Você está visualizando atualmente Como a tecnologia 5G vai revolucionar a nossa vida

Como a tecnologia 5G vai revolucionar a nossa vida

Compartilhe

A chegada da tecnologia 5G vai revolucionar a vida cotidiana, trazendo uma verdadeira transformação na conectividade móvel, permitindo uma infinidade de novas soluções e serviços inteligentes que antes pareciam impossíveis.

Com o leilão do 5G, que aconteceu no último dia 04/11, a revolução está cada vez mais próxima, leia mais.

Avanços sem precedentes na velocidade de transmissão de dados e recursos de rede permitirão que as empresas obtenham eficiências operacionais e criem experiências novas e ainda melhores para o cliente.

Em residências, shoppings, estádios, parques industriais, agronegócios, escritórios e muito mais, o 5G vem para transformar genuinamente a vida cotidiana.

Em termos práticos, isso significa a transmissão quase instantânea de grandes quantidades de dados, tornando possível, por exemplo, para a indústria modernizar as instalações. Isso pode ser feito implantando câmeras de alta resolução com análise de vídeo em tempo real na nuvem, permitindo monitorar e compreender quase todas as facetas dos negócios, impulsionando a eficiência e a inovação.

Imagine o que uma redução típica de 10x na latência poderia fazer por uma empresa que depende de telepresença, como atendimentos médicos online.

Já para um braço robótico que lida com materiais perigosos, a latência de aproximadamente 1 milissegundo pode eliminar o tempo de atraso que atualmente inibe a adoção dessa tecnologia em sistemas de controle de alto risco.

Além disso, os veículos inteligentes terão uma conectividade ultra confiável para serviços de controle de bordo, como telemática de segurança, enquanto mantêm os passageiros entretidos com os mais recentes streamings multimídia.

Um exemplo é o carro autônomo Macnicar que já é uma realidade no Japão, desenvolvido com suporte e soluções da Macnica. Ele possui diversos sensores, módulos de conectividade, sistema de análise de dados com Inteligência Artificial (AI) que muda com as condições da estrada e do tráfego.

A tecnologia chegou e agora?

Para usufruir dos benefícios da tecnologia 5G – velocidades revolucionárias, baixa latência, alta confiabilidade, segurança, escalabilidade – e criar oportunidades de inovação sem precedentes, a Telit e a Quectel trazem para o Brasil os módulos 5G que já são utilizados ao redor do mundo.

Além de soluções inovadoras, elas são premiadas como o módulo 5G FN980, da Telit, recebeu o prêmio  IoT Evolution 2021 5G Leadership.

Por fim, mas não menos importante a Macnica DHW possui o conhecimento em desenvolvimento de projetos adquiridos em mais de 10 anos de trabalho para levar o produto final rapidamente para o mercado.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto.

Leia também:

Módulos TELIT para aplicações IoT com 5G

Acelere o desenvolvimento do seu projeto IoT

Telit – Módulos IoT aprovados pela Anatel

Quectel – Módulos IoT certificados pela Anatel

 

Acompanhe a Macnica DHW
nas Redes Sociais

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.