seja, aumenta, e muito, a produtividade!

7.    Aumenta o lucro da empresa

Por fim, temos o aumento do lucro da empresa, que é o resultado dos ganhos individuais que a implementação da manutenção preditiva traz em cada etapa do processo.

Ou seja, diminuindo as paradas na produção e os custos com manutenção e aumentando a produção!

Como este é um passo importantíssimo para você ter uma fábrica inteligente, a Macnica DHW possui tudo para você realizar está transição da melhor maneira possível.

Começando por um time capaz de estudar o seu processo e propor a melhor solução, além de fazer toda a implementação de forma rápida e eficiente.

Para acelerar essa transição, a Macnica desenvolveu a Senspider, um dispositivo compacto que substituirá a inspeção visual das máquinas e entregará o status da máquina de forma automática, rápida e inteligente.

Entre em contato conosco para saber como aumentar a sua lucratividade com a manutenção preditiva e ter uma fábrica inteligente!

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.