Você está visualizando atualmente <strong>Soluções IoT para manutenção preditiva na Indústria 4.0</strong>
Indústria 4.0

Soluções IoT para manutenção preditiva na Indústria 4.0

Compartilhe

A manutenção preditiva na era da Indústria 4.0 é uma atividade que permite a aplicação de tecnologias, como:

  • processamento na borda (edge computing);
  • Inteligência Artificial (AI);
  • Internet das Coisas (IoT).

A capacidade AI de processar muitos dados na borda, de forma instantânea, e detectar anomalias torna a tomada de decisão humana mais assertiva. De acordo com um estudo da McKinsey, o tamanho global desse mercado é superior a US$ 500 bilhões.

Esses dados mostram que a utilização da tecnologia na manutenção preditiva está crescendo cada vez mais. Além disso, confirmam o conceito da Indústria 4.0 e da nova evolução industrial que estamos vivendo. Esse assunto foi abordado no nossoMacniCast, com a presença do diretor da vertical de Manufatura da Acate, Tulio Duarte.

Para que uma indústria se mantenha competitiva, é preciso estar atento a essas mudanças e manter o seu planejamento de inovação em dia. É nesse momento que a Macnica DHW agrega muito valor ao mercado.

1  Soluções IoT para manutenção preditiva

Qualquer processo de aplicação de tecnologia passa por uma curva de maturidade, durante a qual várias áreas são abordadas de forma sistemática. A computação de borda e as soluções AI e IoT podem ser aplicadas nessas áreas, nas quais os sistemas podem interagir para agregar mais valor ao seu processo.

Nesses casos, quando falamos de soluções IoT, sempre lembramos das soluções Espressif, uma marca forte no desenvolvimento de produtos com conectividade e processamento. Essas soluções têm poderosos chips IoT, sistemas operacionais e estruturas de aplicativos à disposição para desenvolver seus produtos. Isso significa que você pode se concentrar no seu projeto e dar vida ao seu produto de forma rápida e eficiente.

1.1.1 Soluções Espressif

Uma das grandes soluções da Espressif é o ESP RainMaker, que fornece uma solução completa para os desenvolvedores de soluções IoT. O ESP RainMaker disponibiliza firmware de dispositivo totalmente personalizável, aplicativos mobile, integração de assistente de voz e back-end de nuvem.

Ao utilizar essa solução, você pode criar a sua própria conta na nuvem e ter controle total sobre seus dados. Com isso, o seu produto IoT pode ser lançado no mercado muito mais rápido.

Outro ponto muito importante é que os chips da Espressif possuem um processador integrado. Assim, com um único chip, é possível ter conectividade Wi-Fi, Bluetooth e processamento dos dados. Pensando no projeto da sua placa PCB, isso significa mais aproveitamento do espaço físico.

A aplicação das soluções Espressif na Indústria 4.0 é muito importante para a manutenção preditiva industrial, pois sua utilização auxilia no monitoramento de dados do ambiente como:

  • temperatura;
  • umidade;
  • concentração de gases;
  • iluminação.

Quer ter um produto IoT de qualidade no mercado? Clique aqui e saiba como aplicar as soluções Espressif na sua indústria.

Agora, se você quer um parceiro para desenvolver o seu produto e fornecer as melhores soluções IoT, clique aqui e entre em contato com a gente. Temos desenvolvedores capacitados para definir a melhor solução e contribuir para o desenvolvimento do seu produto IoT.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.