Você está visualizando atualmente Sistemas de ventilação adequados trazem maior rendimento e eficiência no trabalho.
sistemas de ventilação

Sistemas de ventilação adequados trazem maior rendimento e eficiência no trabalho.

Compartilhe

A qualidade do ar e a temperatura no ambiente fabril são dois elementos que impactam diretamente na produtividade, na satisfação e na saúde dos funcionários. O bom é que esses pontos podem ser altamente otimizados com sistemas de ventilação e acompanhado de medidas de manutenção preditiva.

Nas fábricas, a qualidade do ar pode degradar-se com a presença de poeira, gases e substâncias nocivas, sendo necessário um sistema de ventilação para manter o ambiente saudável.

Estes sistemas de ventilação são normalmente implantados com grandes motores que trazem ar limpo de fora e/ou expelem o ar poluído para fora. Embora pareça que o sistema não interfira diretamente na produção, ele é peça chave para que o ambiente seja adequado a produção e ao bem estar dos funcionários.

Isso faz com que a atenção dedicada a estes motores seja muito grande, pois nenhuma fabrica quer parar a produção, não é mesmo?

Além disso, a boa circulação de ar colabora para a manutenção da temperatura do ambiente das fábricas, evitando ambiente quentes a ponto de gerar gotículas de água e mantendo o bem estar de funcionários e dos equipamentos.

É pensando em manter os sistemas de ventilação em perfeito funcionamento que as empresas tem buscado implementar sistemas de manutenção preditiva, dando mais um passo em direção a Indústria 4.0. Visto que este sistema traz muitas vantagens para a empresa, como por exemplo:

  • Remoção eficiente de poeira
  • Melhor visibilidade e precisão durante o trabalho
  • Melhora a vida útil dos equipamentos
  • Mantém o local de trabalho limpo e arejado
  • Proteção da saúde do trabalhador

Para facilitar estas iniciativas de manutenção preditiva na Indústria, a Macnica desenvolveu a Senspider, um dispositivo compacto capaz de coletar, tratar e enviar os dados dos motores para o dashboard do supervisor. Ou seja, a Senspider transforma os dados coletados em informação rica e o supervisor pode tomar decisões assertivas rapidamente.

 Isso é possível devido a versatilidade da Senspider, que permite obter os dados de até 8 sensores analógicos diferentes, considerando sensores de vibração, temperatura e tensão/corrente, de acordo com as interfaces escolhidas.

sistemas de ventilação

Senspider: Um terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial e machine learning ideal para aplicações de Indústria 4.0.

Outra característica importante da Senspider é a sua capacidade de processamento, permitindo a implantação de computação na borda ou o edge computing. Isso permite que a Senspider processe dados utilizando inteligência artificial e machine learning. O que transforma os dados coletados em informação importante para manutenção preditiva.

Ou seja, a Senspider é capaz de comparar os dados coletados com dados de referência e em tempo real alertar se a máquina sair da região de operação esperada, permitindo que o supervisor tome uma decisão rápida e assertiva.

Com a manutenção preditiva, os sistemas de ventilação industriais serão mais eficientes, as paradas inesperadas serão minimizadas e a eficiência da fábrica aumenta.

A Indústria 4.0 apresenta formas de obter mais eficiência no processo e a Senspider é o caminho mais rápido e eficiente para que isso aconteça!

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar e deixar o ambiente fabril ainda melhor.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais para não perder nenhuma novidade.

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.